Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de Chagas

A doença de chagas, ou Tripanossomíase americana, é uma doença infecciosa causada pela picada de um inseto conhecido como barbeiro que pode trazer complicações como doenças cardíacas e distúrbios do sistema digestivo devido à cronicidade da doença.

O barbeiro possui hábito noturno e se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vive em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.

Sintomas da doença de Chagas

Os sintomas da doença de Chagas são:

  1. Febre;
  2. Mal estar;
  3. Inchaço na região da picada do inseto, que geralmente é na face, 
  4. Sinal romaña: inchaço das pálpebras dos olhos;
  5. Inchaço e dor dos gânglios linfáticos;
  6. Pode haver inchaço do baço e do fígado.

Alguns indivíduos apresentam somente a febre na fase inicial da doença, dificultando seu diagnóstico.

Causas da doença de Chagas

A doença de chagas é causada pela picada do barbeiro, que infecta o ser humano com um protozoário chamado Tripanossoma cruzi, presente nas suas fezes e urina. Isto ocorre porque este animal, assim que se alimenta, tem o hábito de defecar e urinar logo a seguir, e quando o indivíduo coça o local, permite a entrada do protozoário na corrente sanguínea.

Outra forma de contágio da doença é o consumo de alimentos contaminados como caldo de cana ou açaí contaminados com o barbeiro ou seus excrementos. A doença também pode ser transmitida através de transfusão de sangue contaminado, ou de forma congênita, isto é, de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

O Rhodnius prolixus também é um perigoso vetor da doença, principalmente nas áreas próximas da floresta Amazônica.

Ciclo de vida

Doença de Chagas

Diagnóstico da doença de Chagas

O diagnóstico da doença de Chagas pode ser feito através de análises sanguíneas, que investigam a presença de anticorpos anti-T.cruzi no sangue.

Tratamento da doença de Chagas

O tratamento para doença de Chagas pode ser feito inicialmente com o uso de medicamentos durante cerca de 1 mês, que podem curar a doença ou evitar suas complicações enquanto o parasita ainda encontra-se no sangue do indivíduo. Mas alguns indivíduos não alcançam a cura da doença, pois o parasita deixa o sangue e passa a habitar os tecidos que formam os órgãos e por isso, ela torna-se crônica atacando especialmente o coração e o sistema nervoso de forma lenta, mas progressiva.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...