Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Doença de Lyme: o que é e como é feito o tratamento

A doença de Lyme, também conhecida como doença do carrapato, é uma doença causada pela picada de um carrapato contaminado pela bactéria Borrelia burgdorferi, levando ao aparecimento de mancha vermelha circular na pele e que aumenta ao longo do tempo. Geralmente, o carrapato pica a pele sem que a pessoa perceba até que os primeiros sintomas apareçam.

Assim que os primeiros sintomas são notados, é importante que sejam realizados exames para confirmar a infecção pela bactéria e, assim, poder iniciar o tratamento, que normalmente é feito com o uso de antibióticos. Caso o tratamento não seja feito ou seja feito de maneira incorreta, podem surgir complicações, como artrite, meningite ou problemas no coração, diminuindo a qualidade de vida da pessoa.

Doença de Lyme
Doença de Lyme

Como é feito o tratamento

O tratamento para a Doença de Lyme é feito através do uso de antibiótico como, Doxiciclina, por exemplo, e quanto mais cedo se inicia o tratamento, mais rápida é a recuperação, evitando complicações, como problemas no coração ou artrite, por exemplo.

1. Tratamento com antibióticos

O tratamento para a doença de Lyme deve ser sempre indicado pelo médico e, normalmente, a infecção é tratada com antibiótico, como Doxiciclina 100 mg, que deve ser tomado 2 vezes ao dia durante 2 a 4 semanas ou de acordo com a recomendação médica. Já no caso de crianças e grávidas, é indicado o uso de Amoxicilina ou Azitromicina durante o mesmo período de tempo.

Geralmente, o antibiótico é tomado via oral, porém, em casos mais graves é preciso ficar internado para que o medicamento seja administrado diretamente na veia e as complicações possam ser evitadas. Além disso, as mulheres que estão amamentando, podem fazer o tratamento com antibióticos sem que o bebê fique em risco.

2. Fisioterapia para Doença de Lyme

Em situações graves, a doença de Lyme pode causar artrite, principalmente no joelho, que leva a dor e inchaço nas articulações. Nesses casos, a pessoa pode precisar fazer sessões de fisioterapia para recuperar a mobilidade e conseguir fazer as atividades do dia a dia sem dor. As sessões são realizadas por fisioterapeutas e incluem exercícios de mobilidade e alongamentos ou uso de equipamentos de acordo com a gravidade do caso.

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de anti inflamatórios, como Ibuprofeno por exemplo, para diminuir a inflamação das articulações.

Mancha circular avermelhada
Mancha circular avermelhada

Principais sintomas

Os sintomas da doença de Lyme incluem:

  • Lesão avermelhada e redonda na pele no local da picada do carrapato;
  • Fraqueza e cansaço;
  • Febre e calafrios;
  • Dor no corpo todo, principalmente nos músculos e articulações.

O diagnóstico da doença de Lyme é feito através de exames de sangue, por isso, na presença destes sintomas, a pessoa deve ir imediatamente ao hospital para fazer que se possa ser feito o diagnóstico e iniciar o tratamento com antibióticos de acordo com a recomendação médica. Conheça outros sintomas e exames que confirmam o diagnóstico da doença de Lyme.

Como ocorre a transmissão

A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que pode estar presente no sangue de diversos animais como ratos, veados ou melros, por exemplo. Quando um carrapato morde um desses animais, também fica contaminado com a bactéria, podendo então transmitir essa bactéria para as pessoas.

Os carrapatos são tão pequenos que a pessoa pode não saber que foi picado, porém há um maior risco de ficar infectado quando o carrapato fica na pele por mais de 24 horas. Depois de infectado, a bactéria pode alcançar a corrente sanguínea, podendo causar artrite, meningite ou problemas no coração se não for tratada. Saiba o que é a infecção no sangue e como tratar.

As pessoas que trabalham em áreas de floresta como caminhantes, campistas, agricultores, trabalhadores florestais ou soldados correm um maior risco de serem picados pelos carrapatos e adquirirem a doença. Veja quais são as doenças causadas pelo carrapato.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar