12 doenças infecciosas (e como evitar)

Doenças infecciosas são doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, como a dengue, a leptospirose, a tricomoníase ou a candidíase, por exemplo.

Essas doenças podem ser transmitidas através do contato direto com pessoas infectadas, relação sexual desprotegida, picada de mosquito ou outros insetos, ou ainda pelo consumo ou contato com água ou alimentos contaminados.

As doenças infecciosas podem ser evitadas com a higienização correta dos alimentos, evitar beber água contaminada e deixar água parada, usar preservativo em todas as relações sexuais ou cobrir a boca ao tossir ou espirrar, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

12 doenças infecciosas

Algumas das principais doenças infecciosas são:

1. Dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada pelos vírus da família Flavivírus transmitidos através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

Essa doença infecciosa sintomas como febre alta, dor de cabeça e/ou no corpo, manchas vermelhas na pele, náusea e, em alguns casos, dor no abdome, sonolência ou sangramentos. Saiba identificar os sintomas da dengue.

Além da dengue, outras infecções virais causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti são a Zika e a Chikungunya.

Leia também: Dengue, Zika ou Chikungunya: qual a diferença? tuasaude.com/pode-nao-ser-dengue

Como evitar: eliminar focos de água parada em vasos de plantas, baldes, pneus e garrafas plásticas, em que o mosquito pode se reproduzir, além de usar repelentes nas partes do corpo mais expostas, como braços e pernas. Confira as principais medidas para prevenir a dengue.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Sarampo

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus da família Paramyxoviridae, que pode ser facilmente transmitido por gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra.

Os sintomas iniciais do sarampo são febre, tosse seca, nariz escorrendo ou vermelhidão nos olhos, podendo ser confundida com sintomas de gripe. Veja todos os sintomas do sarampo.

Como evitar: a principal forma de prevenir o sarampo é tomando a vacina contra o sarampo, que faz parte do calendário de vacinação do bebê e é oferecida gratuitamente pelo SUS, devendo ser feita após os 12 meses de idade.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2024: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

3. HIV

O HIV é um vírus que pode ser transmitido através da relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada, compartilhamento de agulhas e seringas ou por meio do aleitamento materno.

Essa doença infectocontagiosa pode causar sintomas, como dor de cabeça, febre baixa, cansaço excessivo, garganta inflamada e dor nas articulações, que podem surgir cerca de 2 a 4 semanas após a infecção.

Leia também: Primeiros sintomas de HIV e AIDS (por fase da infecção) tuasaude.com/primeiros-sintomas-da-aids

Como evitar: usar camisinha em toda e qualquer relação sexual e evitar o compartilhamento de seringa, por exemplo. Veja as principais formas de transmissão do HIV e como prevenir.

4. Hepatites virais

As hepatites virais são doenças infectocontagiosa que podem ser transmitidas através da relação sexual desprotegida, compartilhamento de seringas e agulhas ou consumo de água ou alimentos contaminados com o vírus.

Leia também: 10 doenças causadas por alimentos contaminados tuasaude.com/3-doencas-causadas-por-alimentos-contaminados

Existem diferentes tipos de hepatites virais, porém todas causam inflamação no fígado, podendo resultar em sintomas como pele e olhos amarelados, urina escura, febre, enjoos, cansaço frequente e barriga inchada, por exemplo.

Como evitar: realizar a higiene dos alimentos, evitar compartilhar escovas de dente e talheres e evitar contato íntimo desprotegido, ter atenção às condições de higiene em manicure, na tatuagem e no piercing, além de evitar compartilhar seringas e agulhas.

Leia também: 20 doenças causadas por vírus: sintomas, tratamento e prevenção tuasaude.com/doencas-causadas-por-virus

5. Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria popularmente conhecida como bacilo de Koch, transmitida através da inalação de gotículas de saliva ou secreções nasais liberadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

Essa doença infecciosa geralmente afeta os pulmões causando sintomas, como tosse seca e com sangue, dor no peito e dificuldade para respirar.

No entanto, a tuberculose também pode afetar outros órgãos como rins, ossos ou cérebro, por exemplo, principalmente quando não tratada adequadamente.

Como evitar: a principal forma de prevenção da tuberculose é tomar a vacina BCG, que faz parte do calendário de vacinação do bebê, sendo aplicada ainda no hospital logo após o nascimento.

Leia também: Como é feito o tratamento para tuberculose tuasaude.com/tratamento-para-tuberculose

6. Leptospirose

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira, presente na urina dos ratos infectados.

Esse tipo de infecção acontece mais frequentemente em épocas de muita chuva, pois as enchentes, poças e solos úmidos podem ter a urina de ratos contaminada com a bactéria.

Leia também: 11 doenças causadas pela água contaminada tuasaude.com/consequencias-de-beber-agua-contaminada

A leptospirose pode causar sintomas, como febre alta e repentina, dor de cabeça e no corpo, vômitos ou diarreia. Saiba identificar todos os sintomas da leptospirose.

Como evitar: evitar contato com águas potencialmente contaminadas e não deixar acumular lixo em casa e coloque-o em sacos fechados e longe do chão para evitar a proliferação de ratos. Veja todas as formas de prevenir a leptospirose.

Leia também: 7 doenças transmitidas por rato: sintomas, tratamento e prevenção tuasaude.com/doencas-de-rato

7. Hanseníase

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae transmitida pela inalação de gotículas contendo a bactéria, eliminadas por pessoas doentes.

