Dengue, Zika ou Chikungunya: qual a diferença?

Os sintomas da dengue podem ser semelhantes aos de outras doenças, como Zika, Chikungunya e Mayaro, que também são doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, além de também ser parecido com os sintomas de virose, sarampo e hepatites.

Por isso, na presença de sintomas sugestivos de dengue é importante que a pessoa vá ao hospital para que sejam feitos exames e se possa verificar se realmente é dengue ou outra doença, sendo iniciado o tratamento mais adequado.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, que podem durar entre 2 e 7 dias, como dor no corpo, dor de cabeça e cansaço, cuja intensidade pode variar de pessoa para pessoa. Saiba reconhecer os sintomas de dengue.

Imagem ilustrativa número 3

Diferenças entre dengue, zika e chikungunya

A tabela a seguir mostra as principais diferenças entre a dengue, zika e chikungunya:

Sintoma Dengue Chikungunya Zika
Febre Sempre presente: alta e de início imediato Quase sempre presente: alta e de início imediato Pode estar presente: baixa
Dor nas articulações Quase sempre presente: dor moderada Presente em 90% dos casos: dor intensa Pode estar presente: dor leve
Manchas vermelhas na pele

Pode estar presente

Pode estar presente: geralmente ocorre nas primeiras 48 horas Quase sempre presente: geralmente ocorre nas primeiras 24 horas
Coceira Pode estar presente: tende a ser leve Geralmente está presente: tende a ser leve Pode estar presente: varia de leve a intensa
Vermelhidão nos olhos Não Pode estar presente Pode estar presente

No entanto, a confirmação do diagnóstico de uma ou outra infecção geralmente requer a realização de exames no sangue como a identificação de anticorpos contra os vírus causadores.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como diferenciar dengue de outras doenças

Algumas das doenças cujos sintomas podem ser parecidos com a dengue são:

1. Zika ou dengue?

A Zika também é uma doença que pode ser transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que nesse caso transmite o Zika vírus para a pessoa. No caso da Zika, além dos sintomas da dengue pode também ser verificada vermelhidão nos olhos e dor ao redor dos olhos.

​O sintomas da Zika são mais brandos que os da dengue e duram menos tempo, cerca de 5 dias, no entanto a infecção por esse vírus está associada com complicações graves, principalmente quando acontece durante a gravidez, podendo causar microcefalia, alterações neurológicas e a síndrome de Guillain-Barré, em que o sistema nervoso passa a atacar o próprio organismo, principalmente as células nervosas.

2. Chikungunya ou dengue?

Assim como a dengue e a Zika, a Chikungunya também é causada pela picada do Aedes aegypti infectado pelo vírus causador na doença.

No entanto, diferentemente dessas duas outras doenças, os sintomas de Chikungunya são mais prolongados, podendo durar mais ou menos 15 dias, e pode também ser verificada perda de apetite e mal estar, além de também poder causar alterações neurológicas e a síndrome de Guillain-Barré.

É comum também que os sintomas articulares da Chikungunya durem por meses, sendo recomendada a realização de fisioterapia para alívio dos sintomas e melhora da movimentação da articulação. Conheça mais sobre a Chikungunya.

3. Mayaro ou dengue?

A infecção pelo vírus Mayaro é difícil de ser identificada devido à similaridade dos sintomas com os da dengue, Zika e Chikungunya.

Os sintomas dessa infecção também podem durar cerca de 15 dias e, diferentemente da dengue, não são observadas manchas vermelhas na pele, mas sim inchaço das articulações.

Até o momento a complicação relacionada com a infecção por esse vírus foi a inflamação no cérebro, chamada de encefalite. Entenda o que é a infecção pelo Mayaro e como reconhecer os sintomas.

4. Virose ou dengue?

A virose pode ser definida como toda e qualquer doença provocada por vírus, no entanto, diferentemente da dengue, os seus sintomas são mais leves e a infecção consegue ser combatida facilmente pelo organismo.

Os principais sinais e sintomas de virose são febre baixa, perda de apetite e dores no corpo, que podem deixar a pessoa mais cansada.

