7 sintomas de catarata (e o que fazer)

A catarata pode causar sintomas como visão borrada, dificuldade para enxergar à noite e/ou em lugares com muitas luzes, alterações na visão de cores e agravamento ou melhora temporária de alguns problemas de visão, como miopia ou hipermetropia.

A catarata é uma condição em que uma estrutura dos olhos conhecida como cristalino se torna menos translúcida, dificultando a chegada da luz até a retina, onde as imagens são formadas. Entenda melhor o que é catarata e suas causas.

Em caso de suspeita de catarata, é recomendado consultar um oftalmologista. O tratamento depende da sua gravidade, podendo envolver desde a correção da visão com o uso de óculos até cirurgia.

Homem olhando para cima enquanto o médico examina o seu olho com uma fonte de luz

Principais sintomas

Os principais sintomas de catarata são:

1. Visão borrada

A catarata dificulta a formação de imagens pelos olhos, podendo fazer com que a visão fique borrada. Um ou ambos os olhos podem ser afetados, além disso, pode também prejudicar a visão para perto e para longe de formas diferentes.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dificuldade para ver em lugares com muitas luzes

A pessoa com catarata pode começar a notar halos, clarões e/ou feixes em torno de objetos luminosos, o que pode causar dificuldade para enxergar principalmente em lugares muito iluminados.

3. Aumento da frequência de troca do óculos de grau

Quando a pessoa já apresenta algum problema de visão, como a miopia, a catarata pode aumentar progressivamente a sua dificuldade para enxergar, resultando em aumento da frequência com que se troca os óculos de grau.  

Leia também: Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/miopia

4. Alterações na visão de cores

Devido à catarata, a pessoa pode começar a ter dificuldade para diferenciar cores e seus tons e/ou notar as cores desbotadas, menos vívidas ou amareladas, por exemplo.

5. Diminuição da dificuldade de visão para perto

Em pessoas com dificuldade para a visão de perto, como em caso de hipermetropia, pode haver uma diminuição temporária da dificuldade para enxergar e da necessidade do uso de óculos quando a catarata está se desenvolvendo.

Leia também: Hipermetropia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipermetropia

6. Dificuldade para enxergar à noite

A pessoa com catarata pode ter dificuldade para enxergar à noite, necessitando de mais iluminação para que possa ver com clareza. No entanto, ambientes com muitas luzes podem tornar a visão mais difícil.

7. Visão dupla

Devido às alterações que a catarata causa na passagem da luz pelos olhos, em alguns casos, a pessoa pode desenvolver visão dupla, também conhecida como diplopia, passando a enxergar as imagens duplicadas.

Leia também: Diplopia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diplopia

Teste online de sintomas

Para saber as chances de ter catarata, indique abaixo os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dificuldade para enxergar ou visão embaçada
  2. 2. Presença de uma mancha branca no olho
  3. 3. Enxergar objetos ou pessoas duplicados
  4. 4. Sensação de enxergar a luz brilhando com mais intensidade, especialmente à noite
  5. 5. Sensibilidade à luz
  6. 6. Dificuldade para distinguir bem cores ou tons semelhantes

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um oftalmologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista baseado nos sintomas apresentados e alterações identificadas durante a realização de um exame oftalmológico detalhado para avaliar a saúde dos olhos.

Além de avaliar a qualidade da visão, por meio do exame oftalmológico, o médico pode verificar o estado das diferentes estruturas do olho, como a córnea, retina e cristalino. Confira para que serve o exame oftalmológico e quando fazer. 

O que fazer em caso de suspeita

Em caso de suspeita de catarata, é recomendado consultar um oftalmologista para uma avaliação detalhada dos olhos. O tratamento varia de acordo com a sua gravidade e especialmente nos estágios iniciais, pode envolver apenas a correção da visão por meio do uso de óculos em alguns casos. 

Além disso, também é importante ter uma alimentação saudável, proteger os olhos com óculos de sol nos dias mais ensolarados e tratar problemas de saúde como a diabetes, de acordo com as orientações do médico, para retardar o desenvolvimento da catarata.

Especialmente nos casos em que a catarata prejudica na realização das tarefas diárias ou surgem outros problemas oculares, o médico pode indicar a cirurgia para a sua correção. Saiba como é feita a cirurgia para catarata.