Manchas de Bitot: o que são, sintomas, causas e tratamento

As manchas de Bitot são pequenas manchas brancas-acinzentadas, ovais, espumosas e de formato irregular que podem surgir na parte branca do olhos.

Este tipo de mancha normalmente surge devido à falta de vitamina A no organismo, o que leva a um aumento na concentração de queratina na conjuntiva do olho. Por esse motivo, este tipo de problema á mais comum em populações subnutridas, como acontece mais frequentemente em países de África, sendo frequente em crianças.

As manchas de Bitot são consideradas uma fase inicial de xeroftalmia que, se continuar evoluindo, pode causar complicações graves como úlceras e cegueira noturna, por exemplo. Assim, sempre que existe suspeita da presença de manchas de Bitot no olho é muito importante consultar um oftalmologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Entenda mais sobre o que é a xeroftalmia e que pode causar.

Manchas de Bitot: o que são, sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

A característica mais importante das manchas de Bitot é o aparecimento de uma, ou mais, manchas branca-acinzentadas na parte branco do olho, com aspeto espumoso ou de pele ressecada.

No entanto, também podem surgir outros sintomas como:

  • Sensação frequente de olho seco;
  • Dificuldade para enxergar de noite ou em locais mais escuros;
  • Infecções frequentes nos olhos.

O diagnóstico das manchas de Bitot normalmente é feito após a avaliação de um oftalmologista, mas também pode incluir a realização de uma biópsia do tecido lesionado e um exame de sangue para avaliar a quantidade de vitamina A no sangue.

Possíveis causas

A principal causa do surgimento das manchas de Bitot é a deficiência de vitamina A, que pode acontecer tanto por diminuição da ingestão de alimentos que contêm essa vitamina quanto devido a situações que dificultem a absorção da vitamina pelo intestino, como acontece na síndrome de má absorção ou doença de Crohn, por exemplo.

No entanto as manchas também podem aparecer como consequência da inflamação da conjuntiva, conhecida como conjuntivite. Veja quais são os tipos de conjuntivite.

Como é feito o tratamento

O tratamento normalmente é feito com o objetivo de eliminar a causa da mancha de Bitot, podendo se recomendado pelo médico o uso de suplementação vitamínica e o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina A, como por exemplo o fígado, cenoura, espinafre e manga. Veja quais são os alimentos ricos em vitamina A.

Além disso, pode ser indicado pelo oftalmologista o uso de colírios específicos para diminuir o ressecamento da córnea. Saiba quais são os tipos de colírio e para que servem.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • AMERICAN ACADEMY OF OPHTALMOLOGY. Management of Bitot’s Spots. Disponível em: <https://www.aao.org/eyenet/article/management-of-bitot-s-spots>. Acesso em 14 Set 2021
  • CANADIAN MEDICAL ASSOCIATION JOURNAL. Bitot spot: early marker for avoidable blindness. Disponível em: <https://www.cmaj.ca/content/189/40/E1264>. Acesso em 14 Set 2021
Mais sobre este assunto: