Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque o uso de antibióticos em exagero pode ser perigoso

O uso frequente e sem recomendação do médico de antibióticos pode provocar resistência às bactérias o que dificulta o tratamento e a cura de doenças graves, como tuberculose, podendo por em risco a vida do doente, pois o remédio não é capaz de eliminar a bactéria presente no organismo.

Quando um antibiótico é eficaz ele é capaz de destruir as bactérias que provocaram a infecção, porém no caso de uma bactéria ser resistente, ela propaga-se e torna-se mais forte, dificultando a cura e agravando a doença.

Na maioria dos casos, os micro-organismos são resistentes apenas a um antimicrobiano, como o Enterococos ser resistente à Vancomicina. No entanto, às vezes, o mesmo micro-organismo pode ser resistente a vários medicamentos, o que dificulta ainda mais a cura da doença.

Como ocorre a resistência aos antibióticos

Se um individuo contrai uma bactéria que não responde ao antibiótico ela permanece mais tempo no organismo, ficando doente por mais dias, aumentando as chances de contaminação e permitindo que as bactérias de propaguem. Além disso, é necessário tomar novo antibiótico para atacar as bactérias, aumentando as chances de internamento para tomar remédios mais fortes pela veia e evitar uma infecção em todo o corpo, como sépsis.

Porque o uso de antibióticos em exagero pode ser perigoso

Assim, a resistência bacteriana é a capacidade que uma bactéria tem em suportar a ação de um antibiótico, que anteriormente era capaz de tratar e curar a doença, pois a bactéria sofre alterações genéticas, tornando-se cada vez mais potente. Veja porque é que tomar remédios pode causar superbactérias.

Principais microrganismos resistentes aos remédios

Os principais microrganismos que são resistentes incluem:

  • Pseudomonas aeruginosa - resistente aos carbapenêmicos
  • Acinetobacter baumannii - resistente aos carbapenêmicos
  • Enterococcus - resistente a vancomicina
  • Staphylococcus aureus - resistente a oxacilina

Além disso, outros micro-organismos podem se tornar resistentes quando o seu uso é exagerado.

Como evitar a resistência aos antibióticos

O uso de antibióticos só deve ser feito por recomendação do médico, pele tempo e dose indicada por ele, pois existem diferentes tipos de antibióticos, como penicilina ou tetraciclina por exemplo, que devem ser adequados à doença.

Além disso, deve-se manter uma boa higiene, lavando as mãos com frequência e cozinhar bem os alimentos, por exemplo.

Saiba porque é que é perigoso tomar remédio sem orientação médico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...