Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

Novembro 2019

Os olhos vermelhos podem indicar que a pessoa está com alguma irritação devido ao ambiente mais seco, cansaço ou devido ao uso de cremes ou maquiagem que possa estar causando alguma reação alérgica. No entanto, a vermelhidão nos olhos também pode ser causada por algumas doenças e por isso quando este sintoma é frequente deve-se ir ao médico para descobrir a sua causa e assim iniciar o tratamento adequado.

Quando a pessoa apresenta olhos vermelhos e irritados com frequência, é recomendado que vá ao oftalmologista para que seja realizado exame de vista, uma vez que a pessoa também pode apresentar dificuldade visual.

Na maioria das vezes, o uso de colírio adequado é suficiente para aliviar a vermelhidão e a irritação dos olhos, porém nos casos em que há dificuldade visual, o oftalmologista pode recomendar a utilização de óculos de grau ou com lentes anti-reflexo para controlar os sintomas.

visualizações

Algumas situações comuns e doenças oculares que podem deixar os olhos avermelhados são:

1. Cisco ou corpo estranho no olho

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

A córnea pode ser arranhada causando grande irritação e vermelhidão num dos olhos devido a presença de um cisco, grão de areia ou cílios que podem ter entrado nos olhos.

O que fazer: Neste caso, lavar os olhos com o chá de camomila ou com lágrimas artificiais que se compra na farmácia pode ajudar a eliminar o corpo estranho, aliviando a dor e o desconforto. 

Não se deve ficar esfregando os olhos, colocando os dedos no globo ocular, nem colocar água da torneira para eliminar o corpo estranho dos olhos, pois tanto os dedos quanto a água da torneira, podem conter microrganismos que podem causar infecção ocular, agravando a situação.

Também é desaconselhado abrir os olhos na piscina ou no mar, porque estas águas podem estar sujas e contaminadas. Além disso o cloro utilizado para manter a piscina limpa pode irritar os olhos.

2. Síndrome do olho seco

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

Pessoas que trabalham muitas horas na frente do computador, passam horas assistindo televisão ou usando o tablet ou o celular para usar as redes sociais ou ver vídeos tem mais chances de sofrer com a síndrome do olho seco, uma alteração que pode deixar os olhos vermelhos e irritados, especialmente no final do dia, devido à diminuição da quantidade de lágrimas produzidas. Saiba mais sobre a síndrome do olho seco.

O que fazer: Para aliviar os sintomas da síndrome do olho seco, a recomendação é piscar mais vezes por minuto e pingar algumas gotas de colírio ou lágrimas artificiais nos olhos várias vezes ao dia, sempre que sentir que o olho está seco e irritado. 

3. Alergia a cremes ou maquiagem

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

Algumas pessoas tem mais facilidade em ter alergia e por isso podem ficar com os olhos vermelhos, irritados e lacrimejantes quando passam cremes ou loções no rosto. O mesmo também pode acontecer quando utiliza maquiagem, que não é hipoalergênica ou que já passou do prazo de validade.

As sombras, delineador, lápis de olhos e rímel são os produtos de maquiagem que mais podem deixar os olhos vermelhos e irritados. O filtro solar próprio para o corpo não deve ser utilizado para passar no rosto porque pode causar alergia em algumas pessoas, por isso o ideal é só usar o filtro solar facial em todo o rosto, mas tendo o cuidado de não aplicar tão próximo dos olhos.

O que fazer: Lavar o rosto com água fria e remover completamente os vestígios de cremes e maquiagem e aplicar soro fisiológico nos olhos, mantendo estes fechados por alguns minutos. Colocar uma compressa gelada pode ajudar a desinchar os olhos e acalmar a irritação.

O uso de anti-histamínicos como cetirizina pode ser útil quando mesmo após estes cuidados o inchaço e a vermelhidão não cessam. No entanto, se estes sintomas permanecerem mesmo após estes cuidados um médico deve ser consultado.

4. Conjuntivite

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

A conjuntivite é a inflamação ou infecção da membrana que reveste as pálpebras e a superfície do olho e neste caso os sintomas incluem dor, vermelhidão e irritação que pode afetar somente um olho. Sensação de corpo estranho dentro do olho e sensibilidade à luz solar também costumam estar presentes.

A conjuntivite viral e bacteriana são contagiosas, e frequentemente o outro olho também é afetado antes da resolução do problema. Esta pode ser causada por vírus ou bactérias e muitas vezes é um dos sintomas presente em outras doenças como Dengue ou Zika, por exemplo. No entanto, a conjuntivite alérgica é mais comum e não é contagiosa, sendo causada pela presença de lente de contato, por exemplo.

O que fazer: O médico pode recomendar o uso de colírios antibióticos no caso da conjuntivite bacteriana, mas nas virais basta usar colírios ou lágrimas artificiais e ter o cuidado de manter os olhos devidamente limpos. Além disso, usar óculos escuro ao sair de casa e quando estiver no computador, tablet, celular ou assistindo televisão pode ser uma boa opção para se sentir mais confortável. Conheça alguns exemplos de colírios para conjuntivite.

Para evitar a transmissão da doença para outras pessoas recomenda-se ter muito cuidado de higiene e lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente após limpar os olhos ou entrar em contato com as secreções. A criança com conjuntivite deve ficar em casa e evitar ir à escola.

5. Arranhão na córnea

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

O arranhão na córnea é uma situação muito comum, que pode deixar os olhos vermelhos e irritados. Isto pode acontecer durante um jogo de futebol, por exemplo, ao ser atacado por um gato ou até mesmo quando entra um cisco ou uma pedra bem pequenininha no olho.

O que fazer: Caso a pessoa tenha sofrido um arranhão na córnea, é recomendado lavar os olhos com água fria e esperar por alguns instantes até abrir o olho. Além disso, é indicado colocar uma compressa com gelo e proteger os olhos usando óculos de sol e evitar entrar no mar ou na piscina. É importante também ir ao oftalmologista para que seja verificado se há alguma alteração na visão devido ao arranhão.

6. Pancada ou traumatismo nos olhos ou no rosto

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

Qualquer pancada no rosto ou na cabeça, como pode acontecer numa queda ou num acidente de trânsito, pode provocar uma hemorragia subconjuntival devido a ruptura de pequenos vasos de sangue desta região deixando uma marca muito vermelha no olho.

O que fazer: Compressas frias podem aliviar o desconforto mas não é necessário nenhum tratamento específico porque a vermelhidão desaparece sozinha. No entanto, é importante ir ao médico para verificar se existem outras lesões que precisam de tratamento.

7. Glaucoma

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

O glaucoma é uma doença ocular que pode deixar os olhos avermelhados, além de causar também dor de cabeça e dor no fundo do olho. Esta doença deve ser diagnosticada pelo oftalmologista após a realização de exames específicos que medem a pressão ocular.

O que fazer: Para controlar esta doença que não tem cura e assim diminuir o risco de cegueira deve-se utilizar os colírios indicados pelo médico diariamente. Em alguns casos pode ser necessário recorrer à cirurgia.

8. Blefarite

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

A blefarite é uma inflamação das pálpebras que deixa os olhos vermelhos e irritados além da presença de pequenas crostas que podem dificultar até mesmo a abertura dos olhos ao acordar. Esta é uma alteração comum e o seu tratamento pode ser demorado, especialmente quando é causada por uma alteração nas glândulas de Meibomius.

O que fazer: O tratamento da blefarite consiste em manter os olhos sempre limpos e por isso pode ser necessário lavar o rosto com um shampoo neutro de criança para não arder os olhos e depois aplicar uma compressa calmante que pode ser feita com o chá de camomila. No entanto, quando esta é uma infecção bacteriana resistente o oftalmologista poderá indicar o uso de uma pomada antibiótica.

9. Uveíte

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

A uveíte que a inflamação da úvea, uma parte do olho que é formada pela íris, o corpo ciliar e coroide, que formam a parte da frente do olho, deixado os olhos muito vermelhos. Esta geralmente está relacionada a outras doenças como sarcoidose, espondilite anquilosante, psoríase e doença de Behçet. Veja mais sobre a uveíte.

O que fazer: O tratamento para a uveíte consiste em diminuir a infamação e a formação de cicatrizes através de colírios glicocorticoides indicados pelo oftalmologista.

10. Ceratite

O que pode ser a vermelhidão nos olhos e o que fazer

Os sintomas de ceratite manifestam-se através de uma pequena pele que recobre a pupila, além de dor, vermelhidão, irritação, sensação de corpo estranho e aumento de sensibilidade à luz. Esta é uma infecção comum em países quentes e úmidos devido a entrada de fungos presente em folhas ou flores, por exemplo.

Pode ser recomendado pelo oftalmologista a realização de uma biópsia para identificar o microrganismo causador da infecção e iniciar o tratamento com os antibióticos específicos que devem ser utilizados o mais rápido possível para evitar a perda da visão.

O que fazer: O médico deverá receitar o uso de colírios e pomadas antibióticas para aplicar diariamente nos olhos.

Sinais de alerta para ir ao hospital

É importante ir ao hospital quando a vermelhidão dos olhos é frequente e não passa ao longo do tempo, pois pode indicar comprometimento cerebral ou graves alterações oculares. Assim, é recomendado ir ao hospital quando:

  • Os olhos ficaram vermelhos por causa de uma perfuração;
  • Tiver dor de cabeça e visão embaçada;
  • Estiver confuso e não souber onde está ou quem é;
  • Tiver náuseas e vômitos;
  • Os olhos estiverem muito vermelhos há cerca de 5 dias;
  • Tiver algum objeto no olho;
  • Tiver uma secreção amarela ou esverdeada saindo de um ou dos dois olhos.

Nestes casos, é importante que a pessoa seja observada por um médico e sejam realizados exames para identificar a causa do surgimento dos sintomas e, assim, se possa iniciar o tratamento mais adequado. 

Conheça também as causas de dor no olhos e como deve ser feito o tratamento

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem