Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas e Tratamento para Frieira

A tinha dos pés, frieira ou pé-de-atleta, é um tipo de micose na pele causada por fungos que surge principalmente entre os dedos dos pés, embora também possa acontecer na planta dos pés, entre os dedos das mãos e na virilha. A área afetada pode coçar muito, descamar e ficar esbranquiçada ou com mau cheiro. 

A frieira tem cura mas o seu tratamento pode durar semanas, sendo feito com pomadas antifúngicas que podem ser compradas na farmácia. É importante realizar o tratamento para eliminar a coceira e o desconforto, evitando que o quadro piore e que surjam outras infecções na pele. 

Como identificar a Frieira

Sintomas e Tratamento para Frieira

Uma pessoa pode pegar frieira através do contato direto com um indivíduo contaminado, e também através do uso de objetos contaminados como sapatos ou meias, ou até mesmo ao pisar o chão molhado de vestiários e piscinas, por exemplo, que estão frequentemente contaminados. 

Os sintomas da frieira são:

  • Coceira na região afetada;
  • Descamação da pele;
  • A área pode ficar esbranquiçada;
  • Ardor local e
  • Odor característico.

O indivíduo com estes sintomas deve iniciar o tratamento adequado com pomadas, que podem ser indicadas pelo próprio farmacêutico. As pessoas mais afetadas são os adolescentes e adultos jovens, especialmente em locais de clima quente e úmido, sendo também comummente encontrado em pessoas que praticam atividade física na academia, natação ou outras atividades na água. 

Tratamentos para curar a Frieira

Sintomas e Tratamento para Frieira

Remédios para frieira

Podem ser indicadas pomadas anti-fúngicas como Cetoconazol, Fluconazol, Daktazol, ou Vodol podem ser compradas na farmácia, mesmo sem receita médica, de forma segura. A pomada deve ser aplicada nas feridas, 2 vezes ao dia, com intervalo de 12 horas, com a pele devidamente seca. 

O tempo de tratamento é variável, mas é mais fácil curar a frieira ao usar a pomada diariamente e ter todo cuidado de manter a região sempre muito seca. Se isso não for respeitado, o tratamento pode demorar semanas ou meses.

Quando não é possível controlar os sintomas com as pomadas, deve-se ir numa consulta com um dermatologista para que o médico possa indicar a toma de comprimidos para combater a frieira. Confira outros exemplos de Remédios para frieira.

Cuidados necessários

Além de usar a pomada indicada pelo farmacêutico ou os comprimidos indicados pelo dermatologista é importante seguir alguns cuidados como:

  • Evitar usar sapatos fechados sem meias de algodão;
  • Evitar que os pés fiquem transpirados;
  • Deixar sapatos fechados ao sol;
  • Tomar banho em banheiros públicos com chinelos;
  • Polvilhar pó antifúngico dentro do tênis ou do calçado fechado;
  • Secar muito bem entre os dedos dos pés com uma toalha felpuda ou secador de cabelos especialmente durante o tratamento.

Confira uma listagem com todos os cuidados necessários em: Como eliminar a frieira definitivamente

Tratamento caseiro para frieira

Um bom tratamento caseiro para frieira consiste em aplicar 1 dente de alho fresco amassado diretamente na frieira e deixar atuar por, pelo menos, 1 hora. O alho ajuda a combater a proliferação de microorganismos na pele, tendo um bom efeito, mas é preciso que esteja fresco, seja bem assado e esteja sempre em contato direto com a área afetada, por isso pode ser útil calçar uma meia para segurar o alho no local desejado. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...