Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para evitar as crises de tontura da labirintite

A labirintite é uma inflamação do ouvido que afeta o labirinto, uma região do ouvido interno responsável pela audição e equilíbrio, levando ao surgimento de tonturas, vertigem, falta de equilíbrio, perda de audição, enjoo e mau estar geral.

Para evitar as crises de tontura da labirintite, recomenda-se ter alguns cuidados, como mover-se lentamente, evitar movimentos bruscos e evitar locais com muita luminosidade.

O que fazer para evitar as crises de tontura da labirintite

Outros cuidados importantes para evitar as tonturas da labirintite são:

  • Evitar assistir filmes em 3D no cinema ou jogos eletrônicos;
  • Evitar a exposição a muitos estímulos visuais, como ver fogos de artifício ou frequentar discotecas;
  • Evitar locais muito barulhentos, como shows ou jogos de futebol;
  • Evitar fumar e beber bebidas alcoólicas ou estimulantes, como café, chá preto ou coca-cola, por exemplo;
  • Evitar o estresse;
  • Fazer uma alimentação saudável, rica em alimentos com propriedades anti-inflamatórias;
  • Dormir bem.

Saber o que está causando a labirintite é fundamental para alcançar um controle adequado da doença. Saiba quais as causas e sintomas da labirintite e em que consiste o tratamento.

Se mesmo ao seguir estas dicas, as crises de tontura persistirem com frequência, recomenda-se sentar numa cadeira mantendo as costas retas e olhar fixamente para um ponto qualquer e evitar os sapatos altos para garantir um melhor equilíbrio corporal. Além disso, deve-se evitar dirigir veículos ou operar máquinas nos períodos de crise, porque as capacidades de atenção encontra-se diminuídas.

Como é feito o tratamento

Caso as medidas preventivas não sejam suficientes para resolver o problema, pode ser necessário fazer um tratamento com medicamentos que devem ser indicados pelo otorrinolaringologista ou neurologista, cuja prescrição vai depender dos sintomas da doença.

Alguns dos medicamentos que o médico pode recomendar são a flunarizina, meclizina, prometazina ou betaistina, por exemplo, que contribuem para a diminuição das tonturas, das náuseas e dos vômitos. Saiba mais sobre o tratamento farmacológico da labirintite.

As sessões de fisioterapia também são importantes no tratamento da labirintite, já que ajudam a corrigir problemas de equilíbrio associados a esta inflamação. 

Além disso, também é importante fazer uma alimentação rica em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como é o caso de peixes ricos em ômega-3, como o atum, sardinha ou salmão, alho, cebola e sementes de linhaça, por exemplo.

Assista o vídeo seguinte e veja também alguns exercícios que pode fazer para acabar com as tonturas:

COMO ACABAR COM AS TONTURAS (ou crises de vertigem)

228 mil visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem