Mancha vermelha no olho: 6 causas comuns (e o que fazer)

Atualizado em novembro 2023

A mancha vermelha no olho pode surgir por diversas causas, como uma irritação, um arranhão, uma reação alérgica ou mesmo uma doença ocular, como a episclerite, por exemplo.

No entanto, uma causa muito importante desta alteração no olho é a hemorragia subconjuntival, conhecida como derrame ocular, que acontece quando um vaso se rompe, devido a algum esforço, espirro, tosse, ao coçar o olho ou levar uma pancada no local.

Para identificar a causa da mancha vermelha no olho é necessário consultar um oftalmologista, que fará uma avaliação detalhada para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de mancha vermelha no olho

As principais causas de mancha vermelha no olho são:

1. Arranhão no olho

O olho pode ficar irritado ao sofrer um arranhão, como ao coçar com força ou ao cair um corpo estranho, como um cisco no olho, por exemplo. Isto porque a membrana que reveste os olhos, chamada de conjuntiva, é frágil e contém vasos sanguíneos que podem se romper facilmente.

O que fazer: para aliviar a irritação no olho, é recomendado fazer compressas de água fria, e usar colírios lubrificantes. Porém, em caso de dor intensa e que não melhora, ou caso a mancha cresça, é recomendado ir ao oftalmologista para que ele avalie a profundidade da lesão.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Reação alérgica

Reações alérgicas devido ao contato com poeira, ácaros, mofo ou substâncias químicas, como maquiagem ou xampus, podem provocar vermelhidão nos olhos, que é localizada em um ponto ou difusa por todo o olho, causando uma conjuntivite.

Além da mancha vermelha, também costuma surgir coceira, ardência, lacrimejamento ou pálpebra inchada, além de outros sintomas como espirros e coceira na pele, que também podem indicar que se trata de uma alergia.

O que fazer: é recomendado se afastar ou remover a substância que causa alergia, lavar os olhos com soro fisiológico e usar um colírio lubrificante ou antialérgico. Caso os sintomas persistam por mais de 2 dias, é necessário procurar o oftalmologista para uma melhor avaliação das alterações. Veja alguns remédios caseiros para acabar com a alergia nos olhos.

3. Hemorragia subconjuntival

Também conhecida como hiposfagma ou derrame no olho, esta alteração é provocada quando um vaso sanguíneo da superfície do olho se rompe, provocando uma mancha de sangue.

As causas mais comuns deste sangramento são coçar ou esfregar os olhos, tossir, realizar algum esforço, vomitar ou devido a alguma infecção ou cirurgia no olho ou pálpebra.

O que fazer: na maioria das vezes, a hemorragia subconjuntival não é grave, e desaparece espontaneamente após alguns dias, sendo recomendado fazer compressas de água fria no olho 2 vezes ao dia e usar lágrimas artificiais para acelerar a cura e diminuir o desconforto. Caso a lesão não melhore após alguns dias ou provoque dor ou alteração da visão, deve-se procurar o oftalmologista. Veja mais em como tirar a mancha de sangue do olho.

4. Episclerite

A episclerite é a inflamação da camada do olho acima da esclera, provocando uma mancha vermelha no olho, inchaço e, em alguns casos, o surgimento de um nódulo pela camada da episclera, chamado de nódulo episcleral.

Esta alteração é benigna e autolimitada, e apesar de sua causa não estar totalmente esclarecida, em alguns casos pode surgir em associação com doenças autoimunes, reumáticas ou infecciosas, como sífilis, brucelose ou herpes zoster, por exemplo.

O que fazer: geralmente, a episclerite desaparece espontaneamente após 1 a 2 semanas, e o tratamento pode ser feito com compressas de água fria e lágrimas artificiais. O oftalmologista também poderá recomendar anti-inflamatórios, assim como antibióticos, caso haja uma infecção. Entenda melhor o que é episclerite e como tratar.

5. Pterígio

O pterígio é um crescimento de uma membrana sobre a córnea, formada por tecido fibroso e vasos sanguíneos, de coloração avermelhada, que pode crescer lentamente e provocar sintomas como desconforto nos olhos, vermelhidão e coceira, .e caso cresça demais, pode provocar alterações da visão.

Seu surgimento está relacionado à exposição solar em excesso, sem proteção, apesar de também ser influenciada pela genética.

O que fazer: o oftalmologista poderá indicar o uso de colírios com lágrimas artificiais para aliviar o desconforto e colírios que diminuem a vermelhidão, sendo também importante a proteção solar com óculos e chapéus. Caso cresça demais e atrapalhe a visão, ou por questões estéticas, poderá ser feita uma cirurgia para remoção do tecido.

Mancha vermelha no olho do bebê

O olho do bebê pode sofrer de hemorragia subconjuntival, pois ele está frequentemente fazendo esforços para evacuar, tossir ou espirrar, além de poder levar a mão aos olhos para coçar. Normalmente, esta situação não é preocupante, e costuma desaparecer em 2 ou 3 semanas.

No entanto, caso a mancha de sangue no olho persista, ou caso o bebê apresente febre, secreção nos olhos ou outros sintomas, deve-se procurar o pediatra ou oftalmologista, pois pode se tratar de algum tipo de infecção, como uma conjuntivite.

Veja em que situações pode ser conjuntivite no olho do bebê.