Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

O que são os alimentos funcionais e para que servem

Os alimentos funcionais são aqueles que possuem substâncias que têm diversos benefícios para a saúde e que, por isso, podem ajudar a prevenir e tratar algumas condições de saúde como diabetes, má digestão e prisão de ventre, por exemplo.

Assim, é considerada uma alimentação funcional, aquela que contém alimentos frescos e naturais, que além de nutrir também protegem o organismo de doenças. Existe uma série de alimentos que são funcionais e que garantem não só sabor mas também nutrientes e calorias essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Como possui diversos benefícios para a saúde, a alimentação funcional também ajuda a diminuir os gastos relacionados à assistência em saúde, como os remédios na farmácia, as consultas no médico ou exames médicos, por exemplo, porque estes alimentos fortalecem o organismo e dificultam o aparecimento das doenças.

O que são os alimentos funcionais e para que servem

Lista de alimentos funcionais

Os alimentos funcionais devem ser consumidos com o objetivo de melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas, pois devido às suas propriedades, reduzem o risco de doenças crônicas, como o câncer e a diabetes, por exemplo. Alguns alimentos funcionais podem ser:

  • Sardinha, sementes de chia e nozes, pois são ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, combatem as inflamações e ajudam a melhorar as capacidades do cérebro.
  • Tomate, goiaba e melancia, pois têm grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a baixar o colesterol e a diminuir o risco de ter câncer na próstata.
  • Iogurte e kefir, que são alimentos com probióticos, que são bactérias boas que regulam o intestino evitando a prisão de ventre e prevenindo o aparecimento de câncer no cólon.
  • Milho, kiwi e abobrinha, que são ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes que evitam a degeneração macular e o aparecimento de cataratas.
  • Chá verde, uva roxa e vinho tinto, pois são alimentos com catequinas que ajudam a prevenir vários tipos de câncer e a fortalecer o sistema imunológico.
  • Milho e soja, pois têm fitosteróis que são substâncias que ajudam a baixar o colesterol e a reduzir o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.
  • Farelo de cereais, maracujá e amêndoas com pele, já que são alimentos ricos em fibras ajudam a regular o intestino diminuindo as chances de ter câncer no cólon.

Além disso, as fibras ajudam a reduzir o colesterol por diminuírem a absorção de gorduras, a controlar a diabetes porque evitam que o açúcar suba rapidamente no sangue e a combater a obesidade pois diminuem o apetite. Conheça outros alimentos ricos em fibras.

Receita com alimentos funcionais

Os alimentos funcionais devem fazer parte do dia a dia, podendo ser incluídos no café da manhã, lanches, almoço e jantar. Uma forma de consumir vários alimentos funcionais é na salada de soja, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 copo com soja;
  • 2 tomates;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 lata de milho;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia;
  • 2 colheres de sopa de amêndoas com pele picadas.

Modo de preparo

Ferver a soja em 1 litro de água e deixar descansar por 1 hora. Refogar o tomate com o azeite, a cebola e o alho picados. Acrescentar a soja e o milho. Desligar o fogão e por fim acrescentar as sementes de chia e as amêndoas picadas.

Se você não gosta de frutas e verduras ou de experimentar novos alimentos, assista ao vídeo a seguir e saiba o que fazer para experimentar e passar a gostar destes alimentos.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem