Infectologista: o que é, que doenças trata e quando consultar

agosto 2022
  1. Que doenças trata
  2. Quando consultar
  3. Principais exames

O infectologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários, como dengue, COVID-19, varíola dos macacos, gripe H1N1, sarampo, toxoplasmose, hepatite viral ou HIV.

Além disso, o infectologista também é responsável pelo controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), resistência microbiana e imunizações, tendo uma importante função nas campanhas de vacinação e orientações sobre medidas para combate e controle de surtos de processos infecciosos, como endemias, epidemias e pandemias.

É importante consultar um infectologista no caso de infecções agudas ou crônicas, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Que doenças trata o infectologista

O infectologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças infecciosas, como:

Além disso, o infectologista também é o médico responsável por detectar e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), como herpes genital, HPV, sífilis, tricomoníase, gonorreia ou clamídia, por exemplo. Veja outros tipos de IST’s

O médico infectologista também é responsável por orientações para controle e combate a pandemias, medidas de prevenção, controle e tratamento de infecção hospitalar, resistência microbiana ao uso de antibióticos, imunizações e saúde do viajante.

Quando consultar o infectologista

É indicado consultar o infectologista sempre que a pessoa apresentar alguma infecção aguda ou crônica, febre alta ou sem motivo aparente, infecção que não melhora com o uso de remédios receitados pelo médico, ou infecção em pessoas com sistema imunológico fraco, como no caso de doenças autoimunes ou câncer.

Além disso, deve-se consultar o infectologista no caso de infecções de difícil diagnóstico, o que normalmente ocorre por encaminhamento de outras especialidades médicas, como pediatria, clínica geral, ginecologia, urologia ou geriatra, por exemplo.

Principais exames

Os principais exames que o infectologista pode fazer ou solicitar são:

Além disso, o médico infectologista pode solicitar exames de anticorpos para verificar se a pessoa adquiriu imunidade após tomar um esquema vacinal, como no caso da vacina da hepatite B, ou rubéola, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª Sylvia Hinrichsen - Infectologista, em agosto de 2022.
Revisão médica:
Drª Sylvia Hinrichsen
Infectologista
Médica infectologista, doutorada em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1995. Cremepe: 6522

Tuasaude no Youtube

  • VARÍOLA DOS MACACOS: principais sintomas e como se proteger

    15:38 | 35442 visualizações
  • Tudo que precisa saber sobre SÍFILIS

    08:49 | 103694 visualizações
  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

    14:11 | 161494 visualizações
  • HPV - o que é e como se trata

    02:57 | 847013 visualizações
  • O que é HIV e AIDS, sintomas, teste, tratamento e cura

    02:34 | 615890 visualizações