11 alimentos que ajudam na cicatrização

Atualizado em novembro 2022

Os alimentos que ajudam na cicatrização, como a sardinha e a linhaça, são ricos em ômega 3, uma gordura saudável que diminui a inflamação e facilita a formação dos tecidos, melhorando a cicatrização de feridas ou cirurgias, por exemplo.

Além disso, os alimentos ricos em vitamina A, como iogurte e couve, fortalecem o sistema imunológico, prevenindo as inflamações e ajudando também na cicatrização de úlceras por pressão, que é um tipo de lesão causada pela pressão prolongada em uma região do corpo.

Para melhorar a cicatrização é recomendado também beber bastante água, já que essa bebida é fundamental para transportar os nutrientes no organismo e melhorar a elasticidade da pele, promovendo uma boa cicatrização. Veja a quantidade de água recomendada por dia para cada idade.

Imagem ilustrativa número 1

Lista de alimentos que ajudam na cicatrização

Os alimentos que ajudam na cicatrização de feridas são os ricos em proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, como:

1. Sardinha

A sardinha é um peixe rico em ômega 3, um tipo de gordura saudável que possui propriedades anti-inflamatórias, diminuindo a inflamação e ajudando, assim, na cicatrização de feridas, úlceras por pressão e cirurgias, por exemplo.

2. Couve

A couve contém ótimas quantidades de vitamina A, uma vitamina com ação imunomoduladora, diminuindo as inflamações. Além disso, a vitamina A também melhora a qualidade da renovação dos tecidos, prevenindo a formação de cicatrizes. Conheça outros alimentos ricos em vitamina A.

3. Semente de linhaça

Por ter ótimas quantidade de ômega 3 e vitamina E, a semente de linhaça reduz a inflamação e promove a integridade da pele, facilitando o processo de cicatrização.

4. Iogurte

Por conter proteína, o iogurte ajuda na formação de tecidos que são importantes para a fechar as feridas. Além disso, o iogurte também contém vitamina A e vitamina D, nutrientes  que promovem o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo as inflamações.

5. Frango

O frango é fonte de proteína, um nutriente importante para a formação de fibroblastos, que são as principais células envolvidas no processo de cicatrização, já que participam da formação de colágeno, transportam nutrientes e substâncias para todo o corpo e ajudam a prevenir infecções.

6. Aveia

Por ser uma ótima fonte de carboidratos, a aveia fornece boas quantidades de energia para as células que atuam no processo de cicatrização. Além disso, a aveia também contém zinco e vitamina B1, nutrientes responsáveis por diminuir a inflamação e melhorar a adesão do colágeno na pele.

7. Acerola

A acerola é rica em vitamina C, um nutriente essencial para a formação e firmeza do colágeno na pele, além de fortalecer as células do sistema imunológico, favorecendo a cicatrização de feridas e cirurgias. Conheça outros alimentos ricos em vitamina C.

8. Cacau

Por conter compostos bioativos como flavonoides e catequinas, o cacau possui ação antioxidante e anti-inflamatória, diminuindo as inflamações e promovendo a cicatrização de feridas.

9. Fígado

O fígado é rico em ferro, um mineral fundamental para manter as células do sangue saudáveis, sendo importante para transportar os nutrientes até o local da ferida. Além disso, o ferro também é importante para a formação de colágeno na pele. Veja uma lista de alimentos ricos em ferro.

10. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará tem ótimas quantidades de selênio, um mineral com poder antioxidante e anti-inflamatório que fortalece as células do sistema imunológico, diminuindo as inflamações e promovendo a cicatrização. Saiba como aumentar a ingestão de selênio.

11. Espinafre

Por ser rico em vitamina K, o espinafre ajuda na coagulação sanguínea, evitando a hemorragia e favorecendo a cicatrização de feridas.

Alimentos que atrapalham a cicatrização

Alguns alimentos, popularmente conhecidos como remosos, atrapalham a cicatrização e devem ser evitados durante o tratamento de feridas, úlceras por pressão ou após cirurgias. Por isso, é importante evitar o consumo de alimentos como:

  • Alimentos doces, como açúcar, mel, refrigerante, sorvete e chocolate ao leite;
  • Frituras, como batata frita, pastel, nuggets e coxinha;
  • Alimentos industrializados, como comida do tipo fast food, molhos prontos e macarrão instantâneo;
  • Carnes gordurosas, como carne de porco, salsicha, linguiça, salame e bacon;
  • Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e whisky.

Estes alimentos atrapalham a cicatrização porque aumentam a inflamação no organismo e dificultam a circulação do sangue, diminuindo a chegada dos nutrientes até a ferida.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outros alimentos que atrapalham a cicatrização:

youtube image - 5 piores alimentos que INFLAMAM o seu corpo

O que comer após a cirurgia

Uma boa opção para comer após a cirurgia é a sopa de legumes, feita com couve, tomate, batata, cenoura e alho-poró, que deve ser batida no liquidificador e servida com um fio de azeite.

Após 24 horas da cirurgia, é indicado fazer uma refeição leve e com poucas fibras, dando preferência às frutas e vegetais cozidos e sem casca, e proteínas com pouca gordura. Uma boa dica é comer 1 filé de frango grelhado e temperado com ervas, purê de batata, brócolis cozido e 1 copo de suco de acerola.

Em alguns casos, o uso de suplementos, como glutamina, arginina e ômega 3 também podem ser recomendados para facilitar o processo de cicatrização das cirurgias.