Visão turva ou embaçada: 6 principais causas e o que fazer

outubro 2022

A visão embaçada é comum de acontecer em pessoas que possuem algum problema de visão, como miopia, hipermetropia ou presbiopia, por exemplo. Nesses casos, a vista embaçada é normalmente sinal de que pode ser necessário corrigir o grau do óculos, sendo importante consultar o oftalmologista.

No entanto, a vista embaçada ou turva também pode acontecer em caso de conjuntivite ou como consequência da pressão alta ou da diabetes, por exemplo, que devem ser tratadas de acordo com a indicação do médico.

Assim, quando a visão embaçada ou turva é frequente ou quando é acompanhada por outros sintomas, como dor no olho ou diminuição do campo de visão, por exemplo, é importante consultar o oftalmologista para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado. Confira quais são os principais problemas de visão mais comuns.

1. Miopia ou hipermetropia

A miopia e a hipermetropia são dois dos problemas oculares mais comuns. A miopia acontece quando a pessoa não consegue enxergar corretamente de longe, e a hipermetropia acontece quando é difícil enxergar de perto. Associada à visão embaçada, geralmente também surgem outros sintomas como dor de cabeça constante, cansaço fácil e necessidade de semicerrar os olhos frequentemente.

O que fazer: deve-se consultar um oftalmologista para fazer um exame de visão e entender qual o problema, iniciando o tratamento, que normalmente inclui o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia.

2. Presbiopia

A presbiopia é outro problema bastante frequente, especialmente em pessoas com mais de 40 anos, se caracterizando como a dificuldade para focar objetos ou textos que estão perto. Normalmente, pessoas com este problema precisam segurar revistas e livros longe dos olhos para conseguir focar bem as letras.

O que fazer: a presbiopia pode ser confirmada por um oftalmologista e normalmente é corrigida com o uso de óculos de grau para ler. Saiba reconhecer os sintomas de presbiopia.

3. Conjuntivite

Outra situação que pode levar ao surgimento de visão embaçada é a conjuntivite, que é uma infecção relativamente comum do olho e que pode ser causada pelo vírus da gripe, bactérias ou fungos, podendo ser passada facilmente de uma pessoa para a outra. Outros sintomas da conjuntivite incluem vermelhidão nos olhos, coceira, sensação de areia no olho ou presença de remelas, por exemplo. Conheça mais sobre a conjuntivite.

O que fazer: é necessário identificar se a infecção está sendo causada por bactérias pois pode ser necessário usar um colírio ou pomada antibiótica, como Tobramicina ou Ciprofloxacino. Assim, deve-se consultar o oftalmologista para saber qual o melhor tratamento.

4. Diabetes descompensada

A visão embaçada pode ser uma complicação da diabetes chamada de retinopatia, que acontece devido à degradação da retina, dos vasos sanguíneos e dos nervos. Isso geralmente só acontece em pessoas que não fazem o tratamento adequado da doença e, por isso, os níveis de açúcar estão constantemente elevados no sangue. Caso a diabetes se mantenha descontrolada pode até haver o risco de cegueira.

O que fazer: caso já se tenha sido diagnosticado com diabetes, deve-se fazer uma alimentação adequada, evitando alimentos industrializados e açucarados, assim como tomar adequadamente a medicação indicada pelo médico. Porém, caso ainda não se tenha o diagnóstico de diabetes, mas existam outros sintomas como vontade frequente para urinar ou sede excessiva, deve-se consultar um clínico geral ou endocrinologista. Veja como é feito o tratamento da diabetes.

5. Pressão alta

Embora seja menos frequente, a pressão alta também pode resultar em visão embaçada. Isso acontece porque assim como acontece em casos de AVC ou infarto, a pressão alta também pode levar ao entupimento de vasos do olho, afetando a visão. Geralmente, este problema não causa qualquer tipo de dor, mas é comum que a pessoa acorde com a visão embaçada, especialmente em um olho apenas.

O que fazer: caso exista suspeita de que a visão embaçada está sendo causada pela pressão alta deve-se ir ao hospital ou consultar um clínico geral. Muitas vezes, este problema pode ser tratado com o uso adequado de aspirina ou outro remédio que ajude a tornar o sangue mais fluido.

6. Catarata ou glaucoma

A catarata e o glaucoma são outros problemas de visão muito relacionados com a idade e que surgem lentamente ao longo do tempo, especialmente após os 50 anos. A catarata pode ser mais fácil de identificar, pois vai causando o surgimento de uma película esbranquiçada no olho. Já o glaucoma, geralmente é acompanhado de outros sintomas como dor intensa no olho ou perda do campo de visão, por exemplo. Confira outros sintomas de glaucoma.

O que fazer: Se existir suspeita de um destes problemas de visão deve-se consultar o oftalmologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de colírios específicos ou cirurgia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • AMERICAN HEART ASSOCIATION. The eyes have it for high blood pressure clues. Disponível em: <https://www.heart.org/en/news/2018/12/13/the-eyes-have-it-for-high-blood-pressure-clues>. Acesso em 17 out 2022
  • SUPURAN, Claudiu . The management of glaucoma and macular degeneration. Expert Opinion on Therapeutic Patents. Vol.29, n.10. 745-747, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • OPTOMETRISTS NETWORK. 11 Causes of Blurry Vision in One Eye. Disponível em: <https://www.optometrists.org/general-practice-optometry/guide-to-eye-health/11-causes-of-blurry-vision-in-one-eye/>. Acesso em 17 out 2022
  • MERCK MANUALS. Vision, Blurred. Disponível em: <https://www.merckmanuals.com/home/eye-disorders/symptoms-of-eye-disorders/vision-blurred>. Acesso em 17 out 2022
  • AZARI, A; BARNEY, N.. Conjunctivitis: A Systematic Review of Diagnosis and Treatment. JAMA. Vol. 310, n.16. 1721–1730, 2013
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.