Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dor ao urinar

Atualizado em Outubro 2019

A dor ao urinar, conhecida por disúria, geralmente é causada por uma infecção urinária e é um problema muito comum em mulheres, principalmente durante a gravidez. Porém, também pode ocorrer em homens, crianças ou bebês, podendo ser acompanhada de outros sintomas como ardência ou dificuldade em urinar.

Além da infeção urinária, a dor ao urinar também pode surgir quando existem problemas como hiperplasia benigna da próstata, inflamação do útero, tumor na bexiga ou quando se tem pedras nos rins, por exemplo.

Assim, para se fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado, é necessário ir no ginecologista ou no urologista que, segundo os sintomas descritos pelo paciente e uma avaliação clínica adequada, poderá indicar a realização de exames de diagnóstico, como exame de urina.

O que pode ser dor ao urinar

Possíveis causas da dor ao urinar

A dor ao urinar pode surgir devido a diversos problemas como:

1. Cistite

A cistite é uma infeção urinária que afeta a bexiga e que causa outros sintomas como vontade frequente para urinar, sensação de ardor, presença de sangue na urina, febre, mal-estar geral e urina turva e/ou escura. Saiba mais sobre esta doença.

2. Pielonefrite

 A pielonefrite é uma infeção dos rins que pode provocar também febre, dor no fundo das costas e urina com mau cheiro. Veja quais as causas e sintomas da pielonefrite.

3. ​Uretrite

A uretrite trata-se de uma infeção urinária que compromete apenas a uretra, gerando sintomas como vontade frequente para urinar, coceira na uretra ou dificuldade para urinar. Veja quais as causas da uretrite e como é feito o tratamento.

4. Cervicite ou vulvovaginite

Estas doenças apenas acontecem nas mulheres devido à inflamação da vulva ou do útero, sendo acompanhada de outros sintomas como corrimento amarelado, febre acima de 38ºC e sangramento vaginal. Veja quais as causas que podem estar na origem da vulvovaginite.

5. Pedra nos rins

A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário, criando dificuldade e dor para urinar. Saiba quais as causas e sintomas e como é feito o tratamento.

6. Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia podem ocorrer tanto em homens como em mulheres e gera outros sintomas como corrimento esverdeado, queimação na uretra e febre. Saiba quais as DST's mais comuns.

7. Hipertrofia benigna da próstata

A hipertrofia benigna da próstata caracteriza-se pelo aumento da próstata do homem que, além da dor, pode causar dificuldade para urinar e vontade frequente de ir no banheiro. Segundo alguns estudos, não existe uma relação clara entre o tamanho da próstata e a frequência e gravidade dos sintomas. A raça, a alimentação e a história familiar podem ter influência no desenvolvimento da doença.

8. Câncer

O crescimento de um tumor na bexiga, no útero ou na próstata pode causar dor ao urinar e outros sintomas como dor constante, sangue na urina, perda de peso sem causa aparente ou cansaço excessivo, por exemplo.

Uma vez que todas as causas têm sintomas muito semelhantes, a melhor forma de identificar o problema é ir ao ginecologista ou urologista para fazer exames à urina, exames de sangue, ultrassom à bexiga, exame ao útero e vagina, toque retal, ecografia ginecológica ou abdominal, por exemplo.

Outros sintomas da dor ao urinar

A disúria causa dor tipo pontada quando se está a urinar, mas outros sintomas frequentes nesses casos também incluem:

  • Ter vontade de urinar muitas vezes;
  • Incapacidade de liberar mais do que pequenas quantidades de urina, seguida por necessidade de urinar novamente;
  • Ardência e ardor e queimação ao urina;
  • Sensação de peso ao urinar;
  • Dor no abdômen ou nas costas;

Além destes sintomas, também podem surgir outros como arrepios, febre, vômitos, corrimento ou coceira nos órgãos genitais. No caso de ter algum destes sintomas, é mais provável que tenha uma infecção urinária, por isso veja que outros sinais podem indicar infecção urinária.

Como é feito o tratamento

Para aliviar a dor ao urinar é sempre necessário ir no médico, para saber qual a causa da dor e fazer o tratamento indicado.

Assim, no caso de uma infecção urinária, vaginal ou da próstata é indicado a toma de antibióticos, receitados pelo médico. Além disso, pode-se tomar um analgésico, como Paracetamol, que ajuda a aliviar o desconforto, mas não trata a doença.

Além disso, quando ocorre tumor nos órgãos genitais, pode ser necessário fazer uma cirurgia para a sua remoção e tratamentos como radioterapia e quimioterapia para curar a doença.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem