Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pterígio no olho: o que é, principais sintomas e tratamento

Maio 2020

O pterígio, popularmente conhecido como carne do olho, é uma alteração caracterizada pelo crescimento de tecido na córnea do olho, o que pode causar visão turva, ardor no olho, fotofobia e dificuldade para enxergar, principalmente quando o tecido cresce muito e acaba recobrindo a pupila.

O pterígio acontece com mais frequência em homens a partir dos 20 anos e pode acontecer devido a fatores genéticos ou à exposição frequente à luz solar, poeira e vento, por exemplo.

O diagnóstico de pterígio deve ser feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa e alterações no olho identificada por meio de exames oftalmológico. Assim que é feito o diagnóstico é importante que o tratamento seja iniciado logo em seguida, pois assim é possível aliviar os sintomas e evitar o crescimento excessivo do tecido.

Pterígio no olho: o que é, principais sintomas e tratamento

Principais sintomas

À medida que o tecido cresce, podem surgir sinais e sintomas, sendo os principais:

  • Coceira e lacrimejamento do olho;
  • Ardor no olho;
  • Desconforto ao abrir e fechar os olhos;
  • Sensação de areia no olho;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Fotofobia, que corresponde à maior sensibilidade dos olhos à luz;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Presença de tecido que recobre a pupila;
  • Visão turva, em casos mais avançados.

Apesar de na maioria das vezes haver o aparecimento do tecido de cor mais rosada nos olhos, algumas pessoas podem ter o tecido em crescimento mais amarelado, sendo também indicativo de pterígio.

O pterígio está normalmente associado à exposição frequente e prolongada dos olhos à radiação ultravioleta, poeira e ao vento, por exemplo, mas também pode acontecer devido a fatores genéticos, principalmente se houver história na família de pterígio. O diagnóstico do pterígio é feito pelo oftalmologista a partir da observação dos sintomas apresentados pela pessoa e avaliação do olho por meio de exames oftalmológicos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para pterígio é indicado pelo oftalmologista de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e se há ou não comprometimento da visão. Na maioria dos casos é recomendado o uso de colírios analgésicos ou lubrificantes que ajudam a aliviar os sintomas. Conheça os principais tipos de colírios.

Além disso, é importante usar óculos de sol adequados com proteção UVA e UVB, além de chapéus ou bonés e lentes que possuem filtro protetor contra a luz ultravioleta do sol. Dessa forma é possível evitar os fatores que favorecem o desenvolvimento do pterígio.

É importante que a pessoa com pterígio seja acompanhada regularmente pelo oftalmologista para que seja verificado o crescimento do tecido e se há comprometimento da visão, sendo necessário nesses casos a realização de cirurgia.

Cirurgia de pterígio

A cirurgia para pterígio é indicada quando o tecido cresce de forma excessiva e, além do desconforto estético, a capacidade visual da pessoa é prejudicada. Essa cirurgia é feita sob anestesia local, dura cerca de 30 minutos e consiste na remoção do tecido que encontra-se em excesso seguida de um transplante de conjuntiva para recobrir o local da lesão.

Apesar de promover a remoção do tecido em excesso, é importante que sejam adotados cuidados com os olhos, como uso de bonés e óculos de sol, pois o pterígio pode voltar.

Bibliografia >

  • PAGNIN, André F. Identificação e Caracterização de Pterígio Utilizando Floresta de Caminhos Ótimos e Técnicas de Otimização. Tese de Mestrado, 2011. UNESP-São José do Rio Preto.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem