O que você precisa saber?

O que causa e como tratar a septicemia

A septicemia é uma infecção grave do sangue que acontece quando uma infecção bacteriana em outra parte do corpo, como pulmões ou pele, consegue se espalhar pela circulação sanguínea, chegando a vários locais do corpo.

Embora sejam semelhantes, a septicemia não é o mesmo que sepsis, pois a sepsis é uma complicação ainda mais grave na qual existe uma inflamação de todo o organismo, que aumenta o risco de formação de coágulos.

Por ser uma infecção grave, quando surgem os primeiros sintomas de septicemia, como febre constante e respiração muito rápida, é aconselhado ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado e evitar colocar a vida em risco.

O que causa e como tratar a septicemia

O que pode causar septicemia

A septicemia pode surgir em qualquer pessoa que tenha uma infecção localizada que não é tratada, como infecção urinária ou pneumonia, por exemplo. No entanto, é mais frequente em recém-nascidos, sendo conhecida como septicemia neonatal, ou em idosos, devido ao sistema imune mais enfraquecido.

Além disso, pessoas com queimaduras ou feridas graves, que utilizem sonda vesical ou tenham o sistema imune enfraquecido também apresenta um risco mais elevado de desenvolver uma septicemia.

Principais sintomas

Os sintomas da septicemia surgem muito rapidamente e são mais frequentes após uma cirurgia ou quando se tem outra infecção no corpo. Alguns dos sintomas iniciais incluem:

  • Febre constante acima de 38ºC;
  • Calafrios;
  • Respiração muito rápida;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Quando a septicemia não é tratada inicialmente, podem ainda aparecer outros sintomas mais graves como;

  • Enjoos e vômitos;
  • Confusão e dificuldade para pensar;
  • Pintinhas vermelhas na pele;
  • Diminuição da quantidade de urina.

Assim que surgem estes sintomas é aconselhado ir imediatamente ao hospital para confirmar se se trata de um caso de septicemia, devendo-se evitar ficar em casa avaliando se os sintomas melhoram com o tempo.

Quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de evitar complicações graves como sepsis e falência dos órgãos internos.

Saiba quais os exames que ajudam a confirmar o diagnóstico de septicemia.

Como é feito o tratamento

O tratamento da septicemia deve ser feito em internamento no hospital para receber oxigênio e fazer antibióticos diretamente na veia que ajudam a combater as bactérias que estão causando a infecção generalizada.

Normalmente, o tratamento da septicemia dura até 10 dias mas, dependendo da gravidade da situação, o paciente pode precisar fazer tratamento com outros remédios para regular a pressão arterial, por exemplo, sendo necessário ficar internado por mais tempo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...