A mancha no olho pode ser causada por catarata, alergias, hemorragia, pterígio, descolamento de retina ou até retinoblastoma, por exemplo.
Essa mancha pode ser vermelha, amarela, branca ou escura e estar acompanhada de sintomas como coceira, irritação, visão turva ou embaçada, sensibilidade à luz ou lacrimejamento excessivo.
Leia também: Visão turva ou embaçada: 6 principais causas e o que fazer tuasaude.com/visao-embacadaÉ importante consultar o oftalmologista sempre que surgir mancha no olho, especialmente se acompanhada de outros sintomas, para que sua causa seja identificada e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.
9 causas de mancha no olho
As principais causas de mancha no olho são:
1. Catarata
A catarata pode causar uma mancha branca no olho, especificamente na pupila, que é o pontinho preto no centro do olho responsável pela passagem da luz até a retina.
Essa condição é causada pelo envelhecimento natural do cristalino do olho, lesões ou malformações durante o desenvolvimento do bebê.
Além da mancha no olho, outros sintomas são visão turva ou embaçada, e dificuldade para ler e realizar outras atividades do dia a dia.
Leia também: 7 sintomas de catarata (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-catarataO que fazer: o tratamento é feito pelo oftalmologista com cirurgia para retirar o cristalino afetado e substituir por uma lente intraocular. Entenda como é feita a cirurgia de catarata.
Se a pessoa não puder fazer a cirurgia, o médico pode indicar o uso de colírio lubrificante, os óculos ou lentes de contato para corrigir a visão.
2. Alergias
Algumas alergias, como alergia a maquiagem, protetor solar facial, poeira ou hidratantes e cremes para área dos olhos, podem causar mancha vermelha no olho, coceira intensa ou lacrimejamento excessivo.
Além disso, deixar cair produtos químicos no olhos, sabonete, shampoo, também podem provocar irritação e alergia e provocar a mancha vermelha no olho. Veja todas as causas de alergia nos olhos.
O que fazer: remover completamente o hidratante, creme, protetor solar ou maquiagem, e lavar o olho com soro fisiológico ou em água corrente por pelo menos 15 minutos.
Caso a irritação não melhore, deve-se consultar o oftalmologista.
Leia também: Mancha vermelha no olho: 6 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-vermelha-no-olho3. Deficiência de vitamina A
A deficiência de vitamina A pode causar uma ou mais manchas branco-acinzentadas no olho, chamada mancha de Bitot, além do ressecamento da córnea.
Essas manchas são espumosas e de formato irregular, e surgem na conjuntiva, que é a parte branca do olhos, devido a um aumento da quantidade de queratina na conjuntiva.
O que fazer: o tratamento é feito com o uso de suplementos de vitamina A indicados pelo oftalmologista, pediatra ou nutricionista. Além disso, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina A.
Leia também: Vitamina A: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-aCaso seja necessário, o oftalmologista pode indicar o uso de colírios lubrificantes, para aliviar o ressecamento dos olhos.
4. Retinoblastoma
O retinoblastoma é um tipo raro de câncer no olho que causa uma mancha branca no centro do olho, especialmente nas fotos com flash. Veja como identificar os sintomas do retinoblastoma.
Esse tipo de câncer é mais comum em bebês ou crianças, e afetar um ou os dois olhos, sendo identificado pelo teste do olhinho na maternidade ou na primeira consulta ao pediatra.
O que fazer: o tratamento varia de acordo com o grau do tumor, podendo ser realizada cirurgia com laser ou aplicação de frio no local para destruir o tumor, ou realização de quimioterapia nos casos mais graves.
Leia também: Mancha branca no olho: o que pode ser e quando ir ao médico tuasaude.com/mancha-branca-no-olho5. Hemorragia subconjuntival
A hemorragia conjuntival é o rompimento dos vasos vasos sanguíneos superficiais da conjuntiva do olho, provocando uma mancha vermelha na parte branca do olho, com aspecto de sangue vivo.
Essa condição pode surgir por esfregar o olho, pressão alta, diabetes ou uso de remédios anticoagulantes, por exemplo.
O que fazer: deve-se consultar o oftalmologista para identificar a causa da hemorragia e, assim, fazer o tratamento mais adequado que pode envolver uso de compressas de água fria no olho afetado ou uso de colírios corticoides ou lubrificantes.
Leia também: Tipos de colírio: antialérgicos, lubrificantes, antibióticos (e mais) tuasaude.com/colirio6. Pterígio
O pterígio é o crescimento do tecido da conjuntiva em direção à córnea, causando uma mancha rosada, branca ou amarelada que cobre a íris, que é a parte colorida dos olhos.
Essa condição pode ser causada por exposição prolongada aos raios UV do sol, sendo comum em surfistas, mas também pode surgir devido a irritação crônica do olho, envelhecimento ou fatores genéticos, por exemplo.
O que fazer: o tratamento é feito pelo oftalmologista que pode indicar o uso de colírios analgésicos ou lubrificantes e, nos casos mais graves, cirurgia.
Leia também: Carne no olho (pterígio): o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pterigio7. Pinguécula
A pinguécula é degeneração da conjuntiva do olho que ocorre por um crescimento de tecido constituído por proteínas, gordura e cálcio, com cor amarela.
Isso resulta em mancha amarela no olho, sensação de olho seco e irritado, inchaço, vermelhidão, visão turva e coceira no olho.
O que fazer: o tratamento é feito pelo oftalmologista, que pode indicar o uso de colírios e pomadas oculares. Em alguns casos, também pode ser recomendada a cirurgia.
Leia também: Mancha amarela no olho: 5 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-amarela-no-olho8. Toxocaríase
A toxocaríase é uma infecção ocular causada pelo parasita Toxocara sp., transmitido através do contato com fezes de cães e gatos infectados, sendo mais comum em crianças.
Essa infecção pode causar manchas brancas na pupila dos olhos, aumento da sensibilidade à luz, coceira nos olhos, visão turva e diminuição da visão.
Leia também: 5 doenças transmitidas pelos gatos (e como evitar) tuasaude.com/doencas-transmitidas-pelos-gatosO que fazer: o tratamento é feito pelo oftalmologista com o uso de colírios corticoides e antiparasitários orais, como albendazol ou tiabendazol, por exemplo. Entenda como é feito o tratamento da toxocaríase.
9. Descolamento de retina
O descolamento de retina pode causar manchas escuras dentro do olho, interferindo no campo de visão, além de flashes de luzes ou dor no olho.
Essa condição pode ser causada por envelhecimento, pancadas ou traumas no olho, diabetes ou glaucoma, por exemplo.
O que fazer: o descolamento de retina é uma emergência médica, devendo-se ir ao pronto-socorro para realizar o tratamento indicado pelo oftalmologista que envolve cirurgia para corrigir o deslocamento.
Leia também: Descolamento de retina: sintomas, causas e cirurgia tuasaude.com/descolamento-da-retina