Exame PCR: o que é, para que serve e resultados

Atualizado em abril 2023
  1. Para que serve
  2. Como é feito
  3. Resultados
  4. COVID-19
  5. Marcar Consulta

O exame PCR, ou RT-PCR, é um teste de laboratório extremamente sensível que é muito usado para confirmar a existência de infecções por vírus, como Zika, Ebola, H1N1 e, mais recentemente, COVID-19.

Além das infecções por vírus, o exame PCR pode ainda ser indicado para investigar algumas infecções por bactérias, presença de mutações no DNA que possam aumentar o risco de câncer ou para acompanhar a evolução da doença e resposta ao tratamento.

O exame de PCR pode ser feito através de diversas amostras biológicas, incluindo sangue e secreção nasofaríngea, sendo importante que o médico indique na requisição o objetivo da realização do teste para que a amostra e os reagentes utilizados sejam os mais adequados.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o exame PCR

O exame PCR serve para:

  • Investigar infecção por vírus, fungos, bactérias ou parasitas;
  • Identificar a presença de alterações genéticas que podem ser indicativas de câncer ou aumentar o risco de tumores;
  • Acompanhar a evolução da doença e a resposta ao tratamento.

O exame PCR tem como objetivo promover a ampliação de áreas específicas do material genético das pessoas ou de microrganismos, sendo útil no diagnóstico e acompanhamento de doenças. Assim, é importante que o médico indique o objetivo do exame para que o laboratório possa utilizar os reagentes adequados e específicos para o teste.

Como é feito

O exame PCR pode ser feito por meio de amostras de sangue, de líquido cefalorraquidiano (LCR), de escarro ou de secreções orofaríngeas (fundo da garganta) ou nasofaríngeas (fundo do nariz).

Após a coleta do material, a amostra é devidamente armazenada e encaminhada para o laboratório para que seja processada e, assim, seja possível realizar o exame de acordo com o objetivo.

Para fazer o exame PCR não é necessário qualquer tipo de preparo, no entanto é importante que seja indicada na requisição médica o objetivo do exame pois assim é possível que seja feita a coleta do material adequado.

Como entender o resultado

O resultado do exame PCR é considerado:

  • Positivo ou detectado, quando é identificada a presença de determinada região do gene ou do material genético do agente infeccioso, por exemplo;
  • Negativo ou não detectado, quando não são identificadas alterações na amostras indicativas de mutação ou infecção, por exemplo.

Em alguns casos, pode haver também no exame um valor que indica o grau com que aquela alteração é expressa. Ou seja, no caso de infecção por vírus, pode ser indicada a quantidade de cópias do vírus identificada na amostra, de forma que quanto maior o número de cópias, maior é o risco da infecção ser grave.

No caso da investigação de mutações, por exemplo, o valor indicado no exame indica o risco daquela mutação poder levar a uma doença, sendo importante que seja avaliado pelo médico.

RT-PCR para COVID-19

O RT-PCR para COVID-19 tem como objetivo confirmar ou descartar a infecção pelo SARS-CoV-2, que é o vírus responsável pela doença. Assim, esse teste está indicado nas seguintes situações:

  • Presença de sintomas suspeitos de COVID-19, especialmente a partir do 3º dia, como tosse seca, febre, cansaço, garganta inflamada e perda de paladar, por exemplo;
  • Teste rápido de antígeno para COVID-19 com resultado positivo, mesmo em pessoas sem sintomas;
  • Contato próximo recente com pessoas infectadas por COVID-19, mesmo sem sintomas.

O exame de RT-PCR para COVID-19 pode ainda ser requerido antes de cirurgias ou internamento no hospital, para despistar uma possível infecção assintomática e garantir a segurança das pessoas internadas, além de poder ser solicitado antes de realizar uma viagem de avião, sendo normalmente indicado 48 a 72h antes do embarque.

Marque consulta com um Infectologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender