Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alergia nos Olhos: Sintomas e O que fazer

Olhos vermelhos, inchados e lacrimejando podem ser indicativos de alergia, que pode acontecer como efeito de algum medicamento, comida ou até mesmo uso de maquiagem fora do prazo de validade, por exemplo. É importante que em caso de alergia nos olhos seja feita limpeza com água, colírios antialérgicos ou soro fisiológico, por exemplo.

Os sintomas de alergia nos olhos não causam danos irreversíveis aos olhos e a alergia tende a curar-se quando o agente desencadeador deixa de estar em contato com a mucosa do olho. Contudo, caso os sintomas sejam persistentes, é importante que a pessoa vá ao oftalmologista para que seja identificada a causa dos sintomas e seja iniciado o tratamento.

Alergia nos Olhos: Sintomas e O que fazer

Sintomas de alergia nos olhos

A alergia nos olhos pode resultar em sintomas que estendem-se para as pálpebras e para o redor dos olhos, sendo sintomas de alergia:

  • Inchaço do olho;
  • Vermelhidão;
  • Olhos lacrimejando;
  • Olho coçando;
  • Sensação de ardência nos olhos.

Em alguns casos, a alergia nos olhos de bebê também podem indicar conjuntivite, sendo importante que o bebê seja levado ao pediatra para que os sintomas possam ser avaliados, o diagnóstico possa ser feito e o tratamento iniciado. Saiba reconhecer os sintomas de conjuntivite em bebê.

Principais causas

A alergia nos olhos pode ser causada pelo uso de maquiagem fora do prazo de validade, presença de microrganismos, contato com animais domésticos, como cachorro ou gato, pólen, comidas e remédios, por exemplo.

Normalmente, em caso de alergia nos olhos, há o aparecimento de outros sintomas, como nariz entupido, coriza, coceira na pele e espirros, por exemplo. Conheça outras causas de inchaço nos olhos.

O que fazer na alergia nos olhos

O tratamento para alergia nos olhos envolve a identificação do agente causador da alergia e deve ser feito conforme orientação do oftalmologista, sendo recomendado:

  • Evitar o contato com o agente causador da alergia;
  • Limpar corretamente os olhos com água ou soro fisiológico;
  • Usar colírios antialérgicos;
  • Usar medicamentos à base de corticoides em caso de conjuntivite alérgica (por tempo determinado);
  • Aplicar compressas de Camomila ou Eufrásia.

O tratamento deve ser sempre orientado pelo médico oftalmologista. Entenda como é feito o tratamento para alergia nos olhos.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem