Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Amoxicilina: Para que serve e como tomar

A amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados para tratar diversas infecções pelo corpo, pois é uma substância capaz de eliminar um elevado número de bactérias diferentes. Dessa forma, a amoxicilina geralmente serve para tratar casos de:

  • Infecção urinária;
  • Amigdalite;
  • Sinusite;
  • Vaginite;
  • Infecção dos ouvidos;
  • Infecção da pele e das mucosas;
  • Infecções respiratórias, como pneumonia ou bronquite.

A amoxicilina só pode ser comprada nas farmácias convencionais com apresentação de receita médica, com os nomes comerciais de Amoxil, Novocilin, Velamox ou Amoximed, por exemplo. O preço de Amoxicilina varia entre os 6 e os 30 reais, e pode ser comprada em farmácias convencionais ou lojas on-line.

Amoxicilina: Para que serve e como tomar

Como tomar

A dose de amoxicilina e o horário do tratamento variam de acordo com a infecção a tratar e, por isso, devem ser sempre indicados pelo médico. No entanto, na maioria dos casos as recomendações gerais são:

Para adultos e crianças acima de 10 anos de idade, a dose recomendada é de 250 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 500 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.

Para crianças com idade inferior a 10 anos, a dose recomendada é geralmente de 125 mg, 3 vezes ao dia de 8 em 8 horas. Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 250 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas.

Na tabela seguinte, estão listados os volumes ou cápsulas correspondentes às dosagens recomendadas:

DoseSuspensão oral 250mg/5mLSuspensão oral 500mg/5mLCápsula 500 mg
125 mg2,5 mL--
250 mg5 mL2,5 mL-
500 mg 10 mL5 mL1 cápsula

Caso a pessoa tenha uma infecção respiratória purulenta grave ou recorrente, pode ser recomendada uma dose de 3g, que equivale a 6 cápsulas, de 12 em 12 horas. Para tratar a gonorreia, a dose recomendada é de 3 g, em toma única, o que equivale a 6 cápsulas.

Em pessoas com insuficiência renal, o médico pode alterar a posologia do medicamento.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais da amoxicilina podem incluir diarreia, enjoo, vermelhidão e coceira na pele. Veja como tratar a diarreia provocada pelo uso deste antibiótico.

Este antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

A amoxicilina geralmente não altera o efeito do anticoncepcional, no entanto, existem casos em que podem ocorrer vômitos ou diarreia, devido a alterações da flora intestinal causados pelo antibiótico, podendo reduzir a quantidade de hormônios absorvidos.

Assim, se a diarreia ou os vômitos ocorrerem nas 4 horas seguintes à toma do anticoncepcional, a eficácia da pílula é diminuída e deve-se usar camisinha nos 7 dias seguintes. Veja quais os antibióticos que cortam o efeito do anticoncepcional.

Quem não deve tomar

Este antibiótico está contraindicado para pacientes com histórico de alergia a antibióticos betalactâmicos, como penicilinas ou cefalosporinas e para pacientes com alergia à amoxicilina ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, se a pessoa estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças nos rins ou se estiver em tratamento com outros medicamentos, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem