Prostatite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A prostatite é uma inflamação da próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino, podendo causar sintomas como dor e queimação ao urinar, e dor no pênis, escroto, testículos ou períneo, por exemplo

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A prostatite pode ser aguda ou crônica e a sua principal causa é a infecção bacteriana, sendo as bactérias mais comuns Escherichia coli, Klebsiella spp. e Proteus spp.

Na presença de sintomas indicativos de prostatite, é aconselhado consultar o urologista para que seja identificada a possível causa e indicar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. Confira os tratamentos indicados para prostatite.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de prostatite

Os principais sintomas de prostatite são:

  • Diminuição do jato de urina;
  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Dificuldade para urinar;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Dor durante as relações sexuais ou ejaculação;
  • Dor no pênis, escroto, testículos ou períneo;
  • Febre e calafrios;
  • Sangue na urina e/ou no esperma.

No entanto, vários desses sintomas também podem estar relacionados com infecção urinária em homens. Por isso é importante sempre consultar um urologista para uma avaliação médica.

Teste online de sintomas

Os sintomas da prostatite são semelhantes aos de outros problemas na próstata. Assinale os sintomas que apresenta e veja o seu risco de ter um problema na próstata:

  1. 1. Dificuldade para começar a urinar
  2. 2. Jato de urina fraco ou demora excessiva ao urinar
  3. 3. Vontade frequente para urinar, mesmo à noite
  4. 4. Sensação não ter esvaziado a bexiga completamente após urinar
  5. 5. Impotência ou dificuldade para manter uma ereção
  6. 6. Vontade repentina para urinar
  7. 7. Idade igual ou superior a 50 anos

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem devendo substituir a consulta com o urologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de prostatite é feito pelo urologista, que avalia os sintomas da pessoa e realiza um exame físico, que inclui o toque retal para procurar sinais de inflamação ou alterações na próstata.

Se gostaria de confirmar o risco de prostatite, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames, como hemograma, PSA, urinálise, urofluxometria e culturas de sêmen ou secreções de próstata, para identificar possíveis infecções bacterianas.

Em alguns casos, o médico também pode pedir exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia da próstata, para descartar a possibilidade de outras condições.

Tipos de prostatite

Conforme a causa, duração e início dos sintomas, os tipos de prostatite são:

  • Prostatite bacteriana aguda (tipo I ): possui início repentino e os sintomas são mais gerais, podendo a prostatite ser confundida com uma infecção urinária;
  • Prostatite bacteriana crônica (tipo II), acontece quando a bactéria permanece no trato urinário, causando infecção e inflamação progressiva, e sintomas com evolução lenta;
  • Síndrome de dor pélvica (Tipo III A), ou prostatite crônica inflamatória, é o tipo mais comum que causa dores persistentes na região pélvica que podem durar meses ou anos;
  • Prostatite crônica não inflamatória, ou prostatodinia (tipo III B): em que existe dor pélvica persistente, mas sem sinais claros de inflamação ou infecção nos exames clínicos;
  • Prostatite inflamatória assintomática (tipo IV): onde, apesar da próstata estar inflamada, não causa sintomas característicos de prostatite.

Apesar da prostatite crônica e aguda apresentarem sintomas parecidos, a prostatite aguda pode tornar-se crônica se os sintomas persistirem por mais de três meses.

Possíveis causas

A prostatite pode ser causada por uma infecção, provocada por bactérias como Escherichia coli, Klebsiella, Proteus, Enterobacter, Serratia ou Pseudomonas.

Essa condição também pode ser provocada por infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia.

Em alguns casos, a prostatite também pode surgir devido a problemas no sistema imunológico, estresse ou procedimentos como biópsia da próstata, cistoscopia ou cateterização.

Como é feito o tratamento

Conforme a causa e o tipo dessa condição, o tratamento da prostatite inclui:

  • Antibióticos, como ciprofloxacino, levofloxacino e doxiciclina, que devem ser usados conforme a recomendação do urologista em casos de prostatite bacteriana aguda e prostatite bacteriana crônica;
  • Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, para aliviar a dor e a febre;
  • Medicamentos alfabloqueadores, como a tansulosina, que ajudam a relaxar os músculos da próstata e da bexiga;
  • Cirurgia, em casos de abscesso na próstata;
  • Internação hospitalar, para administração de antibióticos diretamente na veia casos graves de prostatite.

Além disso, o médico também pode indicar sessões de fisioterapia do assoalho pélvico, e, em casos de estresse, o uso de antidepressivos ou ansiolíticos e sessões terapia cognitivo-comportamental.

Leia também: 14 tratamentos para prostatite (medicamentos, exercícios e mais) tuasaude.com/como-tratar-a-prostatite

Dúvidas comuns sobre prostatite

Algumas perguntas comuns sobre prostatite são:

1. Quem tem prostatite pode infectar a parceira?

Quem tem prostatite bacteriana aguda ou crônica, principalmente quando está relacionada a infecções sexualmente transmissíveis, pode transmitir para a parceira através da relação sexual.

Nestes casos, é fundamental usar preservativo e evitar relações sexuais até que o tratamento seja concluído e a infecção eliminada.

Nos casos de prostatite crônica não bacteriana ou inflamatória assintomática, não existe risco de transmissão.

2. Qual é o melhor antibiótico para prostatite?

O melhor antibiótico para tratar a prostatite depende do tipo e da causa da infecção. Para prostatite bacteriana aguda e crônica, fluoroquinolonas como ciprofloxacina e levofloxacina são geralmente os antibióticos de escolha.

Se for uma prostatite não bacteriana, os antibióticos não são necessários.

É importante sempre seguir as recomendações do médico sobre o uso dos antibióticos, pois o tratamento incorreto ou incompleto pode causar complicações.

3. A prostatite pode se curar sozinha?

A prostatite geralmente não se cura sozinha e, na maioria dos casos, necessita de tratamento médico para aliviar os sintomas e tratar a causa.

Vídeos relacionados

4 Exames que detectam o CÂNCER DE PRÓSTATA

04:40 | 134.977 visualizações