Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aumentar a imunidade

Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos fonte de vitamina C, como laranja, limão e tangerina, e tomar um suplemento de vitamina C, zinco e equinácea, efervescente ou em cápsulas.

Além disso, o que se pode fazer em caso de imunidade baixa inclui:

  • Evitar o consumo de alimentos enlatados, pré-preparados e cheios de conservantes químicos;
  • Praticar exercícios físicos leves;
  • Ficar exposto ao sol no início da manhã.

A sensação de bem-estar produzida pela atividade física regular fortalece a imunidade e a exposição regular à luz solar também, devido à síntese da vitamina D.

Alimentos que aumentam o sistema imune
Alimentos que aumentam o sistema imune
Alimentos que enfraquecem o sistema imune
Alimentos que enfraquecem o sistema imune

Alimentos para aumentar a imunidade

Alguns exemplos de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade baixa são:

  • Alho;
  • Equinácea;
  • Cenoura;
  • Tomate;
  • Nozes;
  • Castanha do Pará.

Estes alimentos fortalecem o sistema imunológico, pois fornecem calorias necessárias para a produção das células de defesa. Saiba mais sobre os alimentos que aumentam a imunidade.

Também existem remédios caseiros que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, como chá de equinácea ou suco de morango, por exemplo. Veja mais remédios caseiros.

Sistema imune enfraquecido

O sistema imune fica enfraquecido quando o conjunto de mecanismos de defesa do organismo não defende o organismo como deveria, facilitando assim a instalação de doenças. Veja quais os sintomas que indicam imunidade baixa.

O sistema imune é composto pela porção branca do sangue, responsável pela produção de anticorpos sempre que o organismo é exposto a algum corpo estranho, como no caso de uma epidemia de meningite, por exemplo. Mas, também pode se considerar mecanismo de defesa a pele e mesmo a secreção ácida do estômago, que neutraliza muitas vezes a atividade de microrganismos, impedindo que se desenvolvam dentro do corpo humano.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...