Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode acontecer se beber água contaminada

O consumo de água não tratada, também chamada de água crua, pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como por exemplo diarreia, febre tifoide, hepatite A, leptospirose, cólera e infecções intestinais causadas por E. coli, Salmonella sp., Rotavírus ou Norovírus, por exemplo.

Isto acontece porque as bactérias se desenvolvem facilmente na água e, embora seja mais fácil isso acontecer em rios e lagos poluídos, a água de fontes cristalinas também pode ficar contaminada por algum tipo específico de bactéria. Saiba mais sobre como identificar e tratar as doenças causadas pela água contaminada.

O que pode acontecer se beber água contaminada

Como saber se a água está contaminada

Pode-se suspeitar que a água está contaminada, e por isso é imprópria para o consumo, quando:

  • Não se sabe de onde ela veio;
  • Ela parece suja, turva ou com lama;
  • Possui algum cheiro;
  • Nota-se pequenas partículas de sujeira em suspensão na água;
  • Não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada, alaranjada ou amarronzada.

Contudo, a água também pode parecer estar limpa e ainda assim, estar contaminada, sendo que o melhor é sempre optar por água filtrada ou água mineral engarrafada, que foi sujeita a testes de qualidade.

Em águas suspeitas, o Ministério da Saúde recomenda usar uma estratégia simples, que são os filtros de água se pode ter em casa ou adicionar uma substância chamada hipoclorito de sódio.

Sinais de consumo de água contaminada

Caso a água contaminada seja ingerida, podem surgir alguns sintomas como por exemplo febre e calafrios, dor abdominal, perda do apetite, dor de barriga, vômitos e diarreia, por exemplo.

Nestes casos, deve-se ir ao posto de saúde ou hospital para identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Além disso deve-se evitar a automedicação e consumir somente água boa para beber ou água mineral para evitar a desidratação, que também pode se tornar grave, podendo levar à morte. Veja quais os sinais de desidratação que deve ficar atento.

Como purificar a água para beber

Para tornar uma água contaminada em água boa para beber deve-se utilizar uma solução chamada hipoclorito de sódio, que se compra nas farmácias e supermercados, mas que também é distribuída pelo governo. Basta pingar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água e esperar 30 minutos para poder consumir esta água. Veja mais detalhes sobre o hipoclorito de sódio.

Ferver a água durante 1 minuto também ajuda a purificar a água, mas não resolve o problema e, portanto, não exclui o uso do hipoclorito. Além disso, em caso de contaminação com mercúrio, não se deve ferver a água porque o mercúrio pode passar para o ar, aumentando o risco de contaminação.

Hipoclorito para purificar a água
Hipoclorito para purificar a água

Essas estratégias são especialmente indicadas para purificar águas que estejam contaminadas com vírus, bactérias e coliformes fecais, o que pode acontecer em águas de cisternas, poços artesianos, pequenos poços e em caso de contaminação com a água das chuvas. No entanto, em caso de enchentes a melhor estratégia é não utilizar a água suja e barrenta porque a lama é mais difícil de ser eliminada.

A água contaminada pela lama, pode ser utilizada através de um processo chamado decantação, o que normalmente acontece nas empresas de tratamento de água das cidades. Um coagulante que pode ser usado para eliminar a lama da água é o polímero de acácia negra, um produto orgânico, que não prejudica a saúde. Essa substância consegue separar a água da lama, mas após este processo, a água ainda precisa ser devidamente tratada.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem