Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é coprocultura, para que serve e como é feito

A coprocultura, também conhecida como cultura microbiológica das fezes, é um exame que tem como objetivo identificar o agente infeccioso responsável por alterações gastrointestinais, sendo normalmente solicitado pelo médico quando há suspeita de infecção por Salmonella spp., Campylobacter spp., Escherichia coli ou Shigella spp.

Para realizar esse exame é recomendado que a pessoa evacue e leve em até 24 horas as fezes devidamente armazenadas ao laboratório para que seja feita a análise e possa ser identificada a bactéria responsável pela alteração gastrointestinal, além de também serem identificadas as bactérias que fazem parte da microbiota normal do intestino.

O que é coprocultura, para que serve e como é feito

Para que serve

A coprocultura serve para identificar microrganismos que podem estar relacionados com alterações gastrointestinais, como intoxicação alimentar ou infecção intestinal. Assim, esse exame pode ser solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta alguns dos seguintes sintomas:

  • Desconforto abdominal;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Febre;
  • Mal estar geral;
  • Presença de muco ou sangue nas fezes;
  • Diminuição do apetite.

Na maioria dos casos, além de solicitar a coprocultura o médico também solicita a realização do exame parasitológico de fezes, que é um exame que identifica a presença de parasitas nas fezes que também são responsáveis por sintomas gastrointestinais, como Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, Taenia sp. e Ancylostoma duodenale, por exemplo. Conheça mais sobre o exame parasitológico de fezes.

Como é feita a coprocultura

Para fazer a coprocultura é recomendado que a pessoa colete as fezes, não devendo ser coletada as fezes que tiverem entrado em contato com a urina ou com o vaso. Além disso, caso seja visualizado sangue, muco ou outras alterações nas fezes, é recomendado que essa parte seja coletada, pois há maior probabilidade de serem identificados os microrganismos possivelmente responsáveis pela infecção.

Em alguns casos, pode ser sugerido pelo médico que a coleta seja feita utilizando um swab diretamente do reto da pessoa, sendo essa coleta mais frequentemente de ser realizada em pessoas que estão hospitalizadas. Veja mais sobre o exame de fezes.

Após coleta e armazenamento adequado da amostra, esta deve ser levada ao laboratório para que seja feita a análise. No laboratório, as fezes são colocadas em meios de cultura específicos que permitem o crescimento das bactérias invasoras e toxigênicas, que são aquelas que não fazem parte da microbiota normal ou que fazem mas que produzindo toxinas e levando ao aparecimento de sintomas gastrointestinais.

É importante que a pessoa indique se está fazendo uso de algum antibiótico ou se fez nos últimos 7 dias antes do exame, pois pode interferir no resultado. Além disso, não é indicado que a pessoa faça uso de laxantes para estimular a evacuação, pois também pode interferir no resultado do exame.

Veja mais detalhes sobre como deve ser feita a coleta das fezes para o exame no vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • LABORCLIN. Coprocultura. Disponível em: <https://www.laborclin.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Coprocultura-rev-01.pdf>. Acesso em 08 Jun 2020
  • COPROCULTURA. NewLab. Disponível em: <https://www.newslab.com.br/wp-content/uploads/yumpu_files/Especial%20microbiologia%20Pt.%201.pdf>. Acesso em 08 Jun 2020
  • BARONE, Alessandra; FERNANDES, Archangelo P. Urocultura e coprocultura. Disponível em: <http://www.profbio.com.br/aulas/ac2_07.pdf>.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem