Dopamina: o que é, para que serve e sinais de que está baixa

Atualizado em maio 2022

A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação.

Além disso, a dopamina está envolvida nas emoções, nos processos cognitivos, no controle dos movimentos, na função cardíaca, no aprendizado, na capacidade de atenção e nos movimentos intestinais. Também está diretamente relacionada a distúrbios neurológicos e psiquiátricos como doença de Parkinson, esquizofrenia ou TDAH, por exemplo.

Embora a dopamina seja produzida naturalmente pelo corpo, no sistema nervoso central e nas supra-renais, seus níveis podem ser aumentados através do consumo de alimentos ricos em tirosina como ovos, peixe, carnes ou feijão.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve a dopamina

A dopamina é muito importante em várias funções do corpo e, por isso, é fundamental manter os seus níveis em concentrações saudáveis. As principais funções da dopamina são:

1. Aumenta a líbido

A dopamina está ligada com o aumento da líbido porque durante a relação sexual os níveis de dopamina aumentam, dando uma maior sensação de prazer. A dopamina também estimula a ejaculação masculina e, em alguns casos, homens que tenham alterações nos níveis de dopamina e serotonina podem sofrer de ejaculação precoce. Entenda melhor o que é e como controlar a ejaculação precoce.

2. Promove o aumento da massa muscular

Alimentos ricos em proteínas indicados para pessoas que desejam aumentar a massa muscular, ajudam também a aumentar a dopamina, o que faz com que a pessoa sinta prazer ao ingerir este tipo de alimento, estimulando o seu consumo. Da mesma forma, o exercício que é acompanhado por esse tipo de dieta também promove a liberação de dopamina.

3. Pode causar alterações da percepção

Atos níveis de dopamina podem produzir alterações mentais que estão ligadas a transtornos como a esquizofrenia, por exemplo, causando alucinações e delírios. Nestes casos, é necessário que a pessoa realize o tratamento prescrito pelo médico de forma adequada, evitando episódios de alucinação.

É importante que pessoas com esquizofrenia façam o tratamento prescrito pelo psiquiatra, de forma correta, para que os remédios ajudem a baixar e  manter estáveis os níveis de dopamina, evitando novos episódios de alucinações ou delírios. Saiba o que é o delírio e como identificar.

4. Ajuda no controle dos movimentos

A dopamina ajuda a controlar a coordenação dos movimentos corporais. A concentração de dopamina parece até estar associada à Doença de Parkinson, uma vez que pessoas com baixos níveis de dopamina demonstram maior dificuldade para controlar e coordenar os movimentos, provocando tremores. 

O tratamento da Doença de Parkinson pode incluir remédios para aumentar a dopamina e, assim, melhorar o controle dos movimentos. Conheça mais detalhes sobre o tratamento para a Doença de Parkinson.

5. Garante a saúde intestinal

Foi demonstrado que os níveis de dopamina aumentam com o consumo de probióticos, uma vez que existem algumas espécies de bactérias como Coprococcus e Dialister, que vivem no intestino e que estão ligadas à produção deste neurotransmissor, que promove boa saúde intestinal.

Sinais de dopamina baixa

Quando a dopamina se encontra em níveis baixos, os principais sintomas são a falta de motivação e de prazer. Além disso, também é frequente a perda da líbido, sensação de cansaço ou alteração dos movimentos.

Qual médico consultar

Para avaliar os níveis de dopamina no corpo, o ideal é consultar um endocrinologista, que poderá pedir exames de sangue e analisar o valor obtido.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Alimentos que ajudam a aumentar a dopamina

A tirosina é precursora da dopamina e, por isso, alimentos ricos em tirosina, como ovos, peixe, carnes, feijão, nozes, laticínios ou soja, ajudam a aumentar os níveis de dopamina. Veja outros alimentos ricos em tirosina.

Qual a diferença entre dopamina e serotonina

Uma das diferenças entre a dopamina e a serotonina é a fonte da sua produção, uma vez que a dopamina é produzida a partir da tirosina, enquanto a serotonina a partir de um aminoácido chamado triptofano. 

Quando a serotonina se encontra em níveis elevados, a quantidade de dopamina tende a diminuir, causando redução da libido, por exemplo. Por outro lado, níveis baixos de serotonina, podem causar aumento excessivo de dopamina, o que causa um aumento da líbido e da busca por atividades que causam prazer.

Níveis baixos de serotonina, têm tendência a deixar a pessoa com mais vontade de comer doces, enquanto níveis baixos de dopamina significam menos prazer e vontade de comer.