Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Antibiograma e como entender os Resultados

O antibiograma, também conhecido por Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA), é um exame capaz de determinar a sensibilidade da bactéria aos antibióticos, podendo indicar ao médico qual o antibiótico mais aconselhado para tratar a infecção do paciente. 

Geralmente, este exame é realizado em conjunto com a cultura de secreções, como do sangue (hemocultura) ou da urina (urocultura), por exemplo, pois é o exame que identifica se há realmente uma infecção e qual o microorganismo responsável por ela. Entenda como é feita a urocultura para identificar a infecção urinária.

O que é Antibiograma e como entender os Resultados

Como é feito o antibiograma

Para realizar o antibiograma, o médico irá solicitar a coleta do material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado pelas bactérias. A seguir, estas amostras são encaminhadas para um laboratório de microbiologia que irá analisar o material através do microscópio e tentar cultivar as bactérias em meio de agar, um tipo de material que favorece o crescimento destes micro-organismos.

Depois das bactérias crescerem no meio de cultura é realizado o antibiograma, que pode ser feito através de 2 processos:

  • Antibiograma por difusão em agar: neste procedimento são colocados pequenos discos de papel que contêm diferentes antibióticos na placa onde as bactérias crescem. Após algumas horas observa-se se existiu crescimento de bactérias em voltas dos discos e na ausência de crescimento bacteriano, descobre-se qual o antibiótico mais adequado.
  • Antibiograma baseado em diluição: neste procedimento existe um recipiente com várias diluições de antibiótico com doses diferentes, onde são colocadas as bactérias que serão analisadas. No recipiente onde não houve crescimento bacteriano, é que está a dose correta do antibiótico.

Atualmente existe o antibiograma automatizado em que resultado é obtido através de um equipamento informático que verifica o efeito dos antibióticos sobre as bactérias e indica o melhor tratamento para tratar a infecção.

Como interpretar o resultado

O resultado do antibiograma pode demorar até cerca de 3 a 5 dias, e é obtido através da análise do efeito dos antibióticos no crescimento das bactérias. O antibiótico que inibir o crescimento das bactérias é o indicado para tratar a infecção, mas caso as bactérias cresçam e os antibióticos não tenham efeito, indica que a bactéria não é sensível àquele antibiótico.

Um exemplo muito comum é o antibiograma realizado para infecções urinárias. A bactéria E. coli é uma das principais causas de infecção das vias urinárias, e na maior parte dos casos o antibiograma identifica que esta bactéria é sensível a antibióticos como Fosfomicina, Nitrofurantoína, Amoxicilina com Clavulonato, Norfloxacino ou Ciprofloxacino, por exemplo.

Por isso, muitas vezes, os médicos não necessitam do resultado deste exame para iniciar um tratamento. No entanto, como as bactérias podem sofrer modificações, em caso de dúvidas, somente o antibiograma poderá confirmar os antibióticos mais eficazes. Saiba mais sobre as infecções que a bactéria E. coli pode causar e como identificar os sintomas

Por que é necessário identificar o antibiótico correto?

O uso de antibióticos que não são corretos para um microorganismo pode provocar problemas, pois pode tratar parcialmente a infecção e causar uma infecção mais persistente e difícil de tratar. 

Por este mesmo motivo, é muito importante não utilizar antibióticos sem a orientação do médico e de forma desnecessária, pois isto pode acabar por selecionar bactérias mais resistentes aos antibióticos, diminuindo as opções de remédios para combater as infecções. Saiba como o uso inadequado de antibióticos dá origem a superbactérias

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...