Essa doença infectocontagiosa pode causar sintomas como manchas brancas ou avermelhadas na pele, perda da sensibilidade e fraqueza muscular, por exemplo.

Como evitar: manter medidas de higiene adequadas, como lavar as mãos com frequência e cobrir a boca ao tossir ou espirrar, especialmente caso se conviva com alguém com hanseníase, ou tenha a doença. Veja como é feito o tratamento da hanseníase.

Leia também: 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-causadas-por-bacterias

8. Candidíase

A candidíase é uma doença infecciosa causada pelo fungo Candida albicans que vive normalmente na pele ou mucosas, principalmente na boca e na região íntima.

Esse fungo pode se multiplicar, principalmente quando o sistema imunológico está enfraquecido, podendo causar micose de pele ou unhas, candidíase vaginal, peniana, oral ou ainda infectar o esôfago, reto, e se disseminar pela corrente sanguínea a atingir órgãos como pulmões, coração ou rins, por exemplo.

Como evitar: a melhor forma de evitar a candidíase é aumentando a imunidade, sendo recomendado consumir alimentos ricos em vitamina C, A e E, ômega-3, zinco e probióticos, além de praticar atividade física regularmente e beber pelo menos 2 litros de água por dia. Confira outras dicas para melhorar a imunidade.

9. Pitiríase versicolor

A pitiríase versicolor, também conhecida como tinea versicolor, pano branco ou micose de praia, é uma doença infectocontagiosa causada pelo fungo Malassezia furfur, resultando em micose.

Esse tipo de micose afeta principalmente a pele do rosto, tronco, pescoço e braços, provocando manchas brancas, coceira e descamação da pele.

Como evitar: usar roupas leves, arejadas e de algodão, pois facilitam a transpiração, além de evitar deixar a pele úmida, secando bem após o banho e evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas, roupa íntima, boné ou escova de cabelo, por exemplo.

Leia também: 10 doenças causadas por fungos: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-causadas-por-fungos

10. Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, transmitida através da relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada, sendo considerada um tipo de infecção sexualmente transmissível (IST).

Essa IST pode causar sintomas, como corrimento esverdeado ou amarelado, mau cheiro, vermelhidão na região genital, dor ao urinar, coceira e presença de pequenos sangramentos vaginais. Saiba como identificar a tricomoníase.

Como evitar: deve-se utilizar preservativo masculino (camisinha) ou feminino em todas as relações sexuais, seja vaginal, oral ou anal.

Leia também: Infecções sexualmente transmissíveis: 10 principais ISTs, tratamento (e cura) tuasaude.com/doencas-sexualmente-transmissiveis-dst

11. Doença de Chagas

A doença de chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido através da picada barbeiro que defeca e urina logo a seguir, liberando o parasita.

Assim, quando a pessoa coça o local da picada, o parasita consegue entrar no organismo e atingir a corrente sanguínea.

Essa doença infecciosa pode causar sintomas como febre, inchaço no local da picada, aumento do fígado e do baço, ínguas dolorosas e mal estar geral. Veja outras formas de transmissão e sintomas da doença de Chagas.

Como evitar: colocar telas e mosquiteiros em janelas e portas, evitar entulhos dentro de casa ou próximos da residência e tapar rachaduras ou frestas nas paredes dentro de casa, de forma a evitar que o barbeiro entre em casa.

12. Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pode ser transmitido através da ingestão de cistos do parasita presentes no solo, água ou alimentos ou por meio da ingestão de fezes dos gatos infectados.

Além disso, também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação.

Os principais sintomas de toxoplasmose são ínguas no pescoço, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, febre e dor muscular. Saiba identificar os sintomas de toxoplasmose.

Como evitar: higienizar adequadamente os alimentos antes de consumir, levar o gato regularmente ao veterinário, já que esse animal é o hospedeiro definitivo do protozoário, e usar luvas e máscaras de proteção quando for trocar a caixa de areia, por exemplo.

Leia também: 7 Doenças causadas por protozoários: sintomas e tratamento tuasaude.com/protozoarios

Qual a diferença de doença infecciosa e infectocontagiosa?

A principal diferença entre doença infecciosa e doença infectocontagiosa é a via de transmissão.

As doenças infecciosas podem ser transmitidas por insetos, mosquitos, contato com urina ou fezes de animais, por exemplo.

Já as doenças infectocontagiosas podem ser transmitidas de uma pessoa para outra através do contato direto com uma pessoa infectada ou pelo uso de objetos contaminados.

Além disso, um dos tipos de doenças infectocontagiosas são as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, tricomoníase, sífilis, gonorreia, HPV ou clamídia, por exemplo.

Leia também: Como tratar as 11 IST's mais comuns tuasaude.com/tratamento-para-dst

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico das doenças infecciosas é feito pelo infectologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, hábitos de vida, histórico sexual e de picadas de inseto ou convívio com animais, por exemplo, além do exame físico.

Para confirmar o diagnóstico da doença infecciosa, o médico pode solicitar vários tipos de exames, como:

  • Exames de sangue, como hemograma completo;
  • Exames de urina ou de fezes;
  • Coleta de secreção das vias respiratórias ou orais, ou secreções vaginais ou penianas;
  • Raspagem da pele;
  • Biópsia da pele ou de órgãos;
  • Exames de imagem, como raio X, ultrassom, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Além disso, o médico pode solicitar exames para infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como testes rápidos, exames de sangue, papanicolau ou peniscopia, por exemplo. Veja os principais exames para IST's.

Os exames de diagnóstico são importantes para o médico identificar o tipo de doença infecciosa e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados