Alimentos cicatrizantes: confira a lista completa

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
junho 2022

​Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque contêm proteínas e vitaminas que facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Para melhorar a cicatrização, é importante também beber bastante água, já que ajuda no transporte de nutrientes e melhora a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização. Uma boa solução pode ser incluir na alimentação os alimentos ricos em água, como laranja, melancia, pepino e sopas em geral. Conheça outros alimentos ricos em água.

Veja o que mais a nossa nutricionista tem a dizer num vídeo super divertido a seguir:

Alimentos para cicatrizar mais rápido

Confira na tabela a seguir os alimentos que contribuem para melhorar a cicatrização da pele e que podem ser consumidos no pós-operatório, depois de um corte ou de fazer uma tatuagem ou piercing:

 ExemplosBenefícios
Alimentos ricos em proteínasCarne magra, ovo, peixe, gelatina, leite e derivadosAjudam na formação de tecido necessário para fechar a ferida.
Alimentos ricos em ômega 3Sardinha, salmão, atum e sementes de chiaReduzem a inflamação facilitando a cicatrização.
Alimentos ricos em vitamina CLaranja, morango, abacaxi, caju, kiwi, coentro e tomateImportantes para a formação do colágeno, que ajuda a pele a ficar mais firme.
Alimentos ricos em vitamina KBrócolis, aspargo e espinafreAjudam na coagulação evitando a hemorragia e facilitando a cicatrização.
Alimentos ricos em ferroFígado, gema de ovo, grão-de-bico, ervilha e lentilhaAjudam a manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida.
Alimentos ricos em valinaSoja, a castanha-do-Pará, a cevada e a berinjelaMelhoram a qualidade de regeneração dos tecidos.
Alimentos ricos em argininaAveia, coco, sementes de linhaça, caju e ameixa secaFavorecem o transporte de colágeno para a pele e melhoram a circulação de sangue.
Alimentos ricos em vitamina ESementes de girassol, avelã e amendoimPossuem efeito antioxidante, ajudando no processo de cicatrização.
Alimentos ricos em vitamina ACenoura, tomate, manga e beterrabaPromovem o fortalecimento do sistema imune, prevenindo as inflamações.

Além disso, beber bastante água também ajuda na cicatrização, porque é fundamental para o transporte de todos os nutrientes pelo organismo e mantém a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização.

O uso de suplementos alimentares, como glutamina ou Cubitan, também podem ser indicados para facilitar o processo de cicatrização, especialmente no caso de feridas e escaras que aparecem em pessoas acamadas.

Alimentos que atrapalham a cicatrização

Alguns alimentos, popularmente conhecidos como remosos, atrapalham a cicatrização e não deve ser consumidos depois da cirurgia, enquanto ainda estiver com pontos. Sendo, por isso, importante excluir da alimentação gorduras e açúcares, como:

  • Açúcar em pó, mel, melaço de cana;
  • Refrigerante, balas, chocolate, sorvete e biscoitos, recheados ou não;
  • Leite achocolatado, compotas com açúcar;
  • Carnes gordurosas, como carne de porco, salsicha, linguiça, bacon.

Estes alimentos podem prejudicar a cicatrização porque o açúcar e a gordura aumentam a inflamação no organismo e dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido.

Uma boa estratégia é olhar o rótulo dos alimentos industrializados e verificar se tem açúcar na lista de ingredientes do produto. Muitas vezes o açúcar está escondido com alguns nomes estranhos, como maltodextrina ou xarope de milho.

Dieta para facilitar a cicatrização no pós-operatório

Uma boa opção de dieta para comer no pós-operatório é a sopa de legumes, batida no liquidificador com um fio de azeite. Essa primeira refeição deve ser líquida e pode ser tomada até mesmo num copo com canudinho para facilitar.

Quando melhorar os enjoos, é indicado fazer uma refeição leve, dando preferência às frutas e vegetais cozidos. Uma boa dica é comer 1 posta de salmão grelhado ou cozido, temperado com ervas e brócolis cozido, e 1 copo de suco de laranja batido com morangos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em junho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em junho de 2022.

Bibliografia

  • DINIZ, G, Andreia. Relevância da nutrição no processo de cicatrização de feridas. Tese de conclusão de curso, 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TRATAMENTO DE FERIDAS. O papel da nutrição na prevenção e tratamento de feridas. 2021. Disponível em: <https://www.nestlehealthscience.pt/sites/default/files/2021-11/WhitePaper_Nutri%C3%A7%C3%A3o%20e%20Feridas.pdf>. Acesso em 13 jun 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

    24:55 | 665122 visualizações
  • ALIMENTOS QUE ACELERAM A CICATRIZAÇÃO

    02:38 | 792328 visualizações