Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a Amoxicilina e como tomar

A amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados para tratar diversas infecções pelo corpo, pois é uma substância capaz de eliminar um elevado número de bactérias diferentes. Dessa forma, a amoxicilina geralmente serve para tratar casos de:

  • Infecção urinária;
  • Amigdalite;
  • Sinusite;
  • Vaginite;
  • Infecção dos ouvidos;
  • Infecções respiratórias, como pneumonia ou bronquite.

Por ser um antibiótico, a amoxicilina só pode ser comprada nas farmácias convencionais com apresentação de receita médica, com os nomes comerciais de Amoxifar, Amoxil, Novocilin, Velamox, Amoximed ou Amoxina, por exemplo.

Para que serve a Amoxicilina e como tomar

Preço

O preço de Amoxicilina varia entre os 6 e os 30 reais, e pode ser comprada em farmácias convencionais ou lojas on-line.

Como tomar

A dose de amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são:

  • Adultos e idosos: tomar uma dose de 250 mg, 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica esta dose pode ser aumentada para 500 mg, administrados 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas.
  • Crianças até aos 10 anos: metade da dose para um adulto ou de acordo com as indicações dadas pelo pediatra.

Os antibióticos apenas deve ser tomado sob indicação médica, pois quando usados incorretamente podem eliminar também bactérias benéficas para o organismo. Saiba mais sobre o que são e como tomar os antibióticos.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais da amoxicilina podem incluir urticária, diarreia, bolinhas vermelhas, vermelhidão e coceira na pele. Veja como tratar a diarreia provocada pelo uso deste antibiótico.

Este antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

A amoxicilina pode reduzir a quantidade de hormônios liberados pela pilula anticoncepcional e, por isso, o seu efeito pode ficar diminuído. Dessa forma, é recomendado utilizar camisinha em todas as relações durante o tratamento e até 7 dias após o término do medicamento.

Além disso, outros métodos anticoncepcionais como injeções anticoncepcionais ou pílula do dia seguinte também podem ter efeito reduzido devido ao uso deste antibiótico.

Quem não deve tomar

Este antibiótico está contraindicado para pacientes com histórico de alergia a antibióticos betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas e para pacientes com alergia à amoxicilina ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças nos rins ou se estiver em tratamento com outros medicamentos, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...