A micose de praia, também conhecida por pano branco ou pitiríase versicolor é uma infecção fúngica provocada pelo fungo Malassezia furfur, que produz ácido azeláico que interfere com a pigmentação da pele, devido à inibição da produção de melanina, levando à formação de manchas que são mais comuns nas costas e ombros e que se tornam mais visíveis após exposição solar, devido ao contraste com a cor bronzeada da pele saudável.
Geralmente, o tratamento da micose de praia consiste na aplicação de cremes, pomadas ou loções com antifúngico, que deve ser recomendado pelo médico, depois de fazer um diagnóstico adequado.

Quais os sintomas
Os sinais e sintomas que podem ocorrer em pessoas com micose de praia são o aparecimento de manchas claras, que são mais frequentes nas costas, peito, pescoço e braços, descamação de pele e coceira leve a moderada.
Possíveis causas
A micose de praia é causada por um fungo chamado de Malassezia furfur, que pode ser encontrado numa pele saudável sem que provoque a doença, porque ele apenas provoca a doença quando se multiplica.
As causas mais comuns que levam ao desenvolvimento deste fungo na pele são o tempo quente e úmido, o enfraquecimento do sistema imunitário, alterações hormonais ou ter pele oleosa.
Como é feito o tratamento
O tratamento geralmente consiste na aplicação de cremes, pomadas ou loções com antifúngico na composição, como é o caso ciclopirox, clotrimazol ou cetoconazol, por exemplo. Se a micose de praia for severa e não responder aos antifúngicos tópicos, também pode ser necessário tomar comprimidos antifúngicos como o fluconazol ou itraconazol, por exemplo.
Mesmo depois do tratamento, a pele pode continuar a ter manchas, porque é necessário algum tempo para que na região das manchas, se volte a produzir melanina de forma a uniformizar o tom de pele. Além disso, a infecção pode voltar novamente, principalmente quando o tempo estiver quente e úmido e, nestes casos, pode ser necessário fazer um tratamento de prevenção, que consiste na toma de antifúngicos uma a duas vezes por mês.
Tratamento caseiro
Algumas opções de tratamento caseiro que pode ser associado ao tratamento farmacológico são:
1. Extrato de equinácea
Uma das formas de evitar uma micose de praia é reforçar o sistema imune. Para isso, pode-se tomar meia colher de chá de extrato de equinácea, 2 vezes ao dia, durante 10 dias, fazer uma pausa de 3 dias e depois repetir mais 10 dias. Saiba mais benefícios da equinácea.
2. Spray antifúngico natural
Um bom spray que pode ser usado para combater a micose de praia é um spray à base de vinagre de sidra com óleo essencial de alfazema, que devolve a acidez natural à pele, ajudando-a a tornar-se mais resistente ao crescimento de fungos. A alfazema também é antimicrobiana e acalma a coceira e a inflamação.
Ingredientes
- 125 mL de vinagre de sidra;
- meia colher de chá de óleo essencial de alfazema.
Modo de preparo
Misturar num frasco vaporizador o vinagre de sidra e o óleo essencial de alfazema e aplicar uma vez ao dia, depois de tomar banho.