Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Prometazina (Fenergan): o que é, para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
novembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar​
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

A prometazina é um anti-histamínico indicado para o prevenir o surgimento de náuseas e vômitos durante viagens ou no pós operatório, ou para o tratamento de reações alérgicas ou anafilaxia, pois age bloqueando a liberação de histamina no cérebro e na medula espinhal, resultando em um efeito antiemético, antialérgico e sedativo.

Esse remédio pode ser comprado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos ou creme dermatológico, com o nome de referência Fenergan ou na sua forma genérica, sob a designação "cloridrato de prometazina", e deve ser usada com indicação médica.

Além disso, a prometazina também pode ser encontrada em hospitais na forma de injeção, aplicada por um enfermeiro, sob supervisão médica para o tratamento de reações alérgicas graves ou pré-anestesia antes de cirurgias.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A prometazina é indicada para a prevenção ou tratamento de:

  • Náuseas e vômitos, durante viagens ou no pós-operatório;
  • Reações alérgicas, como urticária;
  • Picadas de inseto;
  • Prurido na pele;
  • Reação anafilática.

Além disso, a prometazina na forma de injeção pode ser usada como medicação pré-anestésica, antes de cirurgias, pois potencializa o efeito dos analgésicos e causa leve sedação.

Esse remédio age bloqueando a liberação de histamina no cérebro e na medula espinhal, reduzindo os sintomas de alergia, e a produção de ácido pelo estômago, que é responsável pela resposta de náusea e vômito do organismo. Além disso, por agir no cérebro, a prometazina causa leve sedação, sendo por isso indicada antes de cirurgias.

Prometazina nomes comerciais

A prometazina pode ser encontrada com os nomes comerciais Fenergan, Profergan, Fenoprom ou Pamergan, na forma de comprimidos, cremes dermatológicos ou solução injetável.

Além disso, também pode ser encontrado na sua forma genérica com o nome "cloridrato de prometazina".

Como usar​

A forma de usar a prometazina varia de acordo com a forma de apresentação, que inclui:

1. Prometazina pomada 20 mg/g

A prometazina pomada, ou Creme Dermatológico Fenergan, pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 12 anos, aplicando uma fina camada da pomada sobre a pele com alergia, de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme indicação do médico.

É recomendado lavar a pele com água e sabonete neutro e secar bem antes da aplicação da pomada. Além disso, após usar a pomada deve-se lavar as mãos, exceto nos casos em que a pomada é usada para tratar a pele das mãos.

Além disso, é importante não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção da pomada e causar efeitos colaterais.

2. Prometazina 25 mg comprimido

O Fenergan comprimido contém 25 mg de prometazina e deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sendo que as doses normalmente recomendadas para adultos são de 2 a 6 comprimidos por dia, divididas em 2, 3 ou 4 doses, sendo a maior dose tomada à noite.

No caso de prevenção de náuseas vômitos antes de viagens, é normalmente recomendado tomar 1 comprimido de 25 mg, cerca de 30 minutos a 1 hora antes da viagem. Essa dose pode ser repetida a cada 6 a 8 horas, se necessário, ou conforme orientação médica.

O efeito da prometazina inicia-se cerca de 20 minutos após a administração do comprimido, e geralmente dura de 4 a 6 horas, podendo persistir por até 12 horas. 

3. Prometazina injetável 50 mg/2mL 

A prometazina injetável é utilizada em hospitais, através de injeção diretamente no músculo, feita pelo enfermeiro sob supervisão médica.

As doses da prometazina injetável devem ser indicadas pelo médico, e variam entre 25 a 50 mg, sendo que a dose não deve ultrapassar 100 mg por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da prometazina mais comuns são sonolência, boca seca, prisão de ventre, vertigens, tontura, zumbido no ouvido, visão dupla, confusão, náuseas, vômitos, dor de estômago, palpitações cardíacas, batimento cardíaco lento, retenção urinária ou hipotensão ortostática.

A prometazina também pode causar sensibilidade à luz, por isso, deve-se evitar a exposição ao sol ou luz ultravioleta durante ou logo após o tratamento.

Além disso, a prometazina pode causar reações extrapiramidais, percebidas através de sintomas como tremores pelo corpo ou nas pernas e braços, morder os lábios, franzir a testa ou revirar os olhos de forma descontrolada, movimentos lentos do corpo, dor ou rigidez muscular ou confusão mental. Nesses casos, deve-se interromper o uso da prometazina e procurar o pronto socorro mais próximo.

Deve-se procurar atendimento médico imediato ou o pronto socorro mais próximo se surgirem sintomas de reação alérgica grave à prometazina como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave

O Fenergan dá sono?

Sim, geralmente o Fenergan dá sono, sendo um dos efeitos colaterais comuns desse remédio, pois age no cérebro bloqueando a ação da histamina, provocando sonolência acentuada, sedação, fadiga, alterações nas funções cognitivas e na memória.

Dessa forma, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas. Além disso, o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e tontura se consumido ao mesmo tempo que estiver em tratamento com a prometazina, desta forma, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Quem não deve usar

A prometazina não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, ou por que tenham doenças sanguíneas causadas por outros fenotiazínicos, retenção urinária ligado a distúrbios do útero ou da próstata,  glaucoma, ou alergia à prometazina, outros derivados fenotiazínicos ou a qualquer outro componente da fórmula

Além disso, a prometazina na forma de pomada não deve ser aplicada sobre lesões úmidas da pele ou sobre mucosas, como olhos, narinas ou região genital.

A prometazina também não deve ser usada durante a gravidez ou amamentação, a menos que tenha sido indicado pelo médico, após avaliação dos benefícios para a mulher e dos riscos para o bebê.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • SOUTHARD, B. T.; AL KHALILI, Y. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Promethazine. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544361/>. Acesso em 25 nov 2022
  • DRUGS.COM. Promethazine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/promethazine.html>. Acesso em 25 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • CANTISANI, C.; et al. Topical promethazine side effects: our experience and review of the literature. Biomed Res Int. 2013. 151509, 2013
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. Fenergan (prometazina) comprimidos de 25 mg e solução injetável 50 mg/2mL. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/fenergan.pdf>. Acesso em 25 nov 2022
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. Creme Fenergan 20 mg/g. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/CremeFenergan-Sanofi.pdf>. Acesso em 25 nov 2022
  • CRISTÁLIA - PRODUTOS QUÍMICOS FARMACÊUTICOS LTDA. Pamergan (cloridrato de prometazina) solução injetável 25 mg/mL. Disponível em: <https://www.cristalia.com.br/arquivos_medicamentos/387/Bula_Profissional_Pamergan_SOLUaoO_INJETaVEL.pdf>. Acesso em 25 nov 2022
  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. Fenergan (cloridrato de prometazina) comprimidos 25 mg. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/fenergan.pdf>. Acesso em 25 nov 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.