14 doenças que causam manchas vermelhas na pele

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
abril 2022

As manchas vermelhas na pele em adultos podem acontecer devido a diversas situações, podendo acontecer devido a uma alergia ou ser um dos sinais de câncer, por exemplo. Por isso, é importante ter atenção a todos os sintomas que possam surgir, como coceira, febre ou tosse, por exemplo, e consultar o médico, para que seja feita uma avaliação das manchas e indicada a realização de exames que ajudem a identificar a causa.

Assim, a partir do momento que a causa das manchas é identificada, o médico pode recomendar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, em alguns casos.

O que pode ser a mancha vermelha

Para conseguir identificar mais facilmente o que pode estar causando a sua mancha vermelha, por favor responda às seguintes questões:

Principais causas e como tratar

As principais causas de manchas vermelhas na pele são:

1. Alergia

Alergia
Alergia

Como são as manchas: de tamanho médio, podem ser vermelhas ou brancas e coçam muito, podendo conter líquido ou ficarem inflamadas, desaparecendo em até 3 dias. Nos casos mais graves, as manchas vermelhas podem ser acompanhadas por sintomas como falta de ar, podendo colocar a vida em risco.

As manchas vermelhas devido a alergia podem surgir após o contato com plantas, pêlos de animais ou ingestão de remédios, por exemplo, mas também podem ser causadas por picada de inseto ou intoxicação alimentar.

Como tratar: os sintomas podem ser aliviados com medicamentos para alergia como a Loratadina, corticosteroides, como a Prednisona, ou aplicação de cremes, como Fenergan, receitadas pelo dermatologista. Veja mais sobre o tratamento para alergia.

2. Micose

MIcose
MIcose

Como são as manchas: podem aparecer em qualquer parte do corpo, diferentes tamanhos e afetam uma região bem delimitada do corpo. Além disso, também pode haver formação de bolhas e descamação na área. Em alguns casos, a infecção pode espalhar para outras partes do corpo, podendo levar ao aparecimento de outros sintomas, como coceira e ardor. Veja mais detalhes dos sintomas da micose na pele.

Como tratar: remédios antifúngicos e por vezes antibióticos podem ser indicados pelo dermatologista.

3. Zika vírus

Zika
Zika

Como são as manchas: são caracterizadas por serem pequenas pintas vermelhas levemente elevadas que produzem coceira e normalmente surgem cerca de 3 dias após a picada do mosquito. As manchas da Zika geralmente surgem primeiro no rosto e se espalham pelo resto do corpo em poucas horas e duram cerca de 5 dias, sendo normalmente acompanhadas por outros sintomas como dor muscular ou articular, por exemplo. Veja como saber se está com Zika.

Como tratar: repouso, hidratação e remédios prescritos pelo médico como a Dipirona ou Paracetamol, para aliviar os sintomas e o mal estar.

4. Eczema

Eczema
Eczema

Como são as manchas: provocam muita coceira, o que pode deixar a pele mais vermelha, além de poderem ficar inchadas. As manchas podem aparecer e desaparecer espontaneamente ao longo do tempo, sendo mais frequente em crianças e em profissionais da saúde que lavam as mãos com sabonetes antisséptico.

Como tratar: uso de remédios anti-alérgicos como Loratadina e aplicação de pomadas ou cremes corticoides, como Fenirax, prescritos pelo dermatologista.

5. Rubéola

Rubéola
Rubéola

Como são as manchas: são pequenas, planas, apesar de algumas poderem ser ligeiramente elevadas, podendo juntar-se e formar uma mancha maior, além de causar coceira. Normalmente começam no rosto e parte detrás das orelhas e em pouco tempo se espalham pelo corpo e duram cerca de 3 dias.

Como tratar: seguir o tratamento indicado pelo médico, que pode ser feito com Paracetamol até que a doença esteja devidamente controlada. 

6. Psoríase

Psoríase
Psoríase

Como são as manchas: apresentam centro branco com bordas vermelhas ou rosas, secas, que descamam e que causam coceira, podendo também sangrar, em alguns casos. Essas manchas normalmente surgem nos cotovelos, joelhos, nádegas ou couro cabeludo. São mais frequentes antes dos 30 anos e depois dos 50 anos, não são contagiosas e estão relacionadas com fatores genéticos.

Como tratar: para o tratamento desse tipo de mancha, o dermatologista pode indicar o uso de alguns cremes ou pomadas anti-inflamatórias. Além disso, é também indicado evitar a exposição solar e o consumo de alimentos ricos em gordura e produtos industrializados, dando preferência ao consumo de alimentos ricos em ômega-3 e betacarotenos. Conheça outros cuidados importantes durante o tratamento para psoríase.

7. Lúpus

Lúpus
Lúpus

Como são as manchas: manchas avermelhadas planas ou elevadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes em mulheres na região do nariz e bochechas, lembrando uma borboleta. Saiba reconhecer os sintomas de lúpus.

Como tratar: remédios corticoides e imunossupressores orientados pelo médico.

8. Rosácea

Rosácea
Rosácea

Como são as manchas: manchas vermelhas que aparecem mais frequentemente nas bochechas, testa e nariz em que podem ser também visualizados pequenos vasinhos na pele. Além das manchas vermelhas, a pele fica mais sensível, quente e poder ser verificado também inchaço.

As manchas podem permanecer de semanas a meses e desaparecer após um tempo, podendo voltar a surgir e ser acompanhado por outros sintomas característicos.

Como tratar: uso de sabonete e hidratantes neutros para controlar a vermelhidão e, em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios.

9. Sarna

Sarna
Sarna

Como são as manchas: manchas vermelhas que surgem principalmente nos dedos das mãos e dos pés, além de também poder aparecer nas axilas, que coçam bastante, principalmente à noite.

A coceira constante pode levar ao desenvolvimento de úlceras na pele, tanto em crianças quanto em bebês.

Como tratar: aplicação de cremes e pomadas indicados pelo dermatologista de acordo com a gravidade da infecção, podendo ser indicado Ivermectina, Crotamiton ou Permetrina. Conheça mais sobre a sarna humana.

10. Brotoeja

Brotoeja
Brotoeja

Como são as manchas: pequenas manchas e bolinhas vermelhas que causam ardor e coceira e que aparecem principalmente na região peitoral, coxas, rosto, pescoço e costas.

Como tratar: não é necessário tratamento específico, sendo apenas recomendado manter a região livre de calor e aplicar compressas frias no lugar em que as brotoejas aparecem.

11. Catapora

Catapora
Catapora

Como são as manchas: as manchas da catapora dependem da fase da doença que a pessoa se encontra, podendo ser verificada pequenas bolinhas em todo o corpo e que produzem bastante coceira. Em seguida, podem ser notadas bolhas cheias de líquido que estouram e levam à formação de crostas. Veja como reconhecer as manchas de catapora.

Como tratar: repouso e uso de Paracetamol e Iodopovidona, para evitar que as bolhas infeccionem, que devem der usados de acordo com a orientação do médico.

12. Sarampo

Sarampo
Sarampo

Como são as manchas: pequenas manchas vermelhas, levemente elevadas, que não coçam e que se disseminam com rapidez por todo o corpo. Surgem primeiramente no rosto e espalham-se pelo tronco e braços, além de poderem ser acompanhadas por febre. Faça o teste online para saber se pode estar com sarampo.

Como tratar: repouso, hidratação e uso de Paracetamol de acordo com recomendação do médico.

13. Câncer de pele

Câncer de pele
Câncer de pele

Como são as manchas: as manchas dependem do tipo de câncer de pele que a pessoa possui. No entanto, as manchas costumam ser pequenas, de formato irregular e que podem aumentar ao longo do tempo, podendo sangrar também, em alguns casos. Além disso, algumas manchas podem ser planas, extensas ou ter uma superfície áspera. Saiba como identificar o câncer de pele.

Como tratar: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia de acordo com as características da mancha identificadas pelo médico após avaliação.

14. Dermatite atópica

Dermatite atópica
Dermatite atópica

Como são as manchas: manchas vermelhas que coçam bastante, principalmente a noite, e podem descamar, podendo também conter líquido e que posteriormente pode gerar uma crosta. A coceira excessiva pode causar feridas na pele, além de também poder causar o aumento da espessura da pele no local. Veja como identificar os tipos de dermatite.

Como tratar: cremes e pomadas com corticoides de acordo com orientação do médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em novembro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.