Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mancha amarela no olho: O que pode ser e O que fazer

A presença de uma mancha amarela no olho geralmente não é sinal de um problema grave, estando, em muitos casos relacionada com alterações benignas do olho, como pinguécula ou pterígio, por exemplo, que podem nem necessitar de tratamento.

No entanto, quando o olho se apresenta amarelado, também pode ser indicador de problemas um pouco mais sérios, como alterações no fígado ou vesícula, que causam icterícia. Embora a icterícia geralmente deixe toda a parte branca do olho amarelada, em alguns casos pode surgir apenas como pequenas manchas que vão aumentando ao longo do tempo.

Assim, sempre que surge uma alteração no olho é muito importante ir ao oftalmologista ou a um clínico geral para identificar a causa correta, iniciando o tratamento se necessário.

Mancha amarela no olho: O que pode ser e O que fazer

1. Problemas no fígado ou vesícula

Embora a icterícia causada por problemas no fígado ou na vesícula normalmente deixe toda a parte branca do olho amarelada, existem alguns casos de pessoas que começam por observar a presença de pequenas manchas amarelas no olho.

Esta alteração acontece devido ao acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, que acaba deixando os olhos amarelados, assim como a pele. Num primeiro momento, esse sintoma afeta apenas os olhos mas depois pode passar para todo o corpo. Outro sintomas típicos de problemas no fígado incluem enjoos, dor na região abdominal, perda de apetite e cansaço excessivo, por exemplo.

O que fazer: se existir suspeita de problemas no fígado deve-se consultar um hepatologista ou um clínico geral para fazer exames de sangue ou uma ultrassonografia e identificar se existe de fato alguma alteração no fígado ou nas vias biliares, iniciando o tratamento adequado. Veja quais os outros sintomas de problemas de fígado e como é feito o tratamento.

2. Pinguécula ocular

Esta é uma das causas mais comuns do surgimento de uma mancha amarela na parte branca do olho e acontece devido ao crescimento excessivo do tecido presente nessa região do olho. Por esse motivo, este é um tipo de mancha que parece apresentar algum relevo.

A pinguécula ocular não é um problema sério e muitas vezes nem necessita de tratamento, já que pode não causar qualquer sintoma nem complicação. Esta alteração é mais comum em pessoas que estão expostas por muito tempo ao sol ou que têm síndrome do olho seco. Veja algumas formas de combater o olho seco.

O que fazer: normalmente a pinguécula não necessita de um tratamento específico, no entanto, para confirmar o diagnóstico a melhor opção é consultar um oftalmologista. Caso surjam sintomas, como irritação ou desconforto ocular, o médico pode receitar a aplicação de alguns colírios específicos.

3. Pterígio nos olhos

O pterígio ocular é muito semelhante à pinguécula, no entanto, o crescimento de tecido do olho também pode acontecer por cima da retina, causando o surgimento de uma mancha que não está apenas na parte branca do olho, mas que pode também se espalhar para cima da cor dos olhos.

Embora nestes casos a alteração apareça com uma cor mais rosada, existem pessoas que podem apresentar um pterígio mais amarelado. Esta alteração é mais comum em homens entre os 20 e 30 anos e pode causar desconforto ao abrir e fechar o olho, assim como problemas de visão.

O que fazer: na maioria dos casos o tratamento do pterígio é feito por um oftalmologista através da aplicação de colírios, no entanto, também pode ser recomendada cirurgia, caso o crescimento de tecido seja muito exagerado. Assim, se existir suspeita de pterígio é muito importante consultar um oftalmologista.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem