Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Micose e Quais os Sintomas

A micose é uma doença causada por fungos que podem acometer a pele, unhas, couro cabeludo, virilha e região genital, levando ao aparecimento de diversos sintomas de acordo com o local de infecção.

O crescimento dos fungos acontece principalmente em ambiente úmidos, por isso, uma das principais formas de transmissão dos fungos é por meio do compartilhamento de objetos, principalmente toalhas, e falta de higienização adequada. 

O tratamento para micose deve ser feito de acordo com a orientação do dermatologista e normalmente é indicado o uso de medicamentos via oral ou de utilização tópica, como cremes e pomadas.

O que é Micose e Quais os Sintomas

Principais sintomas

Os sintomas da micose podem aparecer em diversas partes do corpo, podendo acometer pele, dedos, couro cabeludo, região genital e unhas, por exemplo. Assim, os sintomas variam de acordo com o local 

  • Coceira;
  • Aparecimento de lesões vermelhas e descamativas;
  • Escurecimento ou clareamento de regiões da pele;
  • Corrimento e coceira genital;
  • Alteração da coloração e forma da unha.

Os sintomas são progressivos e são mais comuns no verão, pois o calor é um dos fatores que favorece a proliferação fúngica. Conheça os principais tipos de micose.

Os fungos necessitam de um ambiente que forneça as condições ideais para o seu crescimento, como calor e umidade. Assim, o compartilhamento de toalhas de banho e de rosto úmidas pode ser considerada uma forma de transmissão da micose. Além disso, doenças como diabetes, uso prolongado de antibióticos e estresse podem favorecer a proliferação dos fungos, pois há diminuição do sistema imune e da quantidade de bactérias boas no organismo, resultando na micose.

Outros fatores que favorecem a ocorrência de micose são relações sexuais desprotegidas, suar muito, usar roupas muito apertadas e frequentar ambiente muito úmidos ou que não possuem higienização adequada, como vestiários e boxes de banheiro, por exemplo.

Como prevenir

A prevenção da micose acontece por meio de medidas simples e que impedem a proliferação fúngica. Assim, é importante ter bons cuidados de higiene, incluindo a higiene íntima, manter o corpo limpo e seco, limpando principalmente as regiões de dobras, e evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos.

Além disso, é recomendado utilizar roupas de algodão que permitem que a pele respire e evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como toalhas, maquiagem, escovas de cabelo e alicates de unha, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para micose deve ser indicado pelo dermatologista e é feito com o objetivo de eliminar o fungo causador da infecção e, assim, aliviar os sintomas. Normalmente o tratamento é feito com o uso de cremes, pomadas, loções de uso tópico ou medicamentos orais, que são recomendados conforme o local de aparecimento das lesões e gravidade dos sintomas.

Os remédios mais utilizados no tratamento das micoses são Fluconazol, Clotrimazol, Miconazol ou Itraconazol e o tempo de tratamento varia de acordo com o local da micose, podendo durar de 30 a 60 dias no caso de micose nas mãos, 1 ano no caso de micose dos pés e meses quando os fungos acometem o couro cabeludo ou as unhas, por exemplo. Veja quais são os melhores remédios para micose.

É importante que o tratamento seja feito mesmo que os sintomas desapareçam, pois todos os fungos podem ainda não ter sido eliminados, podendo haver o reaparecimento dos sintomas ou, até mesmo, agravamento da doença.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar