Alergia nos olhos: principais causas, sintomas e o que fazer

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
agosto 2020

A alergia no olho, ou alergia ocular, pode acontecer devido ao uso de maquiagem fora do prazo de validade, contato com pelo de animais ou poeira, ou ser devido à exposição à fumaça de cigarro ou perfume forte, por exemplo. Assim, quando a pessoa está exposta a algum desses fatores, é possível que desenvolva sinais típicos de alergia como vermelhidão, sensação de ardência e coceira nos olhos.

Para aliviar os sintomas de alergia, pode ser recomendado pelo oftalmologista evitar a exposição ao agente responsável pela alergia e usar colírios anti-histamínicos. No entanto, caso os sintomas não melhorem após o uso do colírio, é importante que a pessoa consulte o oftalmologista, pois pode ser sinal de conjuntivite, que deve ser tratada de acordo com a orientação do médico.

Principais causas

A alergia no olho é mais comum de acontecer em pessoas que possuem alergia respiratória, rinite ou sinusite, podendo acontecer como consequência de:

  • Uso de maquiagem fora do prazo de validade;
  • Contato com pelo de cachorro ou gato;
  • Exposição ao pólen, poeira ou fumaça de cigarro;
  • Mofo;
  • Cheiros muito fortes, como perfumes e incensos, por exemplo;
  • Consumo de alguns alimentos.

Além do desconforto nos olhos, é comum que a pessoa desenvolva outros sintomas como nariz entupido, coriza, coceira na pele e espirros, por exemplo.

Sintomas de alergia nos olhos

A alergia ocular pode levar ao aparecimento de sintomas que podem acometer as pálpebras e o redor dos olhos, podendo ser verificado inchaço nos olhos, vermelhidão, olhos lacrimejando e coçando e sensação de ardência nos olhos, além de também poder haver maior sensibilidade à luz.

Esses sintomas também costumam estar presentes em caso de conjuntivite e, por isso, caso os sintomas durem mais que 1 dia e não melhore com medidas caseiras ou uso de colírios anti-histamínicos, é importante que a pessoa consulte o oftalmologista para que seja indicado o tratamento mais adequado. Saiba reconhecer os sintomas de conjuntivite.

O que fazer na alergia nos olhos

Para tratar a alergia nos olhos, é importante começar por descobrir qual o agente causador da alergia, para que o contato com a substância possa ser interrompido. Depois disso, os olhos devem ser lavados abundantemente com água ou soro fisiológico para garantir a total remoção dos resíduos.

Para reduzir os sintomas, é geralmente recomendada a utilização de colírios antialérgicos e anti-histamínicos que devem ser recomendados pelo oftalmologista para aliviar os sintomas.

Quando a alergia nos olhos se deve à conjuntivite alérgica, o médico pode também indicar a utilização de remédios com corticoides, e quando existem sintomas de blefarite, que é uma inflamação nas bordas das pálpebra, pode ser necessária a utilização de uma pomada antibiótica de aplicação local.

Alguns tratamentos caseiros para aliviar os sintomas de alergia, que podem ser realizados para complementar o tratamento recomendado pelo médico incluem: 

1. Compressas de água fria

As compressas de água fria são uma ótima opção para reduzir a sensação de ardência, coceira e queimação nos olhos, e para aplicar basta molhar uma gaze limpa em água fria e passar no olho, sempre no sentido da parte interna próxima do nariz para fora. Cada compressa apenas deve ser usada uma vez e os processo deve ser repetido para os dois olhos. 

2. Limpar com soro fisiológico

Para limpar bem os olhos usando soro fisiológico, deve adicionar a um pequeno copo de xarope ou chávena de café soro fisiológico em quantidade suficiente para mergulhar o olho na solução. Para isso, deve pegar o copo, encostar ao olho de forma a que fique mergulhado no liquido, abrindo em seguida o olho e piscando algumas vezes. Veja mais remédios caseiros que podem ser utilizados na alergia nos olhos.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em agosto de 2020. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA. Alergias oculares: a prevenção como base do tratamento. Disponível em: <https://www.cbo.net.br/novo/publico-geral/alergias-oculares--a-prevencao-como-base-do-tratamento.php>. Acesso em 26 ago 2020
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • Conjuntivite viral, alérgica ou bacteriana? Como tratar | com Dr. Arthur Frazão

    10:33 | 112488 visualizações