Ceftriaxona é um antibiótico injetável de amplo espectro da classe das cefalosporinas indicado para o tratamento de vários tipos de infecção, desde infecções sexualmente transmissíveis, infecções na pele, pneumonia ou, até, meningite.
Este medicamento pode ser comprado em farmácias ou drogarias com receita médica, sendo encontrado com os nomes comerciais Rocefin, Ceftriax, ou Triaxin, por exemplo, ou como genérico sob a designação "ceftriaxona dissódica".
Leia também: Cefalosporina: o que é, para que serve (e principais tipos) tuasaude.com/cefalosporinaA ceftriaxona deve ser aplicada diretamente no músculo ou na veia, por um profissional de saúde com experiência em aplicação de injetáveis, sob supervisão médica.
Para que serve
A ceftriaxona é indicada para o tratamento de infecções como:
- Sepse;
- Meningite;
- Infecções abdominais;
- Infecções dos ossos ou articulações;
- Pneumonia;
- Infecções da pele, ossos, articulações e tecidos moles;
- Infecções renais e do trato urinário;
- Infecções respiratórias;
- Gonorreia, que é uma doença sexualmente transmissível. Saiba quais os sintomas mais comuns.
Além disso, também pode ser utilizada para ajudar a prevenir infecções depois de uma cirurgia em pessoas com maior risco de desenvolver infecções.
Como usar
A ceftriaxona deve ser administrado por um enfermeiro no hospital ou posto de saúde, sob supervisão médica, e aplicada na forma de injeção, diretamente no músculo ou na veia.
As doses normalmente recomendadas variam de acordo com a idade, peso, tipo e da gravidade da infecção, e incluem:
A aplicação de ceftriaxona deve ser sempre realizada por um profissional de saúde. O tempo de tratamento varia de acordo com a evolução da doença.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ceftriaxona são eosinofilia, leucopenia, trombocitopenia, diarreia, fezes amolecidas, aumento das enzimas hepáticas e erupção cutânea.
Quem não deve usar
A ceftriaxona não deve ser usada por pessoas que têm alergia à ceftriaxona, penicilina a qualquer outro antibiótico do tipo das cefalosporinas ou a qualquer componente presente na fórmula.
Além disso, este medicamento também não deve ser usado por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.