Dramin: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

novembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Dramin é um antihistamínico que tem dimenidrinato na composição, indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômito causados por gravidez, labirintite, enjoo do movimento, após tratamentos de radioterapia e antes e/ou depois da realização de cirurgias.

Esse remédio age diretamente no centro do vômito no cérebro, além de reduzir os níveis de histamina no corpo, que é uma substância que estimula a produção de ácido pelo estômago e as contrações estomacais, que levam às náuseas e vômitos.

O Dramin pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de gotas de 2,5 mg/mL, cápsulas de 25 mg ou 50 mg, ou comprimidos de 100 mg, e deve ser usado com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

Para que serve

O Dramin é indicado para prevenir e tratar náuseas e vômitos nas seguintes situações:

  • Gravidez;
  • Enjoo do movimento, ajudando também a aliviar as tonturas;
  • Após tratamentos de radioterapia;
  • Pré e pós-operatório.

Além disso, também pode ser usado para prevenir e controlar transtornos vertiginosos e labirintite. Saiba como identificar os sintomas da labirintite.

Qual a diferença entre Dramin e Dramin B6?

Ambos os medicamentos contêm o dimenidrinato, que é uma substância que inibe o centro do vômito e as funções do labirinto do cérebro, aliviando assim o enjoo e os vômitos.

Porém, o Dramin B6 também contém vitamina B6, conhecida por piridoxina, que participa na síntese de substâncias que atuam em áreas como o labirinto, cóclea, vestíbulo e centro do vômito, responsáveis pela ocorrência de náuseas e vômitos, o que potencializa a ação do medicamento. Saiba como tomar o Dramin B6.

Como usar

O Dramin deve ser ingerido por via oral, com um pouco de água, tomado imediatamente antes ou durante as refeições. No caso de viagens, deve-se ingerir o medicamento pelo menos meia hora antes da viagem.

1. Dramin 100 mg comprimidos

Os comprimidos de 100 mg de Dramin podem ser usados por adultos ou crianças com mais de 12 anos, sendo que a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido, a cada 4 a 6 horas, conforme orientado pelo médico.

A dose máxima diária não deve ultrapassar 400 mg, o que corresponde a 4 comprimidos de 100 mg por dia.

2. Dramin 25 mg ou 50 mg cápsulas

As cápsulas de Dramin, contendo 25 mg ou 50 mg de dimenidrinato podem ser usadas por adultos ou crianças com mais de 6 anos.

As doses normalmente recomendadas variam com a quantidade de dimenidrinato na fórmula e a idade, que incluem:

IdadePosologiaDose máxima por dia (em 24 horas)
Crianças de 6 a 12 anos
  • Cápsula de 25 mg: 1 a 2 cápsulas de 25 mg, a cada 6 a 8 horas, conforme orientação do pediatra;
  • Cápsula de 50 mg: 1 cápsula de 50 mg, a cada 6 a 8 horas, conforme orientação do pediatra.
Não ultrapassar a dose de 150 mg por dia, o que corresponde a 6 cápsulas de 25 mg, ou 3 cápsulas de 50 mg
Adultos e crianças com mais de 12 anos
  • Cápsula de 50 mg: 1 cápsula de 50 mg, a cada 4 a 6 horas, conforme orientação médica.
Não ultrapassar a dose de 400 mg por dia, o que corresponde a 8 cápsulas de 50 mg

As cápsulas de 50 mg não são indicadas para crianças entre 6 e 12 anos.

No caso de insuficiência hepática, o médico deve reduzir a dose do Dramin.

3. Dramin gotas 2,5 mg/mL

A solução oral em gotas pode ser usada em crianças com mais de 2 anos e em adultos e a dose recomendada é de 1,25 mg (0,5 mL) por kg de peso corporal, conforme a tabela abaixo:

IdadePosologiaDose máxima por dia (em 24 horas)
Crianças de 2 a 6 anos5 a 10 mL, que corresponde a 12,5 a 25 mg de dimenidrinato, a cada 6 a 8 horas, conforme orientação do pediatraA dose total por dia não deve ultrapassar 30 mL, que corresponde a 75 mg de dimenidrinato
Crianças de 6 a 12 anos10 a 20 mL, que corresponde a 25 a 50 mg de dimenidrinato, a cada 6 a 8 horas, conforme orientação do pediatraA dose total por dia não deve ultrapassar 60 mL, que corresponde a 150 mg de dimenidrinato
Adultos e crianças com mais de 12 anos20 a 40 mL, que corresponde a 50 mg a 100 mg de dimenidrinato, a cada 4 a 6 horas, conforme orientação médicaA dose total por dia não deve ultrapassar 160 mL, que corresponde a 400 mg de dimenidrinato

As doses do Dramin em gotas devem ser medidas utilizando o dosador fornecido na embalagem, devendo-se diluir em um pouco de água e nunca dar as gotas diretamente na boca da criança.

Em pessoas com insuficiência hepática, a dose deve ser reduzida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Dramin são visão turva ou embaçada, boca seca, retenção urinária, tontura, sonolência, insônia ou irritabilidade.

O Dramin dá sono?

Sim. Um dos efeitos colaterais mais comuns é a sonolência, por isso, é muito provável que a pessoa sinta sono durante algumas horas, depois de tomar o medicamento.

Dessa forma, deve-se ter precaução ou evitar atividades como dirigir, utilizar máquinas pesadas ou realizar atividades perigosas. Além disso, o uso de álcool pode aumentar os efeitos de sonolência e tontura se consumido ao mesmo tempo que estiver em tratamento com o Dramin, desta forma, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Quem não deve usar

O Dramin não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou por pessoas que tenham porfiria.

Além disso, a solução oral em gotas não deve ser usada em crianças com idade inferior a 2 anos, e os comprimidos não devem ser usados em crianças com menos de 12 anos de idade. Já as cápsulas não devem ser usadas por crianças com menos de 6 anos.

Durante a gravidez ou amamentação, o Dramin só deve ser usado se recomendado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • TAKEDA PHARMA LTDA. Dramin (dimenidrinato) cápsulas gelatinosas de 25 mg e 50 mg. 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Dramin-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1651777261&embedded=true>. Acesso em 03 nov 2022
  • DRUGS AND LACTATION DATABASE (LACTMED) [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE (US). Dimenhydrinate. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501867/>. Acesso em 03 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • LIVERTOX: CLINICAL AND RESEARCH INFORMATION ON DRUG-INDUCED LIVER INJURY [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Dimenhydrinate. 2017. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK548215/>. Acesso em 03 nov 2022
  • WEIBEL, S.; et al. Drugs for preventing postoperative nausea and vomiting in adults after general anaesthesia: a network meta-analysis. Cochrane Database Syst Rev. 10. 10; CD012859, 2020
  • TAKEDA PHARMA LTDA. Dramin (dimenidrinato) gotas e comprimidos. Disponível em: <https://drogariaspacheco.vteximg.com.br/arquivos/78026---dramin-solucao-takeda-120ml.pdf>. Acesso em 03 nov 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

    14:07 | 83933 visualizações