Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Catarata

A catarata é uma doença do olho que pode provocar perda de visão progressiva, podendo aparecer logo no nascimento ou ao longo da vida.

A catarata tem cura e as suas causas incluem a exposição ao sol, ingestão de algum remédio ou consequência de uma doença, como a diabetes.

Sintomas da catarata

Os sintomas da catarata podem incluir:

  • Diminuição da visão;
  • Visão embaçada;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Alteração da visão das cores;
  • Alteração da cor do olho.

Estes sintomas podem aparecer juntos ou separados, devendo ser avaliados por um médico oftalmologista para diagnosticar a catarata e iniciar o tratamento adequado.

Fotos de catarata

Catarata
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

A imagem mostra os olhos de uma criança com catarata congênita.

Cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é feita com a retirada do cristalino do olho, substituindo-o por uma lente ocular que diminui as alterações da visão.

Geralmente, a cirurgia de catarata dura cerca de 30 minutos, não provoca dor e os pacientes podem voltar as suas atividades normais no dia seguinte.

Catarata congênita

A catarata congênita está presente no bebê que desenvolveu a doença desde o nascimento e deve ser tratada com cirurgia o mais rápido possível para evitar a cegueira total ou outros problemas de visão durante o crescimento.

Normalmente, o teste do olhinho é feito na maternidade para avaliar a presença de alterações no olho do bebê. Porém, quando não é possível realizar o teste, ele deve ser feito no primeiro ano de vida por um pediatra.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...