Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia para Catarata

A cirurgia para catarata é feita para tratar a catarada congênita, que é aquela em que o bebê já nasce com dano no cristalino, ou adquirida, que é caracterizada pela perda progressiva da visão, sendo consequência do envelhecimento. Saiba mais sobre a catarata.

A cirurgia é um procedimento rápido e simples e normalmente não apresenta riscos e nem complicações. No dia seguinte à cirurgia a pessoa já pode voltar às atividades normais, mas a visão só é completamente restaurada após 30 dias-

A cirurgia para catarata custa em média R$ 3000,00, que pode variar de acordo com a gravidade do caso, da técnica utilizada e ou da clínica em que será realizado o procedimento. No entanto, em casos mais avançados, pode ser feita cirurgia para catarata gratuitamente pelo SUS.

Cirurgia para Catarata

Como é feita a cirurgia

A cirurgia é feita sob anestesia local, que pode ser tanto por injeção quanto pela utilização de colírios anestésicos. O procedimento é rápido, dura cerca de 30 minutos, não provoca dor e no dia seguinte a pessoa já consegue retomar às atividades. Porém a visão só é restaurada após 30 dias da cirurgia.

A cirurgia acontece a partir de um corne na córnea que permite que seja retirado o cristalino danificado, que é susbtituido por uma lente artificial transparente capaz de restaurar a visão da pessoa. Apesar de não provocar dor, a pessoa pode sentir um leve desconforto no olho.

Uma opção mais recente e moderna de cirurgia consiste em um laser capaz de realizar várias etapas do procediemento cirúrgico, sendo assim mais preciso. Saiba mais sobre os novos tratamentos para catarata.

Antes da cirurgia, pode-se experimentar, de acordo com a recomendação do oftalmologista, outras maneiras para diminuir os sintomas da catarata, como a ingestão de remédios ou o uso de lentes ou óculos com grau maior.

Riscos da cirurgia para catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento simples e seguro e normalmente não leva a complicações, principalmente em adultos. No entanto, pode haver deslocamento da lente ou opacidade da cápsula posterior, o que pode tornar a visão pior do que era na catarata. Esses problemas, porém, também podem ser corrigidos através de cirurgia.

No caso da catarata congênita, o risco de é maior, e normalmente resulta em problemas de visão que surgem ao longo do desenvolvimento e que podem ser corrigidos com o uso de lentes ou óculos.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia para catarata é rápida e, normalmente, ocorre sem complicações ou dor, no entanto, deve-se:

  • Utilizar óculos de sol sempre que sair na rua, pelo menos durante 24 horas;
  • Repousar nos primeiros 2 dias, evitando fazer esforços excessivos;
  • Colocar os colírios anti-inflamatórios, como o Cetorolaco, 4 vezes por dia ou de acordo com a indicação do médico;

Além disso, no pós-operatório da cirurgia para catarata é normal que o indivíduo apresente visão embaçada ou enxergue um ponto mais escuro, pois é resultado da inflamação do olho.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...