Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como tomar a vacina para a tuberculose

A vacina injetável contra a tuberculose é uma vacina indicada para prevenir a tuberculose conhecida pela sigla BCG. 

Esta vacina não impede a infecção nem o desenvolvimento da doença, mas impede as formas mais graves e, por isso, esta vacina faz parte do calendário básico de vacinação da criança e deve ser feita a partir do nascimento na própria maternidade ou hospital. Esta vacina tem na sua composição bactérias da estirpe Mycobacterium bovis BCG (Bacillus Calmette-Guérin), que estimulam o organismo a produzir anticorpos contra esta doença.

Saiba como tomar a vacina para a tuberculose

Preço

Esta vacina custa em média 90 reais, porém geralmente é gratuita porque é disponibilizada pelo ministério da saúde e é aplicada na maternidade, hospital ou posto de saúde.

Modo de uso

A BCG Vacina SSI deve ser administrada diretamente na camada superior da
pele, por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado. Geralmente, para crianças com idade inferior a 12 meses a dose recomendada é de 0,05 ml, e para adultos e crianças com idade superior a 12 meses de 0,1 ml. 

Esta vacina é sempre aplicada no braço direito da criança, onde irá se formar uma cicatriz para o resto da vida. Além disso, em alguns casos ao longo da vida é preciso tomar um reforço, principalmente para as pessoas que tiveram contato prolongado ou convivência com infectados pela tuberculose.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais da BCG Vacina SSI podem incluir inchaço, vermelhidão e sensibilidade no local da injeção, inchaço dos gânglios linfáticos, dor de cabeça, dor muscular e ferida no local da injeção. 

Contra Indicações

Esta vacina está contraindicada para pacientes com doença febril aguda grave ou infecção generalizada, sistema imunológico enfraquecido, AIDS, tuberculose e para pacientes com  alergia a algum dos componentes da fórmula. 

Além disso, se estiver grávida ou amamentando, tiver algum problema grave de saúde ou se estiver em tratamento com alguns medicamentos, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...