8 sintomas de tricomoníase no homem e na mulher

Os principais sintomas de tricomoníase são corrimento genital com mau cheiro, coceira, dor e ardor para urinar, vermelhidão na região genital, sangramentos fora do período menstrual, no caso das mulheres, e dor durante a ejaculação, no caso dos homens.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas de tricomoníase podem demorar até 28 dias para aparecerem, sendo fundamental que o ginecologista ou urologista seja consultado assim que surgirem, pois assim é possível que seja iniciado o tratamento logo em seguida para aliviar os sintomas e promover a eliminação do agente infeccioso.

A tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo parasita Trichomonas sp., que pode afetar tanto homens quanto mulheres e que pode levar ao aparecimento de sintomas bastante desconfortáveis. Conheça mais sobre a tricomoníase.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de tricomoníase são:

  1. Corrimento com cheiro desagradável e de cor branca, no caso dos homens, ou esverdeado - amarelado no caso das mulheres;
  2. Dor ao urinar;
  3. Urgência para urinar;
  4. Coceira genital;
  5. Sensação de queimação na região genital;
  6. Dor durante a ejaculação, no caso dos homens;
  7. Sangramento fora do período menstrual, no caso das mulheres;
  8. Vermelhidão na região genital.

Em alguns casos a infecção pode ser assintomática, principalmente nos homens, porém é comum que a pessoa apresente sintomas entre 5 a 28 dias após o contato com o agente infeccioso.

Os sintomas nas mulheres podem ser mais intensos durante e após o período menstrual devido ao aumento da acidez da região genital, o que favorece a proliferação desse microrganismo. No caso dos homens, é comum que o parasita se instale na uretra, podendo provocar uretrite persistente, inchaço da próstata e inflamação do epidídimo.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da tricomoníase deve ser feito pelo ginecologista no caso da mulher e pelo urologista no caso do homem, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e avaliação da presença e características do corrimento.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Durante a consulta é normalmente coletada uma amostra do corrimento para que seja enviado ao laboratório para que sejam feitos exames microbiológicos que permitam identificar a presença desse parasita. Em alguns casos, é possível também identificar o Trichomonas sp. na urina e, por isso, pode ser também indicada a realização do exame de urina do tipo 1.

Como é feito tratamento

O tratamento desta doença pode ser feito recorrendo ao uso de antibióticos como metronidazol ou secnidazol, que permitem a eliminação do microrganismo do organismo, curando a doença. 

Como a tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível, é indicado evitar o contato sexual durante todo o tratamento e até uma semana depois de este terminar. Além disso, é também recomendado que o parceiro sexual consulte o médico, uma vez que mesmo não possuindo sintomas, existe a possibilidade de ter contraído a doença.