Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

8 melhores chás para emagrecer e perder barriga

Existem alguns chás, como o de gengibre, de hibisco e de cúrcuma que possuem diversas propriedades que favorecem a perda de peso e que ajudam a perder a barriga, principalmente quando faz parte de uma alimentação equilibrada e saudável. Esses remédios naturais podem ajudar a eliminar o excesso de líquido retido no corpo, saciar o apetite e aumentar o metabolismo.

Uma boa estratégia é acrescentar uma pitada de canela ou de pimenta caiena, que é um alimento termogênico, ajudando a estimular ainda mais o metabolismo, favorecendo a diminuição da gordura acumulada no organismo.

8 melhores chás para emagrecer e perder barriga

1. Chá de gengibre com abacaxi

O chá de gengibre com abacaxi é ótimo para pessoas que pretendem emagrecer, pois aumenta o metabolismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e contribuir para o bom funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.

Ingredientes

  • Casca de ½ abacaxi;
  • Casca de 1 laranja;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicionar num recipiente 1 litro de água, a casca de abacaxi e de laranja e a colher de sopa de gengibre e depois levar ao fogo para ferver durante 3 minutos. Após ferver, desligar o fogo e adicionar a carqueja. Por fim, tampar, deixe repousar por 5 minutos e coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições. Para alcançar melhores resultados, é recomendado fazer uma dieta saudável e exercício físico regularmente.

2. Chá verde com amora

O chá verde com amora ajuda a diminuir o apetite, a desinchar o corpo e a diminuir o volume, pois tem propriedades diuréticas, e aumenta o metabolismo do organismo, ajudando o corpo a gastar mais energia e calorias.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de amora;
  • 1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde.

Modo de preparo

Colocar as folhas secas da amora e do chá verde numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas. Veja como o chá verde ajuda a emagrecer.

3. Chá de hibisco com canela

O chá de hibisco com canela é bom para ajudar a emagrecer, pois ajuda na retenção de líquidos, a desinchar o corpo e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura. Além disso, este chá ajuda também na digestão, por ter canela em sua composição.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de hibisco seco;
  • 1 colher (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de Hibisco e Cavalinha e o pau de Canela a 1 litro de água fervente e deixar repousar durante 10 minutos. Coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.

4. Chá mate com limão

O chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois aumenta o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.

Ingredientes 

  • 1 ou 2 colheres (de chá) de folhas de chá-mate;
  • ½ limão espremido.

Modo de preparo

Numa xícara de chá, colocar as folhas secas do chá mate e o meio limão e, depois, adicionar 150 ml de água fervente. Tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Conheça outros benefícios da erva-mate para a saúde.

5. Chá de feno-grego e alcachofra

8 melhores chás para emagrecer e perder barriga

O chá de feno-grego e alcachofra ajuda na perda de peso, já que gera maior sensação de saciedade e alivia a prisão de ventre devido ao seu teor de fibras. Outro benefício está relacionado com o fato de aumentar o metabolismo, ajudando a queimar gordura, e à ação diurética que ajuda a melhorar a retenção de líquidos.

Ingredientes

  • ½ colher (de chá) de sementes de feno-grego
  • 1 colher (de chá) de folhas secas de alcachofra.

Modo de preparo

Numa xícara de chá, colocar as sementes em pó, a pitada de pimenta e as folhas secas de Alcachofra e, depois, adicionar 150 ml de água fervente. Deixe repousar 10 minutos minutos e coar.

Este chá deve ser ingerido 3 vezes por dia, entre as refeições.

6. Chá de cúrcuma com limão

A cúrcuma possui um composto ativo chamado curcumina, que está relacionado com a perda de peso e com a diminuição da gordura no fígado, uma vez que acelera o metabolismo, o que por sua vez aumenta o gasto energético e favorece a diminuição de peso.

Além disso, o limão ajuda a limpar as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces e possui efeito diurético, o qual ajuda a eliminar o excesso de líquido presente no organismo.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Acrescentar a cúrcuma em pó e o suco de limão à água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Deixar esfriar um pouco e beber até 3 xícaras por dia entre as refeições;

7. Chá preto com laranja e canela

O chá preto é rico em flavonas, um composto que possui propriedades antioxidantes e que, de acordo com alguns estudos, poderia favorecer a perda de peso e ajudar a afinar a cintura quando consumido de forma regular.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de chá preto;
  • Casca de 1/2 laranja;
  • 1 canela em pau;
  • 2 xícaras de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a casca da laranja e a canela em uma panela e deixar em fogo médio por cerca de 3 minutos. Acrescentar esses ingredientes e o chá preto na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber frio ou quente, de acordo com a preferência, cerca de 1 a 2 xícaras por dia por cerca de 3 meses.

8. Chá de oolong

8 melhores chás para emagrecer e perder barriga

O oolong é um chá chinês tradicional que possui propriedades antiobesidade quando combinado com uma dieta saudável e equilibrada, já que poderia ajudar a melhorar o metabolismo das gorduras, ajudando a diminuir o peso e a gordura acumulada no organismo e a melhorar os níveis de triglicerídeos e de colesterol.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de oolong;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Acrescentar o oolong à água e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara por dia por cerca de 6 semanas, em conjunto com uma alimentação balanceada.

Além disso, veja mais dicas do que fazer para emagrecer rápido no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BHARGAVA Amita; TYAGI Garima. An experiment on lemon juice supplementation and weight reduction. Asian Journal of Home Science. 5. 1; 66-69, 2010
  • GRUENWALD, Joerg; FREDER, Janine Freder; ARMBRUESTER, Nicole. Cinnamon and Health. Crit Rev Food Sci Nutr. Vol.50(9). 822-834, 2010
  • Kumbhakar S et al. Effect of warm lemon water drink on selected physical parameters among the overweight female nursing students of RIMS & R, U.P. International Journal of Nursing Research and Practice. 3. 1; 9 -12, 2016
  • AKBARI Maryam et al. The Effects of Curcumin on Weight Loss Among Patients With Metabolic Syndrome and Related Disorders: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Frontiers in Pharmacology. 10. 1-13, 2019
  • RONG-RONG He et al . Beneficial Effects of Oolong Tea Consumption on Diet-induced Overweight and Obese Subjects. Chinese Journal of Integrative Medicine . 15. 1; 34-41, 2009
  • Siv K Bøhn et al. Effects of black tea on body composition and metabolic outcomes related to cardiovascular disease risk: a randomized controlled trial. Food & Function - Royal Society of Chemistry. 5. 7; 1613-1620, 2014
  • PAN Haibo et al. Mechanisms of Body Weight Reduction by Black Tea Polyphenols. Molecules. 21. 12; 1-11, 2016
  • SAIGG, Nayane Lins; SILVA, Maria Cláudia. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde. Vol.7. 1.ed; 68-89, 2009
  • FINTELMANN Volker et al. Manual de fitoterapia. 11º. Alemanha: Guanabara, 2006. 316.
  • GRUNWALD, JORG; JANICKE, CHRISTOF. A farmácia verde. Espanha: Editora Everest, 2009. 346-347.
  • MEDEIROS, Raquel O. N. B.. ESTUDO DA APLICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE DO GENGIBRE, SUA CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA. MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, 2017. INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EGAS MONIZ.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...