Infectologista: o que é, que doenças trata e quando consultar

Atualizado em fevereiro 2023

O infectologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários, como dengue, COVID-19, varíola dos macacos, gripe H1N1, sarampo, toxoplasmose, hepatite viral ou HIV.

Além disso, o infectologista também é responsável pelo controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), resistência microbiana e imunizações, tendo uma importante função nas campanhas de vacinação e orientações sobre medidas para combate e controle de surtos de processos infecciosos, como endemias, epidemias e pandemias.

É importante consultar um infectologista no caso de infecções agudas ou crônicas, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Que doenças trata o infectologista

O infectologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças infecciosas, como:

Além disso, o infectologista também é o médico responsável por detectar e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), como herpes genital, HPV, sífilis, tricomoníase, gonorreia ou clamídia, por exemplo. Veja outros tipos de IST’s

O médico infectologista também é responsável por orientações para controle e combate a pandemias, medidas de prevenção, controle e tratamento de infecção hospitalar, resistência microbiana ao uso de antibióticos, imunizações e saúde do viajante.

Quando consultar o infectologista

É indicado consultar o infectologista sempre que a pessoa apresentar alguma infecção aguda ou crônica, febre alta ou sem motivo aparente, infecção que não melhora com o uso de remédios receitados pelo médico, ou infecção em pessoas com sistema imunológico fraco, como no caso de doenças autoimunes ou câncer.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Infectologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, deve-se consultar o infectologista no caso de infecções de difícil diagnóstico, o que normalmente ocorre por encaminhamento de outras especialidades médicas, como pediatria, clínica geral, ginecologia, urologia ou geriatra, por exemplo.

Principais exames

Os principais exames que o infectologista pode fazer ou solicitar são:

Além disso, o médico infectologista pode solicitar exames de anticorpos para verificar se a pessoa adquiriu imunidade após tomar um esquema vacinal, como no caso da vacina da hepatite B, ou rubéola, por exemplo.

Vídeos relacionados