Quando se trata de virose, é comum observar várias outras pessoas, principalmente aquelas que costumam frequentar o mesmo ambiente, com os mesmos sinais e sintomas.

5. Febre amarela ou dengue?

A febre amarela é uma doença infecciosa causada pela picada tanto do Aedes aegypti quanto pela picada do mosquito Haemagogus sabethes e que pode levar ao aparecimento de sintomas semelhantes ao da dengue, como dor de cabeça, febre e dores musculares.

No entanto, os sintomas iniciais da febre amarela e da dengue são diferentes: enquanto que na fase inicial da febre amarela são observados vômitos e dor nas costas, na dengue observa-se cansaço generalizado.

Além disso, na febre amarela a pessoa passa a ter icterícia, que é quando a pele e os olhos ficam amarelados.

6. Sarampo ou dengue?

Tanto a dengue como o sarampo apresentam como sintoma a presença de manchas na pele, no entanto as manchas no caso do sarampo são maiores e não coçam.

Além disso, à medida que o sarampo evolui, surgem outros sintomas característicos, como dor de garganta, tosse seca e manchas brancas no interior da boca, além de também poder haver febre, dor muscular e cansaço excessivo.

7. Hepatite ou dengue?

Os sintomas iniciais de hepatite também podem ser confundidos com a dengue, no entanto é comum também que na hepatite sejam logo percebidos sintomas indicativos de acometimento do fígado, o que não acontece na dengue, sendo verificada alteração na cor da urina, da pele e das fezes. Veja como identificar os principais sintomas de hepatite.

8. Dengue ou COVID-19?

Apesar da dengue e da COVID-19 apresentarem alguns sintomas semelhantes, como mal estar geral, dor no corpo, febre, cansaço excessivo e dor de cabeça, na COVID-19 raramente acontece dor nas articulações e aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Além disso, em alguns casos de COVID-19 pode haver dor de garganta, tosse, falta de ar e perda do olfato e/ ou do paladar, o que não acontece na dengue.

A melhor forma de confirmar qual o tipo de infecção que se tem é consultar um clínico geral para fazer exames de sangue e das secreções respiratórias, principalmente para confirmar ou descartar o diagnóstico de COVID-19. Veja os principais exames que identificam a infecção por COVID-19.

Leia também: Como diferenciar dengue e COVID-19 (sintomas e o que fazer) tuasaude.com/como-diferenciar-dengue-e-covid

9. Dengue ou oropouche?

A dengue a febre oropouche têm sintomas semelhantes, como febre, dor de cabeça, dor nas articulações e nos músculos, náuseas, vômitos ou aumento da sensibilidade à luz.

No entanto, são condições diferentes, pois a dengue é causada pelo vírus DENV-1, 2 3 ou 4 transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, enquanto a febre oropouche é causada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) transmitido pela picada do mosquito Culicoides paraensis.

Além disso, a dengue pode causar complicações, como dengue hemorrágica ou choque hemodinâmico, enquanto a febre oropouche pode causar meningite. Entenda o que é e os sintomas da febre oropouche.

O que dizer para o médico para ajudar no diagnóstico

Quando a pessoa apresenta sintomas como febre, dor nos músculos, moleza e cansaço deve ir ao médico para descobrir o que está acontecendo. Na consulta clínica é importante dar detalhes como:

  • Sintomas apresentados, destacando sua intensidade, frequência e ordem do seu aparecimento;
  • Onde mora e últimos locais frequentados porque em época de epidemia de dengue deve-se verificar se esteve próximo dos locais com mais casos registrados da doença;
  • Casos semelhantes na família e/ou em vizinhos;
  • Quando os sintomas surgiram porque se os sintomas surgiram após alguma refeição, isso pode indicar uma infecção intestinal, por exemplo.

Falar se já teve estes sintomas antes e se tomou algum remédio também pode ajudar no diagnóstico de qual doença se trata, facilitando o pedido de exames e o tratamento mais indicado para cada caso.