Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doenças infecciosas: o que são, principais doenças e como evitar

As doenças infecciosas são doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo. No entanto, quando há alguma alteração no sistema imune e outra condição clínica esses microrganismos podem proliferar, causando doença e facilitar a entrada de outros microrganismos.

As doenças infecciosas podem ser adquiridas por meio do contato direto com o agente infeccioso ou através da exposição da pessoa à água ou alimentos contaminados, bem como também por meio da via respiratória, sexual ou ferimentos causados por animais. Muitas vezes as doenças infecciosas também podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, sendo denominadas doenças infectocontagiosas.

Doenças infecciosas: o que são, principais doenças e como evitar

Principais doenças infectocontagiosas

As doenças infectocontagiosas podem ser causadas por vírus, fungos, bactérias ou parasitas e, dependendo do agente infeccioso, podem causar doenças com sintomas específicos. Dentre as principais doenças infecciosas, podem ser citadas:

  • Doenças infecciosas causadas por vírus: viroses, Zika, ebola, caxumba, HPV e sarampo;
  • Doenças infecciosas causadas por bactérias: tuberculose, vaginose, clamídia, escarlatina e hanseníase;
  • Doenças infecciosas causadas por fungos: candidíase e micoses;
  • Doenças infecciosas causadas por parasitas: doença de Chagas, leishmaniose, toxoplasmose.

A depender do microrganismo causador da doença há o aparecimento de sinais e sintomas característicos da doença, sendo os mais comuns dor de cabeça, febre, náuseas, fraqueza, sensação de mal-estar e cansaço, especialmente na fase inicial do processo infeccioso. Porém, dependendo da doença, podem surgir sintomas mais graves, como o aumento do fígado, rigidez da nuca, convulsões e coma, por exemplo.

Para que seja feito o diagnóstico, é importante ter atenção aos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e ir ao médico para que seja solicitada a realização de exames laboratoriais e de imagem para que seja possível a identificação do agente responsável pela infecção e, assim, seja iniciado o tratamento mais adequado.

Como evitar

Os microrganismos podem ser encontrados em diversos locais, especialmente em épocas de pandemias, o que faz com que seja importante e necessário aprender a se proteger contra as doenças, por isso é recomendado:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes e após as refeições e após utilizar o banheiro;
  • Evitar usar o sistema de ar quente para secar as mãos, pois favorece o crescimento dos germes nas mãos, preferir papel toalha;
  • Possuir a carteira de vacinação atualizada;
  • Conservar os alimentos na geladeira e manter os alimentos crus guardados bem separados dos alimentos cozidos;
  • Manter a cozinha e o banheiro limpos, pois são os lugares em que podem ser encontrados microrganismos com mais frequência; 
  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dentes ou lâminas.

Além disso é importante levar os animais de estimação ao veterinário com regularidade, bem como manter suas vacinas em dia, pois os animais de estimação podem ser reservatórios de alguns microrganismos, podendo transmiti-los para os seus donos.


Bibliografia

  • BVS - BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. O que são Doenças Infecciosas e Parasitárias?. Link: <www.bvsdip.icict.fiocruz.br>. Acesso em 23 Abr 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso. 2010. Link: <bvsms.saude.gov.br>. Acesso em 23 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem