A labirintite geralmente é um problema crônico que pode surgir várias vezes ao longo da vida, causando crises com sintomas muito característicos como perda do equilíbrio, zumbido ou dificuldade para focar a visão, por exemplo.
No entanto, além do tratamento médico, existem algumas naturais que podem não só ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas da labirintite como a evitar o surgimento frequente das crises:
1. Evitar movimentos rápidos

Para evitar a perda de equilíbrio, deve-se evitar realizar movimentos rápidos e caminhar, caso seja necessário, com a ajuda de uma bengala, para evitar uma queda. Além disso, devem-se eliminar os objetos da casa que aumentem o risco da pessoa tropeçar e colocar tapetes antiderrapantes nas banheiras.
Caso a pessoa sinta tonturas, deve sentar-se ou deitar-se logo que possível, ou tentar fixar um ponto na sua frente por cerca de 10 a 15 segundos.
2. Reduzir o consumo de café, álcool e cigarro

A ingestão excessiva de café, bebidas alcoólicas e o uso de cigarro podem piorar os sinais e sintomas da labirintite, por isso, é importante evitar ou reduzir o uso dessas substâncias.
Saiba quais as principais doenças causadas pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas.
3. Adotar um estilo de vida saudável

Adotar um estilo de vida saudável ajuda a reduzir os sintomas de vertigem. Desta forma, a pessoa deve beber bastante água, fazer uma dieta saudável e equilibrada, dormir bem e evitar o estresse.
Saiba como fazer uma alimentação saudável.
4. Evitar alimentos industrializados

Maior parte dos alimentos industrializados contêm corantes e conservantes na sua composição, que podem desencadear uma crise de labirintite e, por essa razão, devem ser evitados, dando-se preferência a alimentos que não sejam processados.
Veja algumas alternativas saudáveis dos alimentos processados.
5. Tomar chá de Ginkgo biloba

Um bom remédio caseiro, que pode ser usado para combater a tontura causada pela labirintite, é o chá de Ginkgo biloba, porque esta planta melhora a circulação sanguínea, inclusive dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.
O chá de Ginkgo Biloba deve ser tomado diariamente, principalmente se a pessoa estiver a passar por um período de estresse, que tende a tornar a tontura mais frequente. Saiba como preparar o chá de Ginkgo Biloba.
6. Fazer exercícios adequados

Existem exercícios que podem ser realizados para aliviar os sintomas da labirintite, como a tontura, por exemplo. A pessoa pode fazer alguns dos exercícios sozinha, no entanto, alguns deles devem ser realizados com o acompanhamento de um fisioterapeuta ou fonoaudiólogo.
Assista o vídeo seguinte e veja como fazer esses exercícios: