Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para micose de unha

​O tratamento para micose de unha pode ser feito com remédios como Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina ou com uso de loções, cremes ou esmaltes como por exemplo, loceryl, Micolamina ou Fungirox, com laser ou mesmo com a ajuda de remédios caseiros.

Antes de realizar o tratamento, deve-se ir ao dermatologista, que vai indicar qual o tratamento mais adequado e se este deve ser feito com remédios ou esmaltes comprados na farmácia ou com ambos.

O tratamento para micose de unha com loções, cremes ou esmaltes deve ser mantido por 6 meses, no caso de micose de unha da mão e por 9 a 12 meses, no caso de micose de unha do pé, por causa do tempo de crescimento da unha.

Tratamento para micose de unha

1. Tratamento com remédios de farmácia

Geralmente, os remédios usados para tratar a micose de unha são os vernizes e soluções adequados para a aplicação nesta região, como Andriodermol, Loceryl, Onicoryl ou Lakesia, por exemplo.

Em casos mais graves ou que em que o tratamento com remédios tópicos não é suficiente, pode ser necessário recorrer a medicamentos de uso oral, como terbinafina ou itraconazol, por exemplo. Veja outros remédios usados para a micose de pele e unhas.

Tratamento para micose de unha

2. Tratamento com laser

O tratamento para micose de unha com laser, chamado de terapia fotodinâmica, utiliza o corante azul de metileno, que depois de aquecido pelo laser terapêutico vermelho é capaz de eliminar o fungo da micose e promover o crescimento da unha.

As sessões da terapia fotodinâmica geralmente ocorrem 1 vez por semana, mas há casos onde pode ser necessário realizar até 2 ou 3 sessões por semana e o tempo do tratamento varia entre 1 a 3 meses.

Outra opção é o tratamento para micose de unha com LED, que funciona da mesma forma que o laser, pois a luz emitida pelo LED também reage com o corante, facilitando a eliminação do fungo.

Tratamento para micose de unha

3. Tratamento caseiro

Um ótimo tratamento caseiro para micose de unha é o óleo de copaíba, porque esta planta medicinal possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes.

Para fazer este tratamento natural, basta ir a uma farmácia de manipulação e pedir para preparar um creme ou loção com o óleo de copaíba e aplicar sobre a unha afetada, pelo menos 3 vezes ao dia.

Outra opção de tratamento para micose de unha é com água oxigenada, uma vez que tem propriedades antissépticas. Para isso, basta mergulhar os pés em uma bacia com água oxigenada a 3% e água, nas mesmas proporções, durante 30 minutos por dia, durante alguns meses, até obter resultados. Conheça mais remédios caseiros para micose de unha.

Dicas para um tratamento eficaz

Algumas dicas que podem ajudar no tratamento da micose de unha são:

  • Evitar roer as unhas;
  • Lavar e secar bem as unhas após o banho;
  • Usar sapatos abertos de preferência e que não sejam apertados;
  • Usar meias de algodão;
  • Evitar partilhar lixas de unhas e objetos de manicure ou pedicure;
  • Desinfetar com álcool os objetos de manicure ou pedicure antes de os utilizar;
  • Levar o próprio material de unhas como alicate, lixas, esmalte ou palito quando for à manicure ou pedicure em salão de beleza.

Se o indivíduo com micose de unha tiver uma profissão em que tenha que utilizar as mãos, como esteticista, massoterapeuta ou manicure, por exemplo, ele deverá ter o cuidado de usar luvas estéreis para não contaminar o cliente.

Avaliação dos resultados

O tratamento da micose de unha pode ser difícil de tratar e pode levar algum tempo para que se obtenham resultados. Assim, à medida que o tempo passa, a pessoa deve ir analisando os sinais e os sintomas e perceber se há alguma evolução.

Quais os sinais de melhora

Os sinais de melhora da micose de unha dependem do tipo de tratamento escolhido, por isso, uma visita regular ao dermatologista é fundamental para verificar os sinais de melhora que incluem o desaparecimento da cor amarelada ou branca da unha e o crescimento saudável da unha.

Quais os sinais de piora

Os sinais de piora da micose de unha surgem quando o tratamento não é feito, não é adequado ou é realizado de forma incorreta e incluem a deformidade da unha e a transmissão da infecção para outras unhas.

Possíveis complicações

A micose de unha quando não é tratada pode originar complicações como a paroníquia que é uma infecção bacteriana da região ao redor da unha. Nos diabéticos ou em indivíduos com o sistema imune comprometido, o risco de infecção é maior. Saiba como tratar a paroníquia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem