Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aprenda a Identificar os Sintomas da Tricomoníase

A Tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) que afeta tanto mulheres como homens, e que provoca sintomas como corrimento genital, coceira e sensação de queimação e urgência urinária. Saiba mais sobre esta doença em Tricomoníase

Esta doença é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis e o seu diagnóstico pode ser feito através da realização de um exame físico e de testes laboratoriais. Esta é uma doença que tem cura, e o seu tratamento pode ser feito usando remédios antibióticos como metronidazole ou tinidazole.

Aprenda a Identificar os Sintomas da Tricomoníase

Principais Sintomas 

Alguns dos principais sintomas da Tricomoníase na mulher incluem: 

  • Corrimento vaginal branco, cinzento, amarelo ou verde com odor desagradável; 
  • Pequenos sangramentos vaginais; 
  • Vermelhidão genital e urgência urinária;
  • Coceira vaginal e sensação de queimação; 
  • Dor a urinar.

Além disso, a Tricomoníase pode também causar dor durante o contacto íntimo, o que tende a ser bastante desconfortável. Veja o que fazer para aliviar alguns sintomas em Como aliviar os sintomas e curar a tricomoníase

Nos homens, observa-se geralmente uma menor variedade de sintomas, que incluem: 

  • Corrimento com cheiro desagradável; 
  • Urgência urinária;
  • Coceira e sensação de queimação ao urinar e durante a ejaculação.  

Os sintomas sentidos podem variar de pessoa para pessoa, sendo comum não existirem sintomas. Além disso, depois do contágio, a doença pode levar entre 5 a 28 dias para manifestar os primeiros sintomas. 

Aprenda a Identificar os Sintomas da Tricomoníase

Como é feito o Diagnóstico

O diagnóstico da Tricomoníase deve ser feito pelo ginecologista ou urologista, através de um exame físico, que deve ser complementado com exames laboratoriais que permitem a identificação da Trichomonas vaginalis. Para isso, durante o exame físico o médico irá recolher amostras, como amostra do corrimento por exemplo, que são depois analisadas em laboratório. 

Os sintomas da Tricomoníase podem ser facilmente confundidos com os sintomas provocados por outras doenças sexualmente transmissíveis, e por isso o exame médico precisa sempre de ser complementado com exames laboratoriais. 

Como é o tratamento

O tratamento desta doença pode ser feito recorrendo ao uso de antibióticos como metronidazole ou tinidazole, que permitem a eliminação do microorganismo do organismo, curando a doença. 

Como esta é uma doença sexualmente transmissível, é indicado evitar o contacto sexual durante todo o tratamento e até uma semana depois de este terminar. Além disso, é também recomendado que todos os parceiros sexuais consultem um médico, uma vez que mesmo não possuindo sintomas, existe a possibilidade de terem contraído a doença. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...