Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

10 melhores exercícios para emagrecer

Os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que gastam muitas calorias em pouco tempo, como acontece no caso da corrida ou da natação. Mas para emagrecer de forma eficiente e manter os resultados também é fundamental combinar estes com exercícios de musculação que devem ser realizados na academia, com a supervisão de um preparador físico.

Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o repouso.

10 melhores exercícios para emagrecer

Ainda assim, os exercícios que são considerados os melhores para emagrecer são os aeróbicos, onde se incluem:

1. Musculação

A musculação é uma das principais atividades para quem quer perder peso, pois a partir da sua prática regular, é possível aumentar a massa muscular, bem como a resistência, força e flexibilidade. Quanto mais massa muscular, maior é a capacidade da pessoa de gastar calorias em repouso, favorecendo, portanto, o emagrecimento. No entanto, para que isso aconteça, é importante que os treinos sejam regulares e que a pessoa siga uma alimentação equilibrada e saudável.

Quantidade de calorias perdidas: a quantidade de calorias queimadas durante um treino de musculação podem variar entre 300 e 500 calorias por hora, mas esse valor depende de diversos fatores, principalmente intensidade, tipo de treino realizado e condições relacionadas à pessoa, como condicionamento físico, peso, estrutura física e genética. Mas esse valor pode ser ainda maior, já que, como há ganho de massa muscular, as calorias continuam a ser queimadas até 48 horas após a realização do exercício, inclusive no repouso, desde que a pessoa treine de forma moderada a intensa, continue a praticar atividade física e a ter uma alimentação saudável.

Conheça os benefícios da musculação para a saúde.

2. Treino HIIT

O treino HIIT, ou High Intensity Interval Training, corresponde a um conjunto de exercícios que devem ser realizados em alta intensidade com o objetivo de acelerar o metabolismo e promover a queima de maior quantidade de gordura possível. Os exercícios são realizados de forma intensa para elevar bastante os batimentos cardíacos e por isso é mais indicado para quem já pratica algum tipo de atividade física, embora existam treinos de HIIT para iniciantes, mas que consistem em numa série de exercícios mais fáceis.

Quantidade de calorias perdidas: este exercício é capaz de queimar até 400 calorias por hora. No entanto, para que essa quantidade de calorias seja atingida e o corpo continue a queimar calorias, mesmo após o término da atividade física, é importante que seja realizada sob orientação de um profissional de educação física, pois assim é possível atingir e manter a intensidade alta durante todo o exercício.

3. Treino de Crossfit

O treino de crossfit também é bastante intenso e exige maior capacidade cardiorrespiratória, já que o treino é realizado em circuito com alta intensidade e com pouco tempo de descanso entre os exercícios, e mobilidade das articulações, sendo, por isso, mais indicado para pessoas que estão mais habituadas a frequentar a academia. Nesse tipo de treino são usados pesos diferentes, cordas, pneus e muitas vezes os exercícios são realizados, fora da academia ou ao ar livre.

Quantidade de calorias perdidas: este tipo de treino pode promover a queima de até 700 calorias por hora. Para potencializar a queima de calorias, o emagrecimento e ganho de massa muscular, é importante que a prática do crossfit seja orientada por um profissional, principalmente se a pessoa for iniciante nesse esporte, for sedentária ou se possuir alguma limitação articular. Confira exercícios de crossfit para iniciantes 

4. Aulas de Dança

As aulas de dança correspondem a uma forma dinâmica de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer e tonificar os músculos, aumentar a flexibilidade e se divertir, além de também ser uma ótima forma de queimar calorias e perder peso.

Quantidades de calorias perdidas: as calorias queimadas variam de acordo com o estilo de dança e o tempo que é praticada. No caso do forró, por exemplo, é possível perder cerca de 400 calorias por hora, enquanto que na zumba é possível ter um gasto médio de 600 calorias por hora de exercício. No entanto, para conseguir queimar essa quantidade de calorias, é preciso que a atividade seja realizada de forma intensa.

5. Muay Thai

O Muay Thai é uma atividade física bastante intensa e completa, pois utiliza vários grupos musculares e exige preparo físico. Os treinos de Muay Thai são bastante intensos e promovem a melhora da capacidade cardiorrespiratória e condicionamento físico, fortalecimento e resistência muscular, além de melhorar a auto-estima.

Quantidade de calorias perdidas: o gasto calórico médio de praticantes de Muay Thai é cerca de 700 calorias por treino. A quantidade de calorias perdidas devido aos treino de Muay Thai variam de acordo com a intensidade do treino e com o preparo físico da pessoa, podendo chegar às 1500 calorias perdidas por treino quando a pessoa treina de forma intensa e já possui muito bom preparo físico.

10 melhores exercícios para emagrecer

6. Spinning

As aulas de spinning são feitas em diferentes intensidades, mas sempre em cima de uma bicicleta. Essas aulas, além e promoverem grande gasto de calorias e promoverem o emagrecimento, também promovem o fortalecimento dos músculos, a queima de gordura das pernas e a melhora da resistência cardiorrespiratória.

Quantidade de calorias perdidas: neste exercício é possível queimar cerca de 600 a 800 calorias por hora.. Para potencializar o gasto calórico das aulas de spinning, é preciso que a pessoa faça a aula de acordo com o que for solicitado pelo instrutor.

7.  Natação

A natação é um exercício completo, pois além de promover melhor condicionamento físico, ainda é capar de fortalecer os músculos e promover a queima de gordura. Ainda que as braçadas não sejam muito fortes para chegar ao outro lado da piscina mais rápido, é preciso um esforço constante, com poucos períodos de parada. Quando o objetivo é emagrecer não se deve somente chegar do outro lado da piscina, é preciso manter um ritmo constante e forte, isto é, pode-se atravessar a piscina nadando crawl e voltar de costas, por exemplo, como forma de 'descanso'.

Quantidade de calorias perdidas: a prática desta atividade física pode promover a queima de até 400 calorias, desde que a pessoa mantenha o ritmo e permaneça constantemente em movimento.

8. Hidroginástica

A hidroginástica também é ótima para emagrecer e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. Como a água relaxa a tendência é ir diminuindo o ritmo, mas se deseja emagrecer, o ideal é estar numa turma com este mesmo propósito, porque fazer exercícios num ritmo para idosos se manterem saudáveis, pode não ser suficiente para queimar gordura.

Quantidade de calorias perdidas: neste tipo de atividade é possível queimar até 500 calorias por hora, mas que isso aconteça é preciso que se esteja sempre em movimento, o suficiente para ficar com a respiração ofegante.

9. Corrida 

Os treinos de corrida são excelentes para promover o gasto calórico e a queima de gordura, podendo ser feito tanto na academia quanto ao ar livre. É importante que a corrida seja feita sempre num mesmo ritmo e, de preferência, de forma intensa. Pode-se começar num ritmo mais lento, na esteira ou ao ar livre, mas à cada semana é preciso ir aumentando a intensidade para alcançar melhores objetivos.

No caso das pessoas que não tem o hábito de correr ou que estão iniciando a prática de atividade física, a corrida pode não ser a melhor forma de para promover inicialmente o gasto calórico. Por isso, pode ser recomendado iniciar a prática de exercícios aeróbios com caminhada até que a pessoa sinta-se apta a iniciar a corrida. Confira um treino de caminhada para emagrecer.

Quantidade de calorias perdidas: o gasto calórico da corrida pode variar entre 600 e 700 calorias or hora, mas é preciso que a pessoa mantenha um bom ritmo, não faça muitas pausas e que o esforço realizado para fazer a atividade seja capaz de deixar a pessoa ofegante, sem conseguir conversar durante a corrida. Veja como começar a correr para emagrecer.

10. Body pump

As aulas de body pump são uma excelente forma de queimar gordura porque é feita com pesos e step, trabalhando os principais grupos musculares, o que promove o seu fortalecimento e aumento da resistência, além de melhorar também a capacidade cardiorrespiratória, já que exige maior condicionamento físico para realização dos exercícios.

Quantidade de calorias perdidas: as aulas de body pump promovem um gasto calórico de até 500 calorias por hora, mas é preciso que seja feita no ritmo e intensidade indicados pelo instrutor.

O ideal é dividir o tempo do treino entre exercícios aeróbicos e exercícios de musculação, de preferência 5 dias por semana, para emagrecer de forma efetiva e contínua. Durante os treinos, é importante manter a energia e hidratação do corpo, sendo nestes casos recomendado apostar nas bebidas energéticas caseiras. Veja como preparar vendo o vídeo da nossa Nutricionista: 

Como começar a praticar exercícios para emagrecer 

Ao iniciar algum tipo de atividade física deve-se passar por uma avaliação profissional, para verificar o peso, as dobras de gordura e a pressão. Além disso, é importante dizer as suas intenções, se é emagrecer, tonificar ou hipertrofia, para que o treino indicado pelo instrutor possa ser adequado ao objetivo. A frequência ideal é de 5 vezes por semana, sendo no mínimo 30 minutos por dia, com intensidade moderada ou vigorosa.

Normalmente o treino começa com exercícios aeróbicos, como bicicleta ou esteira e depois o aluno pode ir para aula ou seguir o treinamento na sala de musculação. À medida que o aluno vai ganhando resistência, os exercícios ou o ritmo da aula devem ser mais difíceis, exigindo um maior e melhor esforço dos músculos e do coração. 

Qual exercício fazer para emagrecer rápido?

Para emagrecer 1 kg de gordura por semana, isto é, 4 kg de pura gordura por mês, deve-se realizar algum exercício que queime, aproximadamente, 600 calorias por dia, 5 vezes por semana, além da musculação diária.

Para alcançar a queima calórica pretendida, deve-se realizar o exercício durante 1 hora e manter a frequência cardíaca dentro do ideal, que deve ser de aproximadamente 80% da sua capacidade máxima. Essa capacidade, no entanto, vai depender do seu condicionamento físico, idade e da intensidade do exercício. Fazer exercícios abaixo destes valores não ajudará a emagrecer mas pode trazer outros benefícios para saúde, como melhorar a capacidade cardiorrespiratória. 

Para uma ajuda extra é aconselhado comprar um pequeno aparelho digital chamado pedômetro que mostra quantos passos o indivíduo deu por dia. Este aparelho pode ser comprado em lojas de produtos desportivos, lojas de departamentos ou pela internet. Mas é importante seguir a orientação que é dar 10.000 passos por dia, pelo menos. 

Exercícios para emagrecer em casa 

Também é possível fazer exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular em casa, sendo uma boa forma de queimar gordura. É possível caminhar rápido pela rua diariamente, correr começando por pequenas distâncias e ir aumentando a distância à cada semana. Veja como fazer um treino de corrida para queimar gordura

Bibliografia >

  • ISMAIL, I.; KEATING, S. E.; BAKER, M. K.; JOHNSON, N. A. A Systematic Review and Meta-Analysis of the Effect of Aerobic vs. Resistance Exercise Training on Visceral Fat. Obes Rev. Vol 13. 1 ed; 68-91, 2012
  • OJA, P. et al. Health Benefits of Cycling: A Systematic Review. Scand J Med Sci Sport. Vol 21. 4 ed; 496-509, 2011
  • BLOND, Martin B. et al. How Does 6 Months of Active Bike Commuting or Leisure-Time Exercise Affect Insulin Sensitivity, Cardiorespiratory Fitness and Intra-Abdominal Fat? A Randomised Controlled Trial in Individuals With Overweight and Obesity. Br J Sports Med. Vol 53. 18 ed; 1183-1192, 2019
  • Paul H Falcone FALCONE, Paul H. et al. Caloric Expenditure of Aerobic, Resistance, or Combined High-Intensity Interval Training Using a Hydraulic Resistance System in Healthy Men. J Strength Cond Res. Vol 29. 3 ed; 779-785, 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem