O Aciclovir é um medicamento com ação antiviral, disponível em comprimidos, creme, injetável ou pomada oftálmica, que está indicado para o tratamento de infecções causadas por Herpes zoster, Varicela zoster, infecções da pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex, tratamento da meningoencefalite herpética e de infecções causadas pelo citomegalovírus.
Este remédio pode ser comprado em farmácias por um preço de cerca de 12 a 228 reais, dependendo da forma farmacêutica, dimensão da embalagem e da marca, já que a pessoa pode optar por um genérico ou pela marca Zovirax. Para comprar este medicamento, é necessária a apresentação de uma receita médica.

Como usar
1. Comprimidos
A posologia deve ser estabelecida pelo médico, de acordo com o problema a tratar:
- Tratamento de Herpes simples em adultos: A dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, 5 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando a dose noturna. O tratamento deve ser mantido por 5 dias, e deve ser estendido em infecções iniciais graves. Em pacientes gravemente imunocomprometidos ou com problemas na absorção intestinal, a dose pode ser duplicada para 400 mg ou considerada a medicação intravenosa.
- Supressão de Herpes simples em adultos imunocompetentes: A dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas ou 400 mg, 2 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas. Uma redução da dose para 200 mg, 3 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 8 horas, ou até 2 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 12 horas, podem ser eficazes.
- Prevenção de Herpes simples em adultos imunocomprometidos: recomenda-se 1 comprimido de 200 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. Para pacientes seriamente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, a dose pode ser dobrada para 400 mg ou, alternativamente, considerada a administração de doses intravenosas.
- Tratamento de Herpes zoster em adultos: A dose recomendada é de 800 mg, 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 4 horas, pulando as doses noturnas, durante 7 dias. Em pacientes gravemente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, deve ser considerada a administração de doses intravenosas. A administração das doses deve ser iniciada o mais cedo possível, após o surgimento da infecção.
- Tratamento em pacientes seriamente imunocomprometidos: A dose recomendada é de 800 mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas.
Em bebês, crianças e idosos, a posologia deve ser ajustada consoante o peso e estado de saúde da pessoa.
2. Creme
O creme está adaptado para o tratamento de infecções na pele causadas pelo vírus Herpes simplex, incluindo herpes genital e labial. A dose recomendada é de uma aplicação, 5 vezes ao dia, em intervalos de cerca de 4 horas, pulando a aplicação no período noturno.
O tratamento deve continuar por pelo menos 4 dias, para herpes labial, e por 5 dias, para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deve ser prolongado por mais 5 dias e se as lesões permanecerem após 10 dias, deve-se consultar o médico.
3. Pomada oftálmica
O aciclovir pomada oftálmica é indicado para o tratamento de ceratite, uma inflamação da córnea causada pela infecção do vírus do herpes simples.
Antes de usar esta pomada, deve-se lavar bem as mãos e aplicar cerca de 5 vezes ao dia no olho afetado, em intervalos de aproximadamente 4 horas. Depois de se observar a cicatrização, deve-se continuar a aplicar o produto por, no mínimo, mais 3 dias.
Como funciona o aciclovir
O aciclovir é uma substância ativa que atua bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus Herpes simplex, Varicela zoster, Esptein Barr e Citomegalovírus impedindo que eles se multipliquem e infetem novas células.
Quem não deve usar
O aciclovir não deve ser usados por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também não é recomendado em mulheres grávidas ou que pretendam engravidar e lactantes, a não ser que seja indicado pelo médico.
Não se devem utilizar lentes de contacto durante o tratamento com a pomada oftálmica de aciclovir.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com os comprimidos de aciclovir são dor de cabeça, tontura, enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen, coceira e vermelhidão, protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol, sensação de cansaço e febre.
Em alguns casos, o creme pode causar queimação ou ardência passageira, ressecamento leve, descamação da pele e coceira.
A pomada oftálmica pode levar ao aparecimento de lesões na córnea, sensação leve e transitória de picadas após a aplicação da pomada, irritação local e conjuntivite.