Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode acontecer se beber água contaminada

O consumo de água não tratada, também chamada de água crua, pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal causada por E. Coli, leptospirose, salmonela e outras doenças como cólera, rotavírus ou noravírus.

Isto acontece porque as bactérias se desenvolvem facilmente na água e, embora seja mais fácil isso acontecer em rios e lagos poluídos, a água de fontes cristalinas também pode ficar contaminada por algum tipo específico de bactéria. Saiba mais sobre como identificar e tratar as doenças causadas pela água contaminada.

Alguns sintomas que podem indicar que a água está contaminada incluem:

  • Febre e calafrios;
  • Dor abdominal;
  • Perda do apetite;
  • Dor de barriga;
  • Vômitos e diarreia.

Nestes casos, deve-se ir ao posto de saúde ou hospital para identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Além disso deve-se evitar a automedicação e consumir somente água boa para beber ou água mineral para evitar a desidratação, que também pode se tornar grave, podendo levar à morte. Veja quais os sinais de desidratação que deve ficar atento.

Água contaminadaÁgua contaminada

Sinais de que a água não deve ser consumida

Pode-se suspeitar que a água está contaminada, e por isso é imprópria para o consumo, quando:

  • Não se sabe de onde ela veio;
  • Ela parece suja, turva ou com lama;
  • Possui algum cheiro;
  • Nota-se pequenas partículas de sujeira em suspensão na água;
  • Não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada, alaranjada ou amarronzada.

Contudo, a água também pode parecer estar limpa e ainda assim, estar contaminada, sendo que o melhor é sempre optar por água filtrada ou água mineral engarrafada, que foi sujeita a testes de qualidade.

Em águas suspeitas, o Ministério da Saúde recomenda usar uma estratégia simples, que são os filtros de água se pode ter em casa ou adicionar uma substância chamada hipoclorito de sódio.

Como purificar a água para beber

Para tornar uma água contaminada em água boa para beber deve-se utilizar uma solução chamada hipoclorito de sódio, que se compra nas farmácias e supermercados, mas que também é distribuída pelo governo. Basta pingar 2 a 4 gotas de hipoclorito de sódio para cada 1 litro de água e esperar 30 minutos para poder consumir esta água. Veja mais detalhes sobre o hipoclorito de sódio.

Ferver a água durante 1 minuto também ajuda a purificar a água, mas não resolve o problema e, portanto, não exclui o uso do hipoclorito. Além disso, em caso de contaminação com mercúrio, não se deve ferver a água porque o mercúrio pode passar para o ar, aumentando o risco de contaminação.

Hipoclorito para purificar a águaHipoclorito para purificar a água

Essas estratégias são especialmente indicadas para purificar águas que estejam contaminadas com vírus, bactérias e coliformes fecais, o que pode acontecer em águas de cisternas, poços artesianos, pequenos poços e em caso de contaminação com a água das chuvas. No entanto, em caso de enchentes a melhor estratégia é não utilizar a água suja e barrenta porque a lama é mais difícil de ser eliminada.

A água contaminada pela lama, pode ser utilizada através de um processo chamado decantação, o que normalmente acontece nas empresas de tratamento de água das cidades. Um coagulante que pode ser usado para eliminar a lama da água é o polímero de acácia negra, um produto orgânico, que não prejudica a saúde. Essa substância consegue separar a água da lama, mas após este processo, a água ainda precisa ser devidamente tratada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...