Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de pano branco e como tratar

O pano branco, também conhecido como micose de praia ou pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância chamada ácido azeláico, que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol.

Assim, nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada como o resto do corpo, ficando com um aspecto mais branco, levando ao surgimento de pequenas manchas brancas.

Este tipo de infecção por fungo é mais comum em climas quentes e úmidos, sendo, por isso, muito frequentem em vários locais do Brasil.

Sintomas de pano branco e como tratar
Sintomas de pano branco e como tratar

Principais sintomas

Os sintomas mais frequentes de pano branco na pele são:

  • Manchas circulares amareladas ou esbranquiçadas;
  • Descamação da pele;
  • Manchas brancas que aumentam lentamente de tamanho;
  • Manchas que desaparecem após o verão.

Estas alterações da pele podem aparecer mais frequentemente no peito, pescoço, couro cabeludo e braços e, em muitos casos, as manchas podem ser muito leves.

Além disso, também existem casos em que as manchas podem causar alguma coceira, especialmente durante o verão.

Como confirmar o diagnóstico

O dermatologista é capaz de identificar o pano branco somente ao observar a pele e o couro cabeludo, no entanto, se existirem dúvidas, é possível confirmar o diagnóstico através da lâmpada de Wood. Este exame usa uma luz escura sobre a pele que faz com que os locais afetados pelo fungo brilhem, confirmando o diagnóstico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o pano branco é feito com o uso de pomadas antifúngicas, como:

  • Econazol;
  • Cetoconazol
  • Terbinafina.

Geralmente, estas pomadas devem ser aplicadas entre 3 e 21 dias, antes de dormir, de acordo com as indicações do dermatologista. Confira uma lista mais completa dos remédios usados para tratar o pano branco.

Nos casos mais persistentes, em que as manchas não melhoram apenas com o use das pomadas, o médico pode receitar o uso de antifúngicos em comprimidos, como o Itraconazol ou o Fluconazol, por exemplo, que ajudam a eliminar os fungos em todo o organismo, tendo um efeito mais forte que as pomadas.

Em pessoas muito bronzeadas, a cura pode ser alcançada, mas as manchas continuarem presentes. Isso acontece porque o fungo já não está na pele, mas a pele não foi devidamente bronzeada nas áreas afetadas. Nestes casos, a única forma de comprovar a cura é fazendo um exame, como a lâmpada de Wood. 

Possíveis causas do pano branco

O pano branco é causado pelo desenvolvimento do fungo Malassezia furfur na pele e, por isso, pode surgir em qualquer pessoa. No entanto, esse fungo é mais frequente em casos de:

  • Calor em excesso;
  • Oleosidade da pele;
  • Excesso de suor na pele;
  • Pré-disposição genética.

Além disso, pessoas com o sistema imune enfraquecido, como crianças, idosos ou com doenças autoimunes, como HIV, lúpus ou artrite reumatoide, também têm maiores chances de ter esta infecção da pele.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...