Ceftriaxona: o que é, para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
maio 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

A ceftriaxona é um antibiótico injetável de amplo espectro que é utilizado para eliminar o excesso de bactérias no organismo, podendo, por isso, ser usado no tratamento de vários tipos de infecção, desde infecções sexualmente transmissíveis, infecções na pele, pneumonia ou, até, meningite.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias ou drogarias com receita médica, sendo encontrado com os nomes comerciais Rocefin, Ceftriax, ou Triaxin, por exemplo, ou como genérico sob a designação "ceftriaxona dissódica".

A ceftriaxona deve ser aplicada diretamente no músculo ou na veia, por um profissional de saúde com experiência em aplicação de injetáveis, sob supervisão médica.

Para que serve

A ceftriaxona é indicada para o tratamento de infecções como:

  • Sepse;
  • Meningite;
  • Infecções abdominais;
  • Infecções dos ossos ou articulações;
  • Pneumonia;
  • Infecções da pele, ossos, articulações e tecidos moles;
  • Infecções renais e do trato urinário;
  • Infecções respiratórias;
  • Gonorreia, que é uma doença sexualmente transmissível. Saiba quais os sintomas mais comuns.

Além disso, também pode ser utilizada para ajudar a prevenir infecções depois de uma cirurgia em pessoas com maior risco de desenvolver infecções.

Como usar

A ceftriaxona deve ser administrado por um enfermeiro no hospital ou posto de saúde, sob supervisão médica, e aplicada na forma de injeção, diretamente no músculo ou na veia, sendo que as doses normalmente recomendadas variam de acordo com a idade, peso, tipo e da gravidade da infecção, e incluem:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos ou que pesam mais de 50 kg: a dose normalmente recomendada é de 1 a 2 g de ceftriaxona, uma vez por dia. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada pelo médico para 4 g, uma vez por dia;
  • Recém-nascidos com menos de 14 dias: a dose normalmente recomendada é de cerca de 20 a 50 mg por cada kg de peso corporal por dia, conforme orientação do pediatra, não se devendo ultrapassar esta dose;
  • Crianças com idade entre 15 dias e 12 anos com peso inferior a 50 kg: a dose normalmente recomendada é de 20 a 80 mg por cada kg de peso corporal por dia, conforme orientação do pediatra.

​​A aplicação de ceftriaxona deve ser sempre realizada por um profissional de saúde. O tempo de tratamento varia de acordo com a evolução da doença.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ceftriaxona são eosinofilia, leucopenia, trombocitopenia, diarreia, fezes amolecidas, aumento das enzimas hepáticas e erupção cutânea. 

Quem não deve usar

A ceftriaxona não deve ser usada por pessoas que têm alergia à ceftriaxona, penicilina a qualquer outro antibiótico do tipo das cefalosporinas ou a qualquer componente presente na fórmula.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em maio de 2022.

Bibliografia

  • EUROFARMA. Ceftriaxona sódica. Disponível em: <https://cdn.eurofarma.com.br/wp-content/uploads/2016/09/ceftriaxona-bula-paciente-eurofarma.pdf>. Acesso em 03 mai 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.