Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como saber se é sarampo (com fotos)

O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados contra o sarampo, sendo mais frequente no verão e no outono.

Os sinais iniciais do sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem entre 8 e 12 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.

Se acha que você ou alguém pode estar com sarampo, faça o teste com os sintomas que apresenta: 

  1. 1. Febre acima de 38º C
  2. 2. Dor de garganta e tosse seca
  3. 3. Dor muscular e cansaço excessivo
  4. 4. Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo
  5. 5. Manchas vermelhas na pele que não coçam
  6. 6. Manchas brancas no interior da boca, sendo cada uma rodeada de um anel vermelho
  7. 7. Conjuntivite ou Vermelhidão nos olhos
Imagem que indica que o site está carregando

Fotos de sarampo

Como saber se é sarampo (com fotos)

O sarampo é provocado pelo vírus da família Paramyxoviridae, e é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotinhas de saliva da pessoa infectada ou por meio do contato com partículas de fezes de uma pessoa infectada, sendo a vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.

Como confirmar se é sarampo

O diagnóstico do sarampo é normalmente feito pelo pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral, por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela criança ou pelo adulto. No entanto, como os sintomas de sarampo são muito parecidos com os da rubéola, catapora, roséola e até com os de alergia a medicamentos, o médico poderá indicar a realização de alguns exames de laboratório como exames sorológicos, cultura da garganta ou da urina.

Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para proteger a boca.

Conheça 7 outras doenças que podem provocar manchas vermelhas na pele.

Possíveis complicações

As complicações do sarampo aparecem com mais frequência em crianças menores que 5 anos e pessoas com mais de 20 anos, sendo as mais comuns pneumonia, diarreia e otite média. Outra complicação do sarampo é a encefalite aguda, que se manifesta por volta do 6º dia após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

Como é feito o tratamento

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, dieta líquida ou branda e ingestão de vitamina A, que devem ser indicados pelo médico.

Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações).

Saiba mais sobre o sarampo, no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...