Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Tontura causada pela Labirintite

O tratamento para a labirintite depende da causa que está na sua origem e pode ser feito com medicamentos anti-histamínicos, antieméticos, benzodiazepinas, antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser indicados pelo otorrinolaringologista ou neurologista e ser usados conforme a sua orientação.

A labirintite é um termo usado para designar distúrbios relacionados com equilíbrio e audição, em que se manifestam sintomas como tontura, vertigem, dor de cabeça, dificuldades na audição e sensação de desmaio frequente.

Remédios para Tontura causada pela Labirintite

Remédios para labirintite

Os remédios para tratar a labirintite devem ser indicados pelo otorrinolaringologista ou pelo neurologista e dependem dos sintomas e das causas que estão na origem do problema. Alguns dos medicamentos que podem ser prescritos pelo médico são:

  • Flunarizina (Vertix) e Cinarizina (Stugeron, Fluxon), que aliviam a tontura por diminuir a entrada excessiva de cálcio nas células sensoriais do sistema vestibular, que é um dos responsáveis pelo equilíbrio, tratando e prevenindo sintomas como vertigem, tontura, zumbido, náuseas e vômitos;
  • Meclizina (Meclin), que inibe o centro do vômito, reduz a excitabilidade do labirinto do ouvido médio e, por isso, também está indicado para o tratamento e prevenção das vertigens associadas à labirintite, assim como das náuseas e vômitos;
  • Prometazina (Fenergan), que ajuda a prevenir as náuseas causadas pelo movimento;
  • Betaistina (Betina), que melhora o fluxo sanguíneo no ouvido interno, diminuindo o acúmulo de pressão, reduzindo assim as tonturas, náuseas, vômitos e zumbido;
  • Dimenidrinato (Dramin), que age tratando e prevenindo as náuseas, vômitos e tonturas, característicos da labirintite;
  • Lorazepam ou diazepam (Valium), que ajudam a reduzir os sintomas de vertigem;
  • Prednisona, que é um anti-inflamatório corticoide que reduz a inflamação do ouvido, que é geralmente indicado quando ocorre uma perda de audição repentina.

Esses medicamentos são os mais receitados pelo médico, no entanto é importante que haja orientação sobre o modo de usar, pois pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com a causa que está causando a labirintite.

Se a causa da labirintite for uma infecção, o médico pode também receitar um antivírico ou um antibiótico, dependendo do agente infeccioso em causa.

Tratamento caseiro para labirintite

Para realizar o tratamento caseiro da labirintite, é indicado comer a cada 3 horas, fazer atividades físicas de forma regular e evitar alguns alimentos, principalmente os industrializados. Saiba como evitar as crises de labirintite.

1. Remédio natural

Um bom remédio caseiro para labirintite e que pode complementar o tratamento farmacológico é o chá de ginkgo biloba, que irá melhorar a circulação sanguínea e poderá ajudar a combater os sintomas da doença.

Além disso, o ginkgo biloba também pode ser ingerido em cápsulas, disponíveis em farmácias e ervanárias, mas só deve ser usado se indicado pelo médico. 

2. Dieta

Existem alguns alimentos que podem piorar ou desencadear uma crise de labirintite e devem ser evitados, como o açúcar branco, mel, doces, farinha branca, bebidas açucaradas, refrigerantes, biscoitos, frituras, carnes processadas, pão branco, sal, alimentos e bebidas industrializadas e alcoólicas.

O que acontece é que o sal aumenta a pressão no ouvido, agravando a sensação de tontura, enquanto doces, gorduras e farinhas aumentam a inflamação, estimulando crises de labirintite.

Para ajudar a reduzir a inflamação do ouvido e prevenir convulsões, pode-se aumentar o consumo de alimentos anti-inflamatórios, tais como vegetais, sementes de chia, sardinha, salmão e nozes, pois são ricos em ômega 3. Conheça uma lista de alimentos anti-inflamatórios.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem