Mancha branca no olho: o que pode ser e quando ir ao médico

Atualizado em junho 2023

A mancha branca no olho, também chamada de leucocoria, aparece mais frequentemente na pupila e pode ser indicativa de doenças como o retinoblastoma, catarata, úlcera na córnea, pterígio ou toxocaríase, por exemplo.

Além da mancha branca, dependendo da causa, podem ser identificados outros sintomas como dificuldade para enxergar, visão turva, coceira no olho e vermelhidão.

É importante que o oftalmologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de mancha branca no olho são:

1. Retinoblastoma

O retinoblastoma é um tipo raro de câncer que pode acontecer em um ou nos dois olhos e ocorre com mais frequência em crianças.

Essa doença pode ser identificada facilmente através do teste do olhinho ainda na maternidade ou na primeira consulta ao pediatra, e tem como principais sintomas dificuldade para enxergar, vermelhidão no olho e estrabismo, além da presença da mancha branca no olho.

O que fazer: é fundamental que o oftalmologista seja consultado para que seja feito o diagnóstico mais cedo possível para que o tratamento possa ser iniciado logo em seguida e, assim, prevenir as sequelas.

O tratamento do retinoblastoma varia de acordo com o grau da doença, podendo ser realizado com laser ou aplicação de frio no local para destruir o tumor, ou realização de quimioterapia nos casos mais graves. Entenda como é feito o tratamento do retinoblastoma.

2. Catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela perda progressiva da visão, sendo mais comum em pessoas acima dos 60 anos, devido ao envelhecimento do cristalino do olho. No entanto, também pode acontecer logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita, que é caracterizada pela malformação do cristalino durante o desenvolvimento do feto, podendo atingir um ou os dois olhos.

O sinal característico da catarata é a presença de uma mancha branca na pupila que pode prejudicar a visão, deixando-a embaçada, ou até mesmo levando à perda total da mesma.

O que fazer: é importante que o tratamento da catarata seja iniciado assim que for feito o diagnóstico para evitar complicações, como a perda total da visão. Normalmente, o tratamento é feito por meio de cirurgia para substituição do cristalino. Veja como é a cirurgia para catarata.

3. Toxocaríase

A toxocaríase é uma doença infecciosa causada pela infecção pelo parasita Toxocara sp., que pode atingir o olho e causar vermelhidão e manchas brancas na pupila, dor ou coceira no olho e diminuição da visão. A toxocaríase ocular é mais comum de acontecer em crianças que brincam no chão, areia ou na terra, pois é normalmente o habitat do Toxocara. Saiba mais sobre a toxocaríase.

O que fazer: em caso de toxocaríase, o tratamento normalmente consiste no uso de colírios com corticoides para tratar os sintomas, de acordo com a orientação do oftalmologista, e evitar a progressão da doença.

4. Pterígio

O pterígio, popularmente chamado de carne no olho, é o crescimento de tecido esbranquiçado ou amarelado na córnea, provocando sintomas como visão turva, desconforto para abrir ou fechar os olhos, sensação de areia nos olhos e dificuldade para enxergar, por exemplo. Saiba reconhecer os sintomas de pterígio.

O que fazer: é importante consultar o oftalmologista para que seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de colírios analgésicos ou lubrificantes e, nos casos mais graves em que há comprometimento da visão, cirurgia.

5. Úlcera da córnea

A úlcera de córnea é o aparecimento de uma ferida que aparece no olho e que causa dor, sensação de corpo estranho no olho, visão embaçada e, em alguns casos, presença de uma pequena mancha esbranquiçada no olho. Geralmente, é causada por uma infecção no olho, pequenos cortes, olho seco ou contato com substâncias irritantes.

O que fazer: o tratamento para úlcera na córnea pode variar de acordo com a causa, podendo ser indicado pelo médico o uso de colírios ou pomadas antimicrobianas, colírios corticoides e, nos casos mais graves, cirurgia. Veja mais detalhes do tratamento da úlcera da córnea.

Quando ir ao médico

É importante ir ao oftalmologista na presença das seguintes alterações:

  • Desconforto ocular;
  • Dificuldade para enxergar;
  • Visão turva;
  • Cegueira noturna;
  • Presença de manchas nos olhos;
  • Dor ou coceira no olho.

Por meio da análise e avaliação dos sintomas e de outros exames complementares, o oftalmologista pode fazer o diagnóstico e estabelecer o tratamento mais adequado para cada situação.

Marque uma consulta com o oftalmologista mais próximo para fazer uma avaliação dos olhos:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Oftalmologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender