10 suplementos para melhorar a memória e a concentração

Alguns suplementos para melhorar a memória e concentração, como o ômega 3, o zinco ou a Ginkgo biloba, ajudam a repor vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento cerebral e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Os suplementos para a memória e concentração são úteis para estudantes em épocas de provas, trabalhadores que vivem sob estresse e também no período da terceira idade.

Os suplementos para melhorar a memória e concentração devem ser usados com orientação do neurologista, nutrólogo ou nutricionista, após a avaliação do estado de saúde e de deficiências nutricionais.

Imagem ilustrativa número 1

10 suplementos para memória e concentração

Os principais componentes dos suplementos para a memória e concentração, que melhoram a disposição e evitam a perda da memória, são:

1. Magnésio

O magnésio é um mineral que contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, da função psicológica e para o normal metabolismo produtor de energia.

Isso porque, o magnésio participa na transmissão de impulsos nervosos, aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem. Veja outros benefícios do magnésio.

Leia também: Magnésio melhora o funcionamento do cérebro tuasaude.com/magnesio-melhora-o-funcionamento-do-cerebro

2. Ômega 3

O ômega 3 é um constituinte fundamental da membrana dos neurônios, importante para o processamento da informação no cérebro.

Por isso, os suplementos com ômega 3 contribuem para o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio, aumentando assim a capacidade de aprendizagem. Além disso, também contribui para a prevenção do AVC.

Leia também: Para que serve o Ômega 3, 6 e 9 e como tomar tuasaude.com/omega-3-6-9

3. Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante essencial no cérebro, que exerce numerosas funções, como a proteção do cérebro contra os radicais livres.

4. Vitamina E

A vitamina E desempenha um papel muito importante na proteção do cérebro, atuando como antioxidante e contribuindo para a prevenção da demência.

Leia também: Vitamina E: para que serve e quando tomar o suplemento tuasaude.com/vitamina-e

5. Ginkgo biloba

O extrato de Ginkgo biloba melhora o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio para as células, contribuindo para uma melhora na função cognitiva e ainda para uma boa visão e audição. Saiba como tomar o Ginkgo biloba.

6. Panax ginseng

O Panax ginseng tem efeitos benéficos no desempenho cognitivo, melhora a circulação sanguínea e, além disso, também contribui para a redução do estresse.

Leia também: Ginseng: o que é, para que serve, tipos e como usar tuasaude.com/ginseng

7. Coenzima Q10

A coenzima Q10 é essencial para a produção mitocondrial de energia e possui também atividade antioxidante, estando presente nos órgãos que necessitam de mais energia, tais como músculos, cérebro e coração.

8. Vitaminas do complexo B

Além das várias funções que desempenham no organismo e dos vários benefícios que têm para a saúde, as vitaminas do complexo B também contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso e metabolismo de energia, melhorando a capacidade de memória e concentração e reduzindo o cansaço e a fadiga.

Leia também: Alimentos ricos em vitaminas do complexo B tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-b

9. Colina

A colina está relacionada com o aumento da performance cognitiva e com a prevenção da perda de memória, já que contribui para a estrutura das membranas celulares e para a síntese de acetilcolina, que é um importante neurotransmissor.

Leia também: 6 remédios caseiros para memória (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-memoria

10. Zinco

O zinco é um mineral que, de entre varias funções que tem no organismo, também contribui para a manutenção de uma função cognitiva normal.

Leia também: 11 exercícios para memória e concentração tuasaude.com/exercicios-para-memoria

Estas substâncias compõem a maior parte dos suplementos utilizados para melhorar a atividade cerebral, mas não devem ser utilizados sem orientação médica, porque alguns deles podem causar efeitos colaterais ou ser contraindicados, como no caso de algumas doenças, por exemplo.

Assista o vídeo seguinte e veja dicas para melhorar a capacidade do seu cérebro:

Teste de memória e capacidade de raciocínio

Faça o teste a seguir e saiba como está sua memória. Tem 60 segundos para observar a imagem e decorar o máximo de detalhes que conseguir:

O teste de de memória e raciocínio é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com neurologista ou clínico geral.

Vídeos relacionados