Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Terceiro Trimestre - 25ª às 42ª semanas de gestação

O terceiro trimestre marca o final da gravidez, que engloba da 25ª até a 42ª semana de gestação. À medida que o final da gravidez se aproxima o peso da barriga e da responsabilidade de cuidar de um recém-nascido, assim como a preocupação e os desconfortos aumentam, mas mesmo assim essa é uma fase muito feliz porque o dia de pegar o bebê no colo se aproxima.

O bebê cresce a cada dia e seus órgãos e tecidos estão quase que totalmente formados, e por isso, se o bebê nascer a partir de agora, terá muito mais chances de resistir, ainda que precise de cuidados neonatais. À partir das 33 semanas o bebê passa a acumular mais gordura, e por isso, se parece cada vez mais com um recém-nascido.

Terceiro Trimestre - 25ª às 42ª semanas de gestação

Como se preparar para o parto

Tanto a mulher que deseja uma cesariana, quanto a que deseja um parto normal, devem se preparar para o nascimento do bebê com antecedência. Os exercícios de kegel são importantes para fortalecer a musculatura do interior da vagina, facilitando a saída do bebê e evitando a perda de urina de forma involuntária, depois do parto, que afeta mais de 60% das mulheres. 

Existem aulas de preparação para o parto disponíveis em alguns postos de saúde e também na rede particular, sendo muito úteis para esclarecer as dúvidas sobre o nascimento e sobre como cuidar do recém-nascido.

Como aliviar os incômodos do 3º trimestre

Embora todos os sintomas relativos à gravidez possam acompanhar todo o período gestacional, quanto mais perto das 40 semanas de gestação, mais desconfortável a mulher pode ficar. Saiba como aliviar os sintomas mais comuns do final da gravidez:

  • Cãibras: Surgem, sobretudo, no período da noite. A solução é alongar as pernas antes de se deitar, embora existam medicamentos com magnésio indicados para aliviar o incômodo.

  • Inchaço: Sintoma mais comum no final da gravidez e é notado, especialmente, nas pernas, mãos e pés. Mantenha as pernas elevadas quando estiver deitada ou sentada, isso alivia o desconforto, e fique atenta à pressão arterial.

  • Varizes: Surgem pelo aumento do volume do sangue em circulação e devido ao aumento de peso. Evite estar muito tempo com as pernas cruzadas, sentada ou em pé. Use meias de média compressão para ajudar a melhorar a circulação.

  • Azia: Acontece quando a pressão da barriga sobre o estômago faz com que o ácido gástrico suba para o esôfago com maior facilidade. Para evitar que isso aconteça, coma pouco de cada vez e muitas vezes ao dia e evite deitar logo após as refeições.

  • Dor nas costas: Causada pelo aumento do peso da barriga. Usar calçados com um boa base de apoio ajuda a aliviar o sintoma, assim como evitar levantar objetos pesados. Saiba o que sapatos deve calçar e qual a melhor roupa.

  • Insônia: A sonolência inicial pode dar lugar à insônia, principalmente devido à dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir. Por isso, para contornar o problema, procure relaxar, tome uma bebida quente ao deitar e use várias almofadas para apoiar as costas e a barriga, e lembre-se de dormir sempre de lado.

Veja mais opções para lidar com os incômodos desta fase em: Como aliviar o desconforto no final da gravidez.

Terceiro Trimestre - 25ª às 42ª semanas de gestação

Quando o bebê vai nascer

O bebê está completamente formado e pronto para nascer à partir das 37 semanas de gestação mas você e o médico poderão esperar até as 40 semanas de gestação, para esperar pelo parto normal, caso este seja o desejo do casal. Se chegar às 41 semanas, o médico pode decidir marcar a indução do parto para ajudar no nascimento, mas se optar pela cesariana, também pode esperar pelos primeiros sinais de que o bebê está pronto para nascer, como a saída do rolhão mucoso.

Últimos preparativos 

Nessa fase, o quarto ou o lugar onde o bebê vai descansar deve estar pronto, e a partir das 30ª semana, é bom que a mala da maternidade também esteja arrumada, ainda que possa sofrer algumas alterações até o dia de ir para o hospital. Veja o que levar para a maternidade.

Se ainda não fez, poderá pensar no chá de bebê ou num chá de fraldas, já que o bebê irá em média 7 fraldas por dia, nos próximos meses. Saiba exatamente quantas fraldas deve ter em casa, e quais os tamanhos ideais, usando essa calculadora:

kg
Erro
Erro
Erro
Erro
Imagem que indica que o site está fazendo loading

Mais sobre este assunto:
Carregando
...