Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se é Dengue, Zika ou Virose

Os sintomas da dengue incluem febre, dor no corpo e cansaço fácil, que também são comuns na Zika e em viroses. Por isso, para saber realmente se é dengue deve-se observar todos os sintomas apresentados e também a sua intensidade para poder informar ao médico com o máximo de detalhes.

Saiba o que falar para o médico e que exames fazer para chegar ao diagnóstico correto e seguir o tratamento mais indicado.

Quando é dengue

Na dengue os sintomas são mais fortes, a febre é mais alta, ultrapassando os 38ºC. Além disso, durante o verão quando a epidemia de dengue é maior em vários estados do Brasil existe uma maior suspeita dessa doença em relação às viroses, por exemplo.

Como saber se é Dengue, Zika ou Virose

Quando é Zika

​O sintomas da Zika são mais brandos que os da dengue e duram menos tempo. A febre não passa dos 38ºC e a pessoa pode sentir dor de cabeça, mas esta é mais frequente no fundo dos olhos.

Os sintomas da dengue e da Zika são muito semelhantes e não existe nenhum exame que possa identificar estes vírus, e que esteja disponível para toda população, assim o médico faz o disgnóstico de dengue ou da Zika quando há mais casos semelhantes na mesma região.

Quando é virose

Normalmente o médico indica que é uma virose quando os sintomas são leves como febre baixa, perda do apetite e dores no corpo, que podem deixar a pessoa mais cansada. Quando estes sintomas já estão presentes há mais de 3 dias e não surgem outros e não está em época de dengue, o médico pode chegar a conclusão de que se trata de uma virose.

Essa hipótese é reforçada quando ele atende vários pacientes dentro da mesma região que apresentam os mesmos sintomas, o que é comum nas crianças que frequentam a mesma creche ou escola, por exemplo.

O que dizer para o médico para ajudar no diagnóstico

Quando a pessoa apresenta sintomas como febre, dor nos músculos, moleza e cansaço deve ir ao médico para descobrir o que esta acontecendo. Na consulta médica é importante dar detalhes como:

  • Sintomas apresentados, destacando sua intensidade, frequência e ordem do seu aparecimento;
  • Onde mora e últimos locais frequentados porque em época de epidemia de dengue deve-se verificar se esteve próximo dos locais com mais casos registrados da doença;
  • Casos semelhantes na família ou em vizinhos;
  • Quando os sintomas surgiram porque se os sintomas surgiram após alguma refeição, isso pode indicar uma infecção intestinal, por exemplo.

Falar se já teve estes sintomas antes e se tomou algum remédio também pode ajudar o médico a descobrir de qual doença se trata, facilitando o pedido de exames e o tratamento mais indicado para cada caso.

Doenças com sintomas semelhantes à dengue

Muitas doenças podem ter sintomas parecidos com os sintomas da dengue, por isso, frente a uma suspeita de dengue é importante procurar ajuda médica para se fazer o diagnóstico correto e implementar o tratamento adequado.

Algumas doenças que podem ser confundidas com a dengue porque também provocam febre e dor no corpo são:

  • Zika: A febre é mais branda e as pintinhas na pele começam no rosto;
  • Virose: Tem sintomas leves e pode ser transmitida para outras pessoas que passam a apresentar os mesmos sintomas;
  • Febre amarela: Mais comum no Norte do Brasil e alguns países Africanos, afetando pessoas que não foram vacinadas contra a febre amarela e pode ser identificada num exame de sangue;
  • Sarampo: As manchas na pele costumam ser um pouco maiores que as causadas pela dengue e pela Zika e surge em pessoas que não tomaram a vacina contra o sarampo ainda na infância e pode ser identificada num exame de sangue;
  • Hepatites A, B e C: Possuem outros sintomas como alteração na cor da pele, urina e fezes e também pode ser identifica num exame de sangue.

​Assim, quando somente os sintomas não são suficientes para o diagnóstico da dengue, deve-se realizar exames de sangue e de urina, por exemplo, para identificar as possíveis causas.

Apesar de não existir um exame que identifique exatamente a dengue a presença de sintomas de dengue e a ausência de alterações nos exames de sangue podem fortalecer a hipótese de dengue, porque normalmente as outras doenças podem ser identificadas através de exames específicos